Na construção de uma imagem positiva, profissionalmente falando, é
preciso ter planejamento. Primeiro de tudo, deve-se entender sobre seu próprio
conteúdo. Sua história, seus conhecimentos, sua missão, suas habilidades, seus
diferenciais e seus valores. Aquilo que você é deve ser comercializado. Para
comercializar algo é preciso saber que estamos ofertando um produto, por mais
que estejamos falando de pessoas. Todo produto é desenvolvido com base nas
necessidades existentes. Contudo, os profissionais – ou pessoas –, são únicos,
cada um tem formação, história de vida, objetivos já alcançados e planejamento
para alcançar novos. Neste momento não podemos focar no que o mercado
corporativo precisa, mas no que temos de diferencial para ofertar.
A marca, o conteúdo e a embalagem deste produto, ou seja, como
este produto está se apresentando, deve estar aderente àquilo que você é,
àquilo que você entrega. O profissional precisa se vender. A reputação de um
profissional diz muito sobre sua aceitação no mercado de trabalho. Nossa imagem
é baseada naquilo que construímos durante nossa trajetória profissional.
Portanto, temos de lembrar a todo momento que toda ação tem uma
consequência. A imagem de um profissional está em constante avaliação. O que
nos leva a ter, ou não, uma boa reputação e uma boa imagem é a nossa habilidade
de potencializar os pontos positivos e afastar imperfeições que possam afetar
nossa credibilidade. Podemos dizer que o marketing pessoal é uma ferramenta
para o sucesso e quem a domina por completo destaca-se na multidão.
Existem diversas situações que formam sua imagem pessoal. Leva-las
em conta é a base para que você consiga inspirar confiança em si mesmo e nos
outros.
Não apenas falando de vestuário, manter uma imagem apresentável é
fundamental. Isso vale para o que você quer transmitir de conteúdo ao outro.
Importante lembrar que estamos falando da maneira com que devemos nos
apresentar e nos mostrar para causar uma boa primeira impressão dentro do que é
a nossa personalidade, colhendo excelentes resultados tanto na vida pessoal
quanto na profissional.
Não existe regra. O mais importante é entender que a atualização
constante, a reciclagem e o entendimento dos objetivos farão com que o
profissional tenha uma imagem valorizada. Independentemente de mudanças de área
de atuação ou de cargo, posição hierárquica, ou de empregador. Somos definidos
por aquilo que já fazemos, estamos fazendo e/ou vamos fazer. Portanto, é
necessário que o profissional mantenha sua rede de contatos ativa para que
novos contatos ocorram de maneira assertiva. Seja confiante e otimista; saiba
se relacionar com pessoas; tenha iniciativas, responsabilidade e maturidade;
reúna empatia, ética, integridade, paciência. A imagem está em constante
construção, seja ela no contato direto com as pessoas ou nas redes sociais. Não
pense que o que você transmite na internet também não influencia no seu
marketing pessoal. Vender o que pode ser comprado é a melhor forma de ter uma
imagem aceitável.
Outro detalhe também a ser evidenciado: faz-se necessário sermos
leais a nós mesmos. Dizer sim a tudo apenas para transmitir algo que não somos
não é nada favorável. Temos certas habilidades e outras a serem desenvolvidas,
mas também haverá algumas em que não teremos êxito, mesmo após estudo e
prática.
O mercado de trabalho nunca exigiu tanto das capacidades das
pessoas. O modo como nos expomos no ambiente físico e virtual representa um
grande desafio em meio a um cenário de larga competitividade e significativas
transformações.
Como você pôde verificar, criar um plano de marketing pessoal é um
ótimo meio de ajudá-lo a definir seus objetivos e a posicionar-se como um
profissional. Assim, você será capaz de maximizar o poder da sua marca pessoal
e construir a sua rede profissional. Ao focar em seus próprios objetivos, você
conquistará vantagem sobre seus possíveis concorrentes e irá se destacar.
Torne-se uma referência!
João Vitor Gasparetto - Master Coach
certificado pelo Center for Advanced Coaching e Gerente de Transição de
Carreira da Thomas Case & Associados, consultoria com mais de 40 anos de
atuação na gestão de carreiras e RH.
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