Pesquisar no Blog

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Home office: chegou a hora de você pensar melhor sobre isso


O dia primeiro de maio se aproxima e com ele algumas reflexões a respeito das novas relações de trabalho, seus novos formatos, da influência das novas tecnologias nestas relações e suas consequências na empregabilidade.

Por exemplo, muitas pessoas hoje trabalham ou pensam em trabalhar em home office. Mais do que uma tendência, esse formato é uma realidade dos tempos atuais. Mas o que é trabalhar home office? Em primeiro lugar, esqueça a tradução literal da expressão: “escritório em casa”. Você pode trabalhar home office dentro de um shopping, de um restaurante, de uma biblioteca e até de casa. É o trabalho remoto, via internet. Porém, isso não quer dizer que você trabalhará pouco, ganhará muito, será dono dos seus horários, assistirá TV enquanto trabalha e outras mordomias. Até pode, mas seus resultados serão condizentes com tal.

O home office tem sido uma excelente opção para diversas áreas. Além dos empregados formais, a maioria dos pequenos empreendedores aposta nessa tendência pela série de vantagens que ela traz. A tecnologia encurta distâncias e faz com que cada vez menos precisemos enfrentar o trânsito e seus engarrafamentos. Também nos permite agilidade nos processos, na comunicação e solução de problemas. Pra que, então, ter que deslocar-se diariamente por coisas que podemos resolver de qualquer lugar do mundo?

Então, você deve estar pensando agora que o home office é a solução para a maioria dos problemas de empreendedores, empregados e empregadores, certo? Errado! O home office é sim, uma das melhores maneiras de cortar custos e outras inúmeras vantagens, mas se faltar uma simples palavra, tudo vai por água abaixo. E a palavra é DISCIPLINA.

Então, listo algumas dicas para quem deseja trabalhar neste formato (ou dar certo, se já estiver trabalhando):
  • Disciplina, disciplina e disciplina;
  • Vista-se como se fosse trabalhar fora. Isso ajuda a não perder o foco e poder participar daquela chamada por vídeo inesperada de seu cliente;
  • Procure estabelecer uma rotina de horário. Mesmo trabalhando home office, muitas vezes você terá que trabalhar até mais do que se trabalhasse “fora”;
  • Não se distraia com as redes sociais. Elas são uma tentação, principalmente quando se está sozinho;
  • Não deixe de dar atenção para sua família. Procure executar seu trabalho em horários regulares. Lembre-se de que seus filhos, seu marido ou sua esposa continuam querendo e precisando da sua companhia.
  • Tenha perfil de liderança, afinal, você é seu próprio líder;
  • Atualize-se. Mantenha-se informado a respeito das mudanças rápidas de cenários e acompanhe estes movimentos;
  • Disciplina, disciplina e disciplina.
Crie seus hábitos, sua disciplina, sua rotina e não perca tempo. Trabalhe bastante, aproveite quando se tem demanda, mas lembre-se que você não é uma máquina para trabalhar 24 horas por dia. Cuide de si e de quem você ama. O caminho do meio é sempre o melhor. Aja com bom senso e equilíbrio e desfrute dessa excelente oportunidade de trabalho que a tecnologia e os tempos atuais oferecem.





Marco Cassel - palestrante motivacional, especialista em comportamento humano e gestão de pessoas. www.marcocassel.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados