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Kim
Archetti, especialista em comunicação verbal, destaca o uso do humor e o
respeito
à diversidade para se comunicar com essas gerações
à diversidade para se comunicar com essas gerações
Taxada
como distraída ou superficial, é composta por jovens que acreditam que suas
ações podem fazer do mundo um lugar melhor. Além disso, é uma geração sempre em
busca da autorrealização, que atua de diversas maneiras para explorar todas as
suas possibilidades de crescimento.
"Essas
duas gerações vivem de forma conectada através da internet, e perdem um pouco o
rumo quando ficam sem celular, acesso à internet ou a qualquer dispositivo que
permita saber o que acontece no mundo em tempo real, e sem que possam fazer
parte dele através das redes sociais", comenta o especialista em
comunicação verbal, redes sociais e viralização de vídeos Kim
Archetti.
Para
ele, é fundamental adotar uma postura diferenciada quando se quer comunicar
alguma coisa a essas duas gerações. "É preciso antes de tudo saber para
quem você irá falar, só assim é possível criar uma conexão que trará o retorno
e a atenção buscada".
Confira
dicas do especialista:
Aposte
no humor
Humor
e entretenimento não são o oposto de autoridade e credibilidade. Esses recursos
- se utilizados de forma estratégica, na abordagem certa e de forma
inteligente- trazem ótimos retornos no quesito engajamento. "Quando você
procura formas de se divertir com cada situação, tudo flui de forma
natural", destaca Kim.
Demonstre
entusiasmo
Em
qualquer conversa, seja com amigos ou com colegas de profissão, é preciso
manter uma entonação que indique seu entusiasmo com a conversa, seja para
atrair a atenção do ouvinte ou para demonstrar que está interessado.
"Ninguém
gosta de conversar ou muito menos de receber insights com pessoas que aparentam
estar pouco entusiasmadas. Busque manter uma postura que demonstre toda a sua
vontade de estar fazendo o que está fazendo para quem está ao seu redor".
Não
subestime seu público
Essas
são duas gerações confiantes em si e cheias de autoestima. Certas do potencial
que possuem, buscam por empregos com melhor qualidade de vida e realizam
atividades que estejam ligadas ao que gostam ou buscam para suas vidas
profissionais.
"Aborde
temas que tenham relevância e foque em conteúdos que agreguem valor ao seu
público. Pesquisar antes o que pode ser questionado é uma das maneiras de
garantir que a mensagem adequada será entregue para o público certo",
recomenda.
Mantenha-se
bem informado
Quantas vezes você já passou
por uma situação em que não sabia do assunto sobre o qual as pessoas estavam
conversando? Com essas duas gerações, essa situação ocorre com maior
freqüência, uma vez que programas favoritos de humor, séries e filmes tornam-se
inspiração para novas palavras, ou viram a "piada do momento".
Pesquisa
online global realizada em 2016, pela Nielsen, com 30 mil pessoas em 60 países,
mostra que a TV ainda é a principal fonte de notícias, tanto para a geração Y
(48%), quanto para a geração Z (45%), e que os buscadores estão entre as três
principais fontes de notícias.
"Os
jovens gostam de fazer referências às suas séries ou humoristas favoritos no
cotidiano. Além disso, buscam estar sempre informados quanto ao que acontece
não só na comunidade em que vivem, como em outros países. Buscar por assuntos
em comum é um grande trunfo para chamar atenção e conectar-se com esse
público".
Respeite
a diversidade
Característica
passada da geração Y para a geração Z, o respeito às diferenças é fundamental
para quem quer se comunicar com essas gerações. Diferenças de gênero, raça,
religião ou comportamento são questões fortemente defendidas por ambas.
Segundo
pesquisa recente da consultoria Consumoteca, realizada com jovens entre 17 e 21
anos, 37% dos entrevistados preferem consumir produtos de marcas que sejam
atuantes com causas sociais, sendo que 46% deles dão ainda mais valor se as
causas forem ligadas ao feminismo, igualdade racial ou direitos dos animais.
"Eles trazem enraizado
com eles o sentimento de que o mundo só passará a mudar a partir do momento em
que cada um mudar também e, por isso, tornam-se protagonistas de suas próprias
vidas, com a consciência de que cada um é responsável 100% sobre tudo o que
acontece nela", afirma o especialista.
Kim Archetti - Especialista em redes
sociais e viralização de vídeos, é CEO & Founder do Awakim Academy -
startup de educação com foco em comunicação e protagonismo. Tornou-se popular
por seus shows como comediante de Stand-Up e Mestre de Cerimônias, e criou o
método de palestras humortivacionais, com mais de 300 palestras feitas para
empresas do Brasil. Em 2017, foi consagrado pelo público e prefeito de São
Paulo, João Dória Jr. pela veiculação do vídeo "Recado ao Prefeito de São
Paulo", que em poucos dias teve mais de 4,2 milhões de visualizações e 100
mil compartilhamento orgânicos.
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