Não se trata de modismo, acredite. Nem de se render ao politicamente
correto. Investir na diversidade de sua força de trabalho traz resultados
melhores para a sua empresa. E quando falo resultados, me refiro a todos os
tipos, incluindo o financeiro.
No mundo inteiro, as corporações vêm percebendo que, quanto mais
diverso for seu público interno, mais bem representado estará o perfil de seus
clientes. E esse formato favorece, e muito, a construção de mais e melhores
serviços, produtos e soluções. O resultado? Mais lucro.
Só que a política de diversidade vai além: em um cenário no qual mais
e mais a geração Millennial dá as cartas - recente pesquisa
da Accenture registra que, daqui a uma década, os Millennials representarão
mais de 75% da força de trabalho no mundo inteiro -, contar com uma equipe em
que todo tipo de gente está representada significa muitos pontos a mais nos
rankings de reputação de marca.
O respeito genuíno à diversidade é capaz de gerar, portanto,
reverência por parte de consumidores, concorrentes e demais stakeholders, além
de mais espaço positivo na mídia. E isso não tem preço... literalmente.
Forma-se, assim, um círculo virtuoso fundamental para a perenidade de
qualquer empresa - principalmente em um ambiente de competitividade, como este
em que vivemos.
Ao estimular a diversidade e atuar contra qualquer tipo de
discriminação, a empresa também fortalece o respeito mútuo e o reconhecimento
de suas particularidades. Além disso, cria um ambiente propício à criatividade
e à cooperação; e incrementa a competitividade, possibilitando às empresas
usufruir de todo o potencial resultante das diferenças positivas entre seus
empregados.
Ainda não se convenceu? Pois saiba que, entre as vantagens que vêm a
reboque dessa política também está uma menor rotatividade de funcionários (que
ostentam índice maior de satisfação no trabalho, o que gera melhores serviços
prestados). Isso é particularmente importante em um mundo recheado de Millennials,
uma geração que dá mais valor a questões éticas do que ao salário propriamente
dito.
E pode adicionar a esse caldeirão uma maior capacidade de enfrentar as
mudanças de mercado - cada vez mais constantes no mundo globalizado - e de
reconhecer talentos dentro da corporação.
Se sua empresa ainda não conta com equipes diversificadas, já passou
da hora de rever alguns conceitos. Até porque é sempre uma boa ideia fazer a
coisa certa. E se isso, ainda por cima, traz melhores resultados, só resta uma
pergunta: o que você está esperando para tomar essa decisão?
Valéria Porto - diretora de Recursos Humanos do
PayPal para a América Latina
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