No próximo sábado, 28 de abril, é celebrado o Dia da Educação, data criada para conscientização da importância da educação. E também de seus grandes desafios.
O mundo tem mudado mais rápido que a escola, que muitas vezes ainda adota um modelo de educação de décadas atrás, com conteúdo e estímulo que não agradam a nova geração, de jovens proativos, conectados e curiosos.
Para Rafael Bonequini, diretor da ZOOM education for life, empresa que desenvolve e implementa soluções de aprendizagem baseadas na cultura Maker, "o conhecimento é horizontal, em que o professor é um mediador, e não o detentor do conhecimento".
Pesquisa encomendada pela NASA, para seleção de cientistas e engenheiros com potencial criativo, acabou evidenciando o declínio da criatividade ao longo da vida. A primeira fase da pesquisa foi feita com um grupo de 1600 crianças entre 4 e 5 anos, revelando que 98% delas apresentaram alta criatividade. O segundo grupo foi de crianças de 10 anos, que apresentaram um percentual de apenas 30%. O mesmo teste foi aplicado a um universo de adultos e somente 2% se mostraram altamente criativos. Os responsáveis pela pesquisa concluíram que muitos dos limitadores mentais que acumulamos ao longo da vida vêm da fase escolar, em que as crianças entram com "pontos de interrogação" e saem como "frases feitas".
Não poderia ser diferente. A grande parte das atividades da escola são baseadas em "instrucionismo". Por outro lado, há também muitas instituições de ensino que há tempos adotaram uma mudança de mindset e buscado projetos inovadores para as crianças desenvolverem e compreenderem o seu potencial criativo.
"O vestibular ainda é o grande driver da maioria das escolas. Afinal, é por meio da aprovação de seus alunos nas universidades que elas se ranqueiam. Essa é uma das barreiras que ainda dificultam a transformação da educação brasileira, já que as escolas ainda são presas a currículos e conteúdos programáticos", completa Rafael.
Dentro desse contexto, o Dia da Educação é uma data que também pode
servir para que a sociedade reflita sobre como a escola pode estimular a
criatividade da criança, com autonomia para ter o seu próprio projeto de
felicidade, muito além do exercício de uma profissão.
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