Especialista em educação comenta sobre como
os pais podem auxiliar as crianças para um aprendizado ainda mais prazeroso e contínuo
A matemática está presente na vida das
crianças antes mesmo de elas ingressarem na escola. No cotidiano, os pequenos
se deparam constantemente com formas e números. Portanto, quanto mais cedo eles
começarem a estudar esta disciplina, mais completa será a interação que terão
com o ambiente à sua volta.
O aprendizado da disciplina faz parte das
atividades diárias por toda a vida de uma pessoa. No caso das crianças, o
estímulo às habilidades numéricas e aritméticas na primeira infância (nos
primeiros cinco anos de vida) é fundamental para o desenvolvimento da
lógica-matemática.
O que deve acontecer no dia a dia é tornar as
experiências de aprendizado dos números algo prazeroso e, assim, estimular as
crianças a continuar querendo saber mais e praticar com frequência. “Por
exemplo, uma criança ao estar diante de dois elevadores (independentes entre
si) deve chamar aquele que estiver mais próximo do seu andar para economizar
energia elétrica. O raciocínio utilizado para isso depende de suas habilidades
desenvolvidas. São pequenas coisas que podem e devem ser feitas
rotineiramente”, diz Elza Midori Yamamoto, Bacharel em Química formada pela USP
(Universidade de São Paulo), há quase 30 anos no Kumon e atualmente gerente do
setor de Matemática.
Ainda, segundo a executiva, o maior benefício
do estudo da matemática na primeira infância é torná-la algo natural e
rotineiro na vida da pessoa por toda a vida. Falar da disciplina deve ser uma
coisa tão comum quanto mexer em smartphones.
O incentivo ao gosto pela matemática é uma
consequência do uso diário e pode começar em casa. Durante as compras em um
supermercado, a mãe pode dizer à criança que tem um valor reservado para as
compras de lanches/guloseimas e solicitar à ela que selecione os produtos
desejados, mas que fiquem dentro do valor do estipulado. Com esse tipo de
prática, a criança entende que os números são instrumentos que auxiliam a
planejar e a executar as atividades dentro das metas.
Primeira infância
Ter contato com a disciplina desde a infância
estimula a visão analítica, o levantamento de hipóteses e a resolução de
desafios, levando as crianças a aplicarem os conceitos da matéria na sua rotina
e a se sentirem seguras para continuar aprendendo.
A matemática é fundamental para o
desenvolvimento cognitivo dos pequenos, ou seja, para a construção de sua
capacidade de pensar. Quanto mais cedo eles tiverem contato com a disciplina,
mais ferramentas terão para compor sua personalidade e entender o ambiente em
que vivem.
A disciplina também trabalha a organização, a
concentração e a criatividade, habilidades que contribuem para um bom
desempenho nas demais componentes do currículo escolar e ajudam a se tornarem
cidadãos mais críticos e conscientes.
O Kumon utiliza um
método único, que estimula a concentração, o raciocínio e a autonomia nos
estudos. A ideia é que a criança se sinta motivada e confiante para prosseguir
no seu ritmo, sem pressões nem estresses desnecessários. As atividades de
matemática foram feitas para desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade
básica de cálculo, competências muito importantes na escola, nos vestibulares,
na vida profissional e em muitas áreas da vida pessoal. Logo, quanto mais cedo
os pequenos adquirirem essas habilidades, mais oportunidades terão no futuro.