Durante toda a vida somos ensinados a reciclar, conhecer
produtos biodegradáveis e saber os impactos na natureza, além de nos educar
para um pensamento mais sustentável diante de um mundo que está cada vez mais
com problemas ambientais. Por isso, o site TS Ambientali preparou um
infográfico diferenciando os biodegradáveis e reciclagem, para você que ainda
não conhece os objetivos dessas práticas e como ela age e reage no meio
ambiente.
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quinta-feira, 7 de junho de 2018
Práticas sustentáveis colocam empresas um passo à frente da concorrência
Mata do Uru, na
Lapa (PR)
Crédito: Rodolfo Buhrer
Crédito: Rodolfo Buhrer
Na pesquisa Estilo de Vida Sustentável, realizada
no Rio de Janeiro em 2015, 80% dos entrevistados disseram estar dispostos a
pagarem mais por produtos que sejam ambientalmente responsáveis e produzidos
por empresas que mantêm práticas comerciais éticas. Tal comportamento por parte
do consumidor está fazendo um número cada vez maior de empresários enxergarem
que ser sustentável e socialmente correto garante à marca um diferencial que
pode colocá-la à frente da concorrência. Organizações mundo afora têm firmado
compromissos atrelados à sustentabilidade e estão trabalhando de forma a buscar
alternativas para que suas ações minimizem impactos negativos e potencializem
os positivos. Daí a preocupação com gestão de resíduos, eficiência energética,
reaproveitamento de água, governança, contratação de fornecedores, além de
investimentos em favor da comunidade e meio ambiente.
Segundo o engenheiro florestal Miguel Milano,
diretor da Permian Brasil, presidente do conselho diretor do Instituto LIFE e
membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, uma parte
considerável das empresas já têm projetos na área de sustentabilidade, algumas
com iniciativas acertadas, outras com processos “equivocados”, mas é um número
menor de empresas que conduz o assunto de forma consistente. “Temos poucas
empresas na ponta, de vanguarda neste campo, mas elas têm um impacto muito
significativo, seja por causa de sua representativa participação direta no
mercado, seja por influenciar fornecedores e a concorrência”, ou como
inspiração geral, afirma Milano, que cita como exemplo a iniciativa da
Unilever, que processa 1% da soja produzida no planeta, mas compra soja
produzida em áreas de desmatamento.
Certificado em prol do meio ambiente
A Certificação LIFE reconhece organizações que
desenvolvem ações favoráveis e efetivas à conservação da biodiversidade,
colaborando assim com a manutenção de áreas naturais e a oferta dos serviços
ecossistêmicos. Antes de se tornar a primeira indústria brasileira a receber a
certificação, a Posigraf escalou vários patamares de gestão, alcançando
certificações nos campos da gestão da qualidade, gestão ambiental e procedência
florestal do papel usado na produção industrial.
Além do cumprimento das normas legais,
pré-requisito inicial de qualquer processo de gestão, a Posigraf tem políticas
e práticas próprias para evitar e mitigar danos ambientais. Dentre as muitas
iniciativas, a Posigraf possui como diretriz a escolha de insumos com baixo
impacto ambiental, a busca pelo aumento da eficiência energética e pela redução
do desperdício no processo produtivo, acarretando na redução nos volumes de
geração de resíduos sólidos. Mas uma ação fundamental para este processo de
certificação foi a adoção voluntária do compromisso de compensação dos impactos
ambientais ainda não mitigáveis, o que se deu com a adoção da Mata do Uru, uma
reserva natural localizada no município da Lapa (PR), que protege um importante
remanescente natural da Floresta com Araucária no Estado do Paraná. O foco da
adoção está em manter a biodiversidade da floresta, mas também abre espaço para
o desenvolvimento de pesquisas e atividades educativas no local.
A empresa também pratica algo muito comum hoje no
mercado: a preferência a parceiros que atendam a determinados padrões e
requisitos sociais e ambientais. E na posição de fornecedora, ela também é
auditada por parceiros comerciais que desenvolvem programas de sustentabilidade
e precisam garantir o cumprimento de alguns padrões em todas as fases do processo
produtivo. “Na Posigraf, buscamos praticar a estratégia de sustentabilidade de
forma integrada, com processos geridos por meio de indicadores e metas, com
orientação para longo prazo e foco no engajamento de stakeholders. Do ponto de
vista da gestão da cadeia de suprimentos, acreditamos na construção de relações
fundamentadas pela integridade, transparência e atendimento à requisitos
legais” afirma a supervisora do Sistema Gestão Integrado da Posigraf, Andréa
Luiza Silva Arantes.
Novas perspectivas: integração entre a empresa e a
comunidade
Novas tendências também têm surgido quando a
abordagem de sustentabilidade está atrelada às ações voltadas para a
comunidade. Diversas empresas têm buscado alinhar as estratégias dos seus
investimentos sociais com o negócio. Uma das razões desse alinhamento é o
entendimento que as empresas podem contribuir para além dos investimentos
financeiros, envolvendo a sua rede de parceiros e oferecendo as suas
habilidades em prol da comunidade. Segundo a diretora do Instituto Positivo,
Eliziane Gorniak, para potencializar o impacto social, cultural ou ambiental é
importante que sejam estabelecidos programas estruturados, com objetivos
claros, metas e compromissos de longo prazo, de preferência, utilizando o
know-how da própria empresa para potencializar os resultados.
Hospital São Camilo reforça a importância da reciclagem das bitucas de cigarro
Rede de Hospitais
coletou mais de 12 kg de bitucas em apenas três meses, deixando de contaminar
aproximadamente 18 mil litros de água
As bitucas de cigarro, apesar de parecerem
inofensivas, são o lixo mais comum do mundo e responsáveis por poluírem o meio
ambiente, entupir as redes fluviais das cidades, gerar incêndios e o principal:
poluir litros de água.
A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo tem
como uma de suas metas de sustentabilidade ambiental, conscientizar, incentivar
e organizar o descarte correto dos resíduos de cigarro em suas dependências e arredores.
Só nos primeiros três meses do ano, por exemplo, os impactos ao meio ambiente
foram minimizados de forma expressiva: nesse período foram coletados mais de 12
kg de bitucas que deixaram de contaminar aproximadamente 18 mil litros de água.
Só em São Paulo, segundo a organização social
"Rede Papel Bituca", são jogadas no chão, diariamente, 34 milhões de
pontas de cigarro, o que corresponde a 1,7 milhões de maços, que poderiam
encher um apartamento de 70 metros quadrados. Para Marisa Coutinho, gerente de
hotelaria da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo e uma das responsáveis
pelo projeto, esses são números alarmantes. “Os trabalhos de combate ao tabaco
não devem se restringir apenas à conscientização da saúde, mas também da
responsabilidade individual nesse processo de descarte, que pode ser nocivo
para a saúde e para o ambiente coletivo.”
Como as bitucas de cigarro são classificadas como
lixo tóxico Classe 1 (a mesma categoria dos resíduos hospitalares), pois
carregam mais de 8 mil substâncias tóxicas somente no filtro, o projeto conta
com parceria da Poiato Recicla, a primeira estação de coleta e reciclagem de
resíduos de cigarro do Brasil. Os resíduos recolhidos são submetidos a um
processo de reciclagem no qual são transformados em massa celulósica utilizando
tecnologia 100% nacional desenvolvida pela UnB - Universidade de Brasília.
Para Marisa, a colaboração da população, clientes e
funcionários da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo é o grande segredo
para os bons resultados do projeto. “O sucesso do programa se dá pela
colaboração dos usuários, preservando a limpeza do ambiente e a saúde de
todos”.
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