Segundo
pesquisa da Conversion, mesmo com previsão de crescimento de seis pontos
percentuais na edição deste ano, nível geral de confiança ainda é questionado
no País
Cerca de
85% dos consumidores brasileiros afirmam ter medo de fraude na edição deste ano
da Black Friday, marcada oficialmente para amanhã (sexta), dia 27. É o que
revela uma pesquisa inédita da Conversion, consultoria e agência de SEO (Search
Engine Optimization).
De acordo com o estudo, que ouviu este mês cerca de 400 brasileiros sobre
hábitos de consumo, comportamentos e preocupações para a primeira Black Friday
com isolamento social, mesmo com previsão de crescimento de seis pontos
percentuais na edição deste ano em comparação com o evento anterior, saltando
de 84% no ano passado para 90% em 2020, o nível geral de confiança dos
consumidores ainda é baixo no País.
Outro dado apontado pelos entrevistados é o medo de contágio por uma eventual segunda onda da covid-19. Por esta razão, mais de 75% dos consumidores farão compras somente online nesta Black Friday, incluindo acesso às lojas virtuais e aos aplicativos. E mais da metade pretende aproveitar o evento para comprar algum item de proteção contra a COVID-19.
“A restrição de circulação pela parcela da população que se encaixa nos grupos de risco da doença e a abertura ainda parcial do comércio físico também são fatores determinantes para mais consumidores estarem predispostos a participar do evento somente pela internet, explica Diego Ivo, CEO da Conversion. “Apesar da gradual reabertura dos estabelecimentos e da progressiva retomada econômica ter acontecido em muitos países, incluindo o Brasil, os impactos da pandemia ainda são muito significativos”, acrescenta.
Ainda assim, a pesquisa mostra que o número de consumidores que pretendem fazer alguma compra no evento aumentou. Segundo o estudo, cerca de 90,4% dos respondentes disseram que já compraram ou pretendem comprar na Black Friday de 2020, já que as promoções começam muito antes da última sexta-feira de novembro, com algumas lojas que lançaram as ofertas ainda em outubro.
Eletrodomésticos dominam as intenções de consumo
Entre os produtos de maior interesse dos consumidores, eletrônicos e eletrodomésticos somam 60% das intenções de compra, seguidos por celulares, com 59%.
“A Black Friday deste ano será um marco não apenas pelos recordes de vendas, mas pela grande mudança de hábitos que vemos e pelo surgimento do que chamamos de novo consumidor, que é mais digital do que nunca”, explica o CEO da Conversion
Confira a pesquisa completa
na página:
https://www.conversion.com.br/blog/black-friday-brasil/
Conversion
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