Uma pesquisa da Palo Alto Networks (NYSE: PANW),
líder global em cibersegurança, em parceria com a YouGov, revelou que mais da metade dos
brasileiros (52%) preferem que sua cibersegurança seja controlada por uma
inteligência artificial ao invés de humanos. Ainda, 62% dos entrevistados estão
menos preocupados com a segurança de seus dados por conta da tecnologia em
cibersegurança.
A Palo Alto Networks entrevistou, em parceria com a
YouGov e a Dra. Jessica Barker,
especialista na natureza humana da cibersegurança, mais de mil brasileiros para
mapear suas impressões a respeito das novas tecnologias de cibersegurança -
como a inteligência artificial - e como essas tecnologias protegem seu modo de
vida digital.
“A inteligência artificial tem um papel-chave na
cibersegurança dos dias atuais”, declarou Marcos Oliveira, country
manager da Palo Alto Networks do Brasil. “Os seres humanos estão
lutando para estar um passo à frente dos hackers, então é natural que eles
procurem a tecnologia para se proteger online. A pesquisa mostra que os
brasileiros gostariam que a IA cuidasse da segurança deles e acreditam que seus
dados estarão mais seguros com o uso de produtos de cibersegurança”.
Outros números de destaque incluem:
- 55%
dos brasileiros entrevistados* acham que checagens de segurança (como, por
exemplo, a checagem da senha para provar que o usuário não é um robô) tem
um impacto positivo na experiência digital;
- 55%
acredita que eles próprios devem ser responsáveis pela segurança de seus
dados pessoais, e 54% acham que saber mais a respeito do que podem fazer
para protegerem a si próprios e suas famílias no ambiente online faz com
que eles se sintam mais seguros;
- 82%
sentem que estão fazendo tudo o que podem para se prevenir das perdas de
suas informações, enquanto 69% dos entrevistados acreditam que não ter a
certeza de como proteger seus dados faz com que eles se sintam ansiosos.
“A confiança é muito importante na cibersegurança.
Pessoas querem estar engajadas ativamente para se protegerem online e contam
com a tecnologia para ajudá-las nessa empreitada. O conhecimento adquirido pode
então ser transferido para outras áreas de suas, vidas, sendo a mais importante
delas o ambiente de trabalho”, ponderou a Dra. Jessica Barker.
Uma mudança no cenário econômico também está
impactando as decisões das pessoas sobre novas tecnologias. A “nuvem” se tornou
um diferencial competitivo para as organizações, e há um desejo de usá-la como
aceleradora para se obter melhores resultados de negócios.
“O comportamento das pessoas é uma peça-chave no
sucesso da cibersegurança e maus hábitos ou falta de conhecimento têm sido,
desde sempre, o elo fraco da corrente”, complementou Oliveira. “Avanços como o
5G e novas medidas regulatórias como a LGPD são novos desafios para que
tecnologias como a inteligência artificial e o machine learning
possam ajudar as companhias a enfrentar o futuro de maneira segura”.
A metodologia de pesquisa da
YouGov
Todos os dados, salvo indicação ao contrário, são da YouGov Plc. O tamanho total da amostragem foi de 1.006 mil adultos. O trabalho de campo foi realizado entre 7 e 17 de maio deste ano. A pesquisa foi realizada online. Os números foram mensurados e representam todos brasileiros adultos (acima de 18 anos).
*Aos pesquisados online foi direcionada a seguinte
explicação para ser lida antes de responderem o quanto extensões de segurança
cibernética, ou seja, verificações que você precisa realizar antes de pagar por
um produto ou serviço online (por exemplo, provar que você
'não é um robô' – Captcha – relogar, fornecer detalhes etc.) impactam positiva
ou negativamente sua experiência digital em uma escala de 0 a 10 (sendo 0
“muito negativamente” e 10 “muito positivamente”).
“A experiência digital é como o consumidor
experimenta ou não o uso de um serviço on-line, como compras ou serviços
bancários. Uma boa experiência digital inclui: quando você pesquisou um item
para comprar online, o quão rapidamente o encontrou, o quão rapidamente o
produto ficou disponível para compra, a agilidade com que conseguiu fazer o checkout
sem contratempos etc., enquanto uma má experiência digital inclui: quando o
site ou o aplicativo é executado muito lentamente, se havia links quebrados, se
era exigido que o usuário adicionasse muitas informações manualmente etc.”.
“Positivo” foi definido quando os representantes
assinalaram um score de 8, 9 ou dez na escala.
Palo Alto Networks
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