Insatisfeitos com o
status atual da saúde, consumidores da das gerações Y e Z abrem caminho para
formatos de cuidados não tradicionais com a saúde, como clínicas de varejo,
serviços virtuais e digitais, de acordo com a pesquisa “Digital Health Consumer Survey”,
da Accenture.
Ao considerar o
atendimento tradicional, os millennials (22 a 38 anos em 2019) estão
duas a três vezes mais propensos do que os baby boomers (idades de 55 a
73 anos) a ficar insatisfeitos com questões como localização/canal de
atendimento (13% vs. 4%); eficácia do atendimento (12% vs. 4%); e se o médico prescreveu
a medicação que eles esperavam (10% vs. 5%).
O estudo revela ainda
que métodos de tratamento não tradicionais têm rápida entrada em todos as
faixas etárias nos últimos anos, com quase um terço (29%) dos entrevistados
usando alguma forma de atendimento virtual e quase metade (47%) fazendo uso de
clínica de ambulatório/varejo. Já o uso de serviços digitais de autoatendimento
também está em ascensão. Metade (51%) de todos os entrevistados disseram que
usam aplicativo móvel ou wearables para gerenciar seu estilo de vida e
condições de saúde e mais da metade (53%) usam enfermeiros virtuais para
monitorar condições de saúde, medicamentos e sinais vitais.
“Com o crescimento de pacientes
tomando as rédeas dos cuidados com a própria saúde, fica claro que empresas
ligadas ao setor precisam se adaptar e fornecer meios para atender às
necessidades de todos. Aqueles que estiverem à frente nas entregas aos
pacientes ganharão lealdade e estarão fortemente posicionados ao que o futuro
reserva”, afirma Vinícius Fontes, diretor executivo e líder de Transformação
Digital para o setor de Saúde, Educação e Serviços Públicos da Accenture.
Metodologia
Como parte de um estudo
de sete países destacando as preferências e o uso de serviços de saúde
tradicionais e não tradicionais - incluindo ambulatórios ou clínicas de varejo,
saúde virtual, serviços sob demanda e terapias digitais - a Accenture
entrevistou 2.338 consumidores de saúde dos EUA (maiores de 18 anos) entre
novembro e dezembro de 2018. Usando cortes definidos pelo Pew Research, os
entrevistados pertenciam a um dos cinco grupos etários: Gen Z (idades 18
a 21 em 2019), millennials (22 a 38 anos), Gen X (39-54 anos), Baby
Boomers (55 a 73 anos) e Silent Generation (idades de 74 a 91 anos).
Accenture
Nenhum comentário:
Postar um comentário