Conhecer os riscos, estabelecer códigos e investir em alarme
monitorado estão entre as recomendações
Com
a proximidade do Dia dos Pais, que acontece no domingo, 11 de agosto, os
estabelecimentos tendem a receber um fluxo maior de pessoas. De acordo com o
Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, a data, em 2018, teve seu
melhor desempenho dos últimos seis anos, registrando um aumento de 3,9% nas
vendas ao longo da semana e 1,1% no final de semana. Na cidade de São Paulo, as
vendas subiram 4,2% e 1,8%, respectivamente. A expectativa é de que essa
tendência siga também em 2019.
De
acordo com a ADT, maior empresa de monitoramento de alarme do mundo, os pontos
comerciais tornam-se focos de atração para pessoas mal intencionadas e bandidos
- especialmente nesses épocas. “Mercadorias e equipamentos valiosos ficam
constantemente expostos”, pontua Robert Wagner dos Santos, especialista em
segurança da empresa. “O lojista precisa investir em soluções e sistemas de
segurança ou poderá ter um grande prejuízo”, destaca.
A ADT listou dez ações preventivas para
evitar roubos e furtos, além dos procedimentos corretos para agir em casos de
invasão. Confira.
1. Cuidados
prévios - Tenha números de emergência sempre em mãos, como o da
Polícia Militar (190); SAMU (192); Bombeiros (193) e Disque Denúncia (181).
Além disso, o número de pessoas de confiança também pode ser útil. Combine com
elas o que fazer em casos de suspeitas ou ocorrências;
2. Conheça
os riscos - O primeiro passo para evitar essas
situações é avaliar as vulnerabilidades do seu estabelecimento e se prevenir.
Preste atenção em cada detalhe que possa facilitar a ação do bandido, como
áreas sem monitoramento, prateleiras escondidas, áreas pouco iluminadas etc;
3. Rotinas
- Estabeleça uma rotina no comércio, pois o atraso gera
alertas. Combine horários de abertura e fechamento da loja e converse com
alguns vizinhos para que se tornem aliados. Eles podem avisar se houver atraso
na abertura da loja ou alguma movimentação além do horário habitual de
fechamento, como luzes acesas no interior do estabelecimento;
4. Evite
ficar sozinho - Evite ficar sozinho no local ou deixar
outro funcionário por lá. Recomenda-se que haja sempre duas pessoas para fechar
a loja;
5. Estoque
- Mantenha o controle do estoque atualizado e tente fazer a
conferência dos itens ao final de cada dia, o que ajuda a perceber se algo está
faltando;
6. Fechamentos
de caixas - Combine horários diferentes para a
realização dessa atividade e evite fazer o fechamento dos caixas em horários de
muito movimento;
7. Valores
- Evite manipular valores elevados na loja. Dê preferência
para pagamentos via banco e benefícios via operadoras especializadas;
8. Estabeleça
códigos - Estabeleça códigos com outros funcionários que indiquem uma
situação de perigo, como palavras, gestos ou dispositivos como botões de
emergência ou de pânico;
9. Alarme
monitorado - Invista em alarme monitorado, que
possui sensores que detectam abertura de portas e presença de pessoas em
ambientes indesejados. As equipes de monitoramento, disponíveis 24 horas por
dia, avisam rapidamente quando acontece uma invasão, e podem alertar as
autoridades, mesmo que não consigam avisar os responsáveis pelo comércio;
10.
Tempo para providências -
Tenha locais de difícil acesso na loja. Coloque obstáculos, como cadeados, para
acessar objetos mais valiosos ou mesmo portas para chegar até eles. O alarme
monitorado avisará quando esses obstáculos forem cruzados ou quando houver
pessoas não autorizadas no local.
ADT
Nenhum comentário:
Postar um comentário