Maior parte dos
brasileiros fez até duas compras em um período de seis meses; compradores
priorizam itens de maior valor agregado no varejo online
A maior parte dos consumidores online ainda utiliza
as plataformas digitais para necessidades pontuais. No primeiro semestre desse
ano, os light users (que fizeram até duas compras
online no período) somaram 77% da base de consumidores do Compre&Confie,
empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce. Os 23% restantes,
considerados heavy users, fizeram pelo menos três compras no período, com
uma média geral de nove pedidos no semestre.
“Em ambos os grupos, as mulheres são responsáveis
pela maior quantidade de pedidos realizados. Por outro lado, apesar de
comprarem menos, os homens investem em itens de maior valor agregado, que geram
tíquete médio maior em relação ao público feminino”, afirma André Dias, diretor
executivo do Compre&Confie.
Em números, as mulheres foram responsáveis por 55%
do total de pedidos dentro do grupo de light users e gastam em média R$ 810,00
por compra. Enquanto isso, os homens gastaram R$ 1.033,00 por pedido nesse
período.
No nicho dos heavy users, a participação feminina é
ainda maior: ao todo, elas foram responsáveis por 60% do total de pedidos
realizados e o gasto total no período foi de R$ 3.801. A participação masculina
foi responsável pelos 40% restantes e o valor total gasto nas compras foi de R$
5.029 na primeira metade deste ano.
“Existe bastante espaço para o e-commerce se
expandir. A gente acredita que os consumidores devem ganhar cada vez mais
confiança nos próximos anos e, com o aumento da oferta de produtos de bens não
duráveis, a frequência de compra deve aumentar cada vez mais”, finaliza Dias.
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