Com a volta às
aulas, coordenadores, professores e alunos sentem a tensão da reta final do ano
letivo; Tania Fontolan, diretora do Programa Semente, afirma que domínios
socioemocionais são grandes aliados nesse momento
É
um consenso nas escolas: o segundo semestre passa voando! Os meses à frente são
marcados pela pressão em todos os níveis da estrutura escolar. Enquanto os
coordenadores têm de apresentar resultados, os professores precisam dar conta
do conteúdo e conduzir outras atividades, como feiras de ciências e provas de
recuperação. Por sua vez, os alunos enfrentam os desafios de manter boas notas,
recuperar as ruins, e, no caso do Ensino Médio, estudar para o vestibular.
O
furacão que invade os colégios pode ser melhor administrado quando os domínios
socioemocionais são colocados em prática. Para Tania Fontolan, diretora-geral
do Programa Semente - metodologia que desenvolve a aprendizagem socioemocional
em escolas brasileiras, a tomada de decisões responsáveis é essencial no
planejamento. Assim, é válido aproveitar experiências de anos anteriores para
reforçar o que deu certo e ajustar o que não funcionou.
“Parece
óbvio, mas na ansiedade muitas pessoas se atrapalham na hora de planejar os
próximos passos e utilizam pouco a boa experiência acumulada. Tomamos decisões
melhores quando conseguimos considerar mais variáveis simultaneamente. Avaliar
o que já vivemos é fundamental nesse processo”, ensina a educadora.
Após
o planejamento, é hora de manter o foco e cumprir as metas. “Dificuldades e
intercorrências acontecem. A palavra-chave é equilíbrio”, avalia Tania, que
lembra a importância da resiliência para não desistir diante das dificuldades.
“Por outro lado, às vezes é necessário reavaliar a situação para não insistir
indefinidamente em estratégias que estão se mostrando inadequadas. Perseverança
e teimosia são coisas diferentes”, adverte.
Para
os alunos que irão prestar processos seletivos como o Enem e os vestibulares, é
aconselhável que usem os meses que seguem para desenvolver estratégias para
lidar com a pressão do momento. Técnicas de respiração podem ajudar no controle
da ansiedade, por exemplo. “Assim, a preparação conceitual não será sobrepujada
pelo desequilíbrio emocional.”
Em
meio ao momento turbulento da reta final do ano letivo, colocar em prática o
que já se aprendeu sobre as habilidades socioemocionais é um poderoso
instrumento de auxílio no cumprimento dos compromissos. Isso serve tanto para o
corpo docente quanto para os estudantes. Afinal, o equilíbrio emocional é
competência essencial para todo ser humano.
Programa Semente
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