Saiba como os pais podem ajudar a criança no
processo de transição
O
grande número de professores, com práticas pedagógicas diferentes, geralmente é
o que mais assusta os alunos do 6° ano do Ensino Fundamental. O fato inibe e
causa certo receio entre os estudantes que acabaram de deixar
o Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Mas não é só isso, as
crianças que antes estavam acostumadas com alguns professores
especialistas, agora têm mais professores/responsabilidades
e necessitam de organizar melhor o tempo para resolver os problemas
propostos em sala de aula e fora dela. Então, como ajudar nesse
processo de transição?
Para
driblar problemas como baixo rendimento, desmotivação, frequência irregular,
repetência e evasão, fortalecer a parceria entre a escola e a família é algo
fundamental. Pais ativos, acompanhando, incentivando e motivando os filhos
ajuda os estudantes a fazerem a transição
com mais segurança e tranquilidade.
Diante
dos desafios naturais dessa fase, é compreensível que alguns fatores do
cotidiano possam desencadear uma certa ansiedade entre os estudantes. “Apoiar,
compreender, aceitar, estimular, ouvir, estar junto são verbos que todos os
pais devem sempre saber conjugar”, lembra o psicólogo e professor da Pontifícia
Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Naim Akel Filho.
Nesse
sentido, a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio do
Colégio Marista Ribeirão Preto (SP), Lúcia Inês de Oliveira Souza Montagnani,
ressalta que é importante os pais estarem disponíveis e atentos a esse
processo. “Assim é possível identificar tendências, habilidades, aptidões,
potenciais e limitações que são a base do acerto nas escolhas e resoluções de
problemas”, afirma.
Os
pais também podem estimular os filhos a falar sobre suas dificuldades para
tentar ajudá-los a vencer a nova rotina escolar. “Cabe à família orientar e dar
o suporte para que as crianças aprendam a lidar com os novos desafios e o
aumento de responsabilidades, auxiliando sempre no que for preciso. Para isso,
é importante ficar atento às informações e orientações da escola para
agir em conjunto.
O
apoio da escola também é fundamental para ajudar nesse momento de tantos
desafios. Entre as atividades voltadas ao Ensino Fundamental – Anos
Finais, o Colégio Marista Ribeirão Preto oferece diversos projetos para tornar
o aluno protagonista de sua própria história, como o Projeto de Intervenção
Social (PIS), por exemplo, que desenvolve atividades interdisciplinares dentro
e fora do colégio.
Rede
Marista de Colégios (RMC)
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