terça-feira, 2 de julho de 2019

desafio de passar do Fundamental I para o II


Saiba como os pais podem ajudar a criança no processo de transição


O grande número de professores, com práticas pedagógicas diferentes, geralmente é o que mais assusta os alunos do 6° ano do Ensino Fundamental. O fato inibe e causa certo receio entre os estudantes que acabaram de deixar o Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Mas não é só isso, as crianças que antes estavam acostumadas com alguns professores especialistas, agora têm mais professores/responsabilidades e necessitam de organizar melhor o tempo para resolver os problemas propostos em sala de aula e fora dela. Então, como ajudar nesse processo de transição?

Para driblar problemas como baixo rendimento, desmotivação, frequência irregular, repetência e evasão, fortalecer a parceria entre a escola e a família é algo fundamental. Pais ativos, acompanhando, incentivando e motivando os filhos ajuda os estudantes a fazerem a transição com mais segurança e tranquilidade.

Diante dos desafios naturais dessa fase, é compreensível que alguns fatores do cotidiano possam desencadear uma certa ansiedade entre os estudantes. “Apoiar, compreender, aceitar, estimular, ouvir, estar junto são verbos que todos os pais devem sempre saber conjugar”, lembra o psicólogo e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Naim Akel Filho.

Nesse sentido, a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio do Colégio Marista Ribeirão Preto (SP), Lúcia Inês de Oliveira Souza Montagnani, ressalta que é importante os pais estarem disponíveis e atentos a esse processo. “Assim é possível identificar tendências, habilidades, aptidões, potenciais e limitações que são a base do acerto nas escolhas e resoluções de problemas”, afirma.

Os pais também podem estimular os filhos a falar sobre suas dificuldades para tentar ajudá-los a vencer a nova rotina escolar. “Cabe à família orientar e dar o suporte para que as crianças aprendam a lidar com os novos desafios e o aumento de responsabilidades, auxiliando sempre no que for preciso. Para isso, é importante ficar atento às informações e orientações da escola para agir em conjunto.

O apoio da escola também é fundamental para ajudar nesse momento de tantos desafios. Entre as atividades voltadas ao Ensino Fundamental – Anos Finais, o Colégio Marista Ribeirão Preto oferece diversos projetos para tornar o aluno protagonista de sua própria história, como o Projeto de Intervenção Social (PIS), por exemplo, que desenvolve atividades interdisciplinares dentro e fora do colégio.




Rede Marista de Colégios (RMC)


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