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segunda-feira, 23 de abril de 2018

Transmídia e Crossmedia são estratégias fundamentais para influenciadores digitais


 Baseadas na ciência da comunicação, se tratam de maneiras para alcançar novos públicos


Os influenciadores estão presentes em diversos nichos (áreas segmentadas dentro do mercado) criando engajamento com o público. Esse engajamento fica mais forte quando vinculada às estratégias de comunicação e marketing. 

Anteriormente usadas apenas em ações publicitárias, também podem ser usadas para redes sociais. É errôneo pensar que o influenciador deva escolher apenas uma rede principal; fazer crossmedia e transmídia é fundamental para alcançar novos públicos.

O termo "crossmedia" surgiu na década de 90 no campo da publicidade e se trata de fazer distribuições do mesmo conteúdo em diversas mídias. Por exemplo, divulgar um vídeo no YouTube ou post de Blog em uma fanpage do Facebook. O objetivo é atingir o maior número de pessoas através de canais diferentes. Cada rede social tem uma característica marcante. A intenção do Crossmedia e Transmídia é se beneficiar dessas características ao máximo, dinamizar a relação e interação com os seguidores e atrair novos.

"Transmídia", por sua vez, é um método um pouco mais complexo, a estratégia consiste em criar conteúdos diferentes para cada mídia sobre o mesmo tema. Assim, cada mídia complementa a informação da outra. Por exemplo, um influenciador do universo fitness pode postar a foto de um prato no Instagram, escrever sobre os benefícios daquele tipo de comida em um blog e fazer um vídeo ensinando a receita. O objetivo é ampliar o alcance do público-alvo, atraindo-o com mensagens diferentes.

"Os conceitos também são aplicados em mídias offline e impressas (livros, jornais, banners, etc). Uma revista pode indicar um canal no YouTube, enviando assim o público-alvo para um meio de comunicação diferente. Os programas de TV possuem perfis nas redes sociais e usam transmídia através de hashtags no Twitter e Instagram, pedindo a participação do público. As formas de planejar conteúdo com essas estratégias são inúmeras", explica Talita Lombardi, COO da influu, ecossistema de influenciadores digitais para campanhas de marketing.



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