Baseadas na ciência da comunicação, se tratam
de maneiras para alcançar novos públicos
Os influenciadores estão presentes em diversos nichos (áreas segmentadas dentro do mercado) criando engajamento com o público. Esse engajamento fica mais forte quando vinculada às estratégias de comunicação e marketing.
Anteriormente usadas apenas em ações publicitárias, também podem ser usadas para redes sociais. É errôneo pensar que o influenciador deva escolher apenas uma rede principal; fazer crossmedia e transmídia é fundamental para alcançar novos públicos.
O
termo "crossmedia" surgiu na década de 90 no campo da publicidade e
se trata de fazer distribuições do mesmo conteúdo em diversas mídias. Por
exemplo, divulgar um vídeo no YouTube ou post de Blog em uma fanpage do
Facebook. O objetivo é atingir o maior número de pessoas através de canais
diferentes. Cada rede social tem uma característica marcante. A intenção do
Crossmedia e Transmídia é se beneficiar dessas características ao máximo,
dinamizar a relação e interação com os seguidores e atrair novos.
"Transmídia",
por sua vez, é um método um pouco mais complexo, a estratégia consiste em criar
conteúdos diferentes para cada mídia sobre o mesmo tema. Assim, cada mídia
complementa a informação da outra. Por exemplo, um influenciador do universo
fitness pode postar a foto de um prato no Instagram, escrever sobre os
benefícios daquele tipo de comida em um blog e fazer um vídeo ensinando a
receita. O objetivo é ampliar o alcance do público-alvo, atraindo-o com
mensagens diferentes.
"Os
conceitos também são aplicados em mídias offline e impressas (livros, jornais,
banners, etc). Uma revista pode indicar um canal no YouTube, enviando assim o
público-alvo para um meio de comunicação diferente. Os programas de TV possuem
perfis nas redes sociais e usam transmídia através de hashtags no Twitter e
Instagram, pedindo a participação do público. As formas de planejar conteúdo
com essas estratégias são inúmeras", explica Talita Lombardi, COO da
influu, ecossistema de influenciadores digitais para campanhas de marketing.
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