Pesquisar no Blog

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Brasileiros sofrem menos com desemprego e possuem renda maior comparada a outros imigrantes nos Estados Unidos



Em estudos comparativos com imigrantes, perfil do brasileiro sai à frente com o melhor preparo educacional e fluência na língua.


Mais de um milhão de brasileiros residem nos Estados Unidos. O mais recente dado relacionado à imigração brasileira no país, realizado pelo Ministério das Relações Exteriores, em 2014, mostra que os brasileiros têm se adaptado positivamente a vida nos Estados Unidos, quando comparado aos imigrantes de outros países.

Nesse ano, as áreas de tecnologia da informação, gestão de produto, marketing, inovação e análise de dados foram as que mais contrataram brasileiros. Segundo um estudo recente feito pela Forbes, o número de imigrantes procurando emprego nos Estados Unidos cresceu de 30% em 2016 para 37% em 2017.
Inserido nesse cenário de oferta e busca o perfil de brasileiros que deixam seu País em busca de uma vida melhor mudou. Desde 2013, cada vez mais homens e mulheres buscam um novo rumo profissional.   

Por muitos anos mantivemos em nossa mente a imagem do individuo pouco qualificado que ia para o exterior sem estrutura, aceitava empregos informais para se sustentar. Hoje, o que vemos são jovens de 30 a 60 anos com superior completo, MBA, inglês fluente e uma estratégia assertiva para se alcançar o objetivo”, explica Roberto Spighel, CEO da Morar EUA.

Os tipos de visto mais procurado por esses brasileiros são: H-3, direcionado a trainees e o F, indicados para estudantes acadêmicos. 
Para àqueles que já estão com uma carreira consolidada no Brasil, ainda existe as opções L destinado à transferência de executivos com conhecimento especializado no Brasil a uma empresa dos Estados Unidos ou EB-1 e  EB-2, além do conhecido green card.

A renda familiar anual desses brasileiros pode variar de US$ 48.707 a US$ 75.632 nos estados da Flórida; Massachusetts; Nova York-Nova Jersey e Califórnia, regiões em que a comunidade brasileira e as vaga de trabalho são maiores.

“O H-1B é uma boa opção para quem está no mercado de trabalho, construindo sua carreira. Para tira-lo é necessário ter formação universitária com duração mínima de quatro anos. A autorização dele é feita pelo USCIS e pode durar até três anos, sendo estendido por até seis anos”.

O Brasil possui uma participação ativa na força de trabalho americana. De 71% do cenário de imigrantes trabalhando, em média 63% é representada pelo Brasil, com uma grande fatia no setor privado.
Sphiegel conclui que essa realidade retrata o quanto o brasileiro se adapta bem nos Estados Unidos e diz que o mais importante antes de tomar uma decisão importante como morar nos Estados Unidos, é o planejamento. Pois, mesmo esse cenário positivo, muitos não conseguem formalizar a documentação para trabalhar em sua área de atuação.
      
Roberto Sphiegel, CEO da consultoria Morar EUA, lista algumas dicas para quem está  pensando em trabalhar nos Estados Unidos: 

1-   Mapeie as oportunidades de emprego que te interessam e tente conseguir uma oferta de trabalho que justifique sua ida para os Estados Unidos, pois a permissão para se residir nos EUA é o green card ou ligação com alguma empresa americana. 

2-   Escolha o tipo de visto ideal para você, pois existem alguns tipos. “Os vistos possuem prazo que pode ser ou não renovável, porém não te dá cidadania americana, como o green card. O valor também é bem diferenciado entre eles ”.  
3-   Contrate os serviços de uma consultoria especializada que possa te auxiliar em todos os processos burocráticos que essa mudança irá exigir. 

4-   Veja se é necessário tomar providencias pós-migração, por exemplo, em situações em que o imigrante foi para estudar e quer trabalhar, ou seja, mudança do FR-1 para o H1-B. 

5-   Informe-se se você será residente fiscal americano, obrigado a declarar imposto de renda. 

6-   Acompanhe de perto os processos de aprovação do seu documento de imigração. A solicitação é feita pela empresa em que você irá trabalhar e o processo é realizado pelo US Citizenship and Immigration Services ( USCIS) ou US Department of Labor ( DOL), no caso de green card.

7-    Prepare-se para a entrevista no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto ( CASV).  A entrevista deve ser agendada após a aprovação do documento imigratório e irá abordar pontos específicos de cada visto 

8-   Leve todos os documentos necessários para comprovar os requisitos básicos do visto pedido.
9-   Inicie a conversa focando na linha de argumento de sua petição






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados