Pesquisar no Blog

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

8 passos para realizar as suas metas em 2018



Final de ano é uma época em que as pessoas param para refletir sobre o que passou e planejar os objetivos para o ano seguinte. Mas não é apenas nessa época que precisamos definir metas para a nossa vida: para que consigamos realizá-las, a organização e o planejamento precisam estar presentes durante o ano inteiro.

De acordo com um estudo realizado em Harvard, entre 1979 e 1989, as pessoas que escrevem suas metas no papel têm mais chances de conseguir realizar seus objetivos. Apesar de ter sido realizada na década de 80, a pesquisa ainda nos traz reflexões que fazem muito sentido nos dias atuais.

O fato é que a cultura do planejamento precisa estar inserida no cotidiano – e nada melhor que começar 2018 com o pé direito. Por isso, separei algumas dicas que podem servir como um guia para se planejar em todos os próximos anos:


1.      Defina as metas. Pense exatamente no que você quer mudar em cada área da sua vida, como carreira, família e saúde. Comece idealizando e imagine que não há limitações de tempo ou dinheiro. Se a sua vida fosse perfeita, como ela seria?


2.      Coloque as ideias no papel. Escrever é fundamental para ter mais clareza sobre as mudanças que você quer ver. Você pode definir as suas metas utilizando o método Smart: elas devem ser claras, específicas, detalhadas e mensuráveis.


3.      Pense nas razões por trás dessas metas. Geralmente, as pessoas não conseguem alcançar seus sonhos por não possuírem clareza do que realmente querem. Descubra o motivo pelo qual você quer realizar aquelas metas específicas, o que te incomoda hoje na sua vida e como você quer estar no curto e no longo prazo.


4.      Estabeleça prazos. Elaborar um cronograma com datas vai te ajudar a organizar melhor a rotina e evitar deixar tudo para a última hora.


5.      Faça uma lista do que você precisa para alcançar seus objetivos. Identifique os obstáculos que você terá que superar, o conhecimento que terá que desenvolver e as pessoas cuja ajuda irá necessitar. Fazer uma lista os tornará muito mais acessíveis.


6.      Defina prioridades. Organize a sua lista por sequência e ordem de prioridade. Reflita sobre o que é mais urgente para você nesse momento: o que você tem que fazer antes de tudo, e em que ordem? O que é mais importante, e o que é menos importante?


7.      Tenha autodisciplina. Tente realizar um item por vez e coloque todas as suas energias naquela tarefa específica, até que você a realize completamente. Desenvolver o hábito da autodisciplina é fundamental para não perder o foco e acumular atividades.


8.      Visualize as suas metas. Crie imagens claras e vívidas de suas metas, como se já fossem uma realidade. Como o cérebro não sabe distinguir uma ação real de uma imaginária, isso te ajudará a ter um pensamento mais positivo e concretizar mais rapidamente os seus propósitos.






Claudia Regina Araujo dos Santos - especialista em gestão estratégica de pessoas, palestrante, coach executiva e diretora da Emovere You (www.emovereyou.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados