Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Seja honesto comigo



Eu sou fã de revista em quadrinhos e sempre me perguntava por que os super-heróis nos gibis são tão memoráveis e inspiradores. Eu descobri que o que torna os super-heróis poderosos não é o fato de eles terem superpoderes, mas de eles serem humanos. Eles entendem as fraquezas deles. Em todas as histórias, o calcanhar de Aquiles dos nossos heróis é o que cria tensão e drama. É o que torna a história envolvente e cheia de suspense. Nós nos lembramos das histórias desses heróis, porque eles navegam em um mundo que é imperfeito, têm limites, eles cometem erros e falham. Os super-heróis enfrentam os seus demônios apesar das suas falhas, e é por isso que eles inspiram a esperança. A honestidade deles é o que os torna mais do que meros mortais.

Ultimamente, parece que o mundo está deixando de valorizar a honestidade, e estou preocupado que a desonestidade e a pretensão estejam se tornando a normalidade. Eu acredito verdadeiramente que a honestidade é uma das qualidades mais importantes que podemos desenvolver em nós mesmos. A nossa autoestima e os nossos relacionamentos estão em jogo se não conseguirmos ser honestos com nós mesmos. Nunca poderemos ser heróis se não pudermos nos responsabilizar.

Todos passamos pelo amadurecimento físico. O que muitas vezes não falamos é que também passamos pelo amadurecimento emocional. O amadurecimento emocional ocorre quando percebemos que somos seres imperfeitos e mortais. Algumas pessoas vivenciam isso quando são jovens, outras quando elas estão mais velhas. Algumas podem nunca passar por isso. Alcançar a maturidade emocional não é tão simples como desenvolver a confiança em cada parte de si próprio, mas aceitar aquilo que não gostamos e não podemos mudar. Quando não conseguimos aceitar as nossas deficiências, quando não somos capazes de enfrentar os nossos próprios fracassos e limitações de frente, recorremos a explicá-los de maneira desonesta. As inseguranças são a causa básica da desonestidade.

Às vezes, as pessoas desonestas têm uma percepção interior fraca sobre o certo e o errado. Elas se aproveitam das pessoas à volta para obter o que querem. É lamentável o fato de não podermos detectar as pessoas desonestas com facilidade. Elas parecem ser inteligentes, charmosas e até mesmo terem empatia. Talvez elas tenham a roupa e o cabelo perfeitos e uma rede de amigos vibrante. Elas exalam sucesso e carisma. Elas contam com a aparência para subirem na vida. Elas são meramente atores, e se você não tiver cuidado a inteligência e a beleza delas podem facilmente se transformar em um tipo de manipulação.

Claro, todos temos inseguranças e nenhum de nós é perfeito. Todos, em algum momento da vida, contamos uma mentira para seguir em frente. Mas eu acredito com todo o meu coração que podemos mudar para melhor. Nós podemos nos tornar mais honestos se começarmos a aceitar as nossas falhas e imperfeições. Aceitar as nossas falhas exige que olhemos para nós mesmos em um espelho e comecemos a refletir sobre os nossos valores, motivações e crenças. A estrada para uma vida honesta requer que desenvolvamos consciência.

Consciência é o maior presente que podemos dar a nós mesmos. Quando estamos conscientes sobre nós mesmos, derrubamos os muros que nos separam de outras pessoas. Sentir-se vulnerável é algo assustador, mas quando abrimos o nosso mundo através da honestidade, descobrimos que a nossa autoestima cresce, nossas carreiras decolam e nossos relacionamentos melhoram.

A desonestidade pode levar ao desastre. Quantos dos seus relacionamentos falharam porque você não foi honesto? Quando eu olho para os meus relacionamentos que não deram certo, agora vejo que uma falta de comunicação sincera, não a diminuição do amor ou desrespeito, foi a assassina silenciosa. Quando você não é honesto com as outras pessoas, é impossível se tornar íntimo delas. Ser honesto nem sempre pode fazer de vocês amigos, mas garanto que sempre vai fazer você serem corretos.

No hello, a honestidade está no centro dos nossos valores. Criamos o hello porque queríamos construir uma comunidade mais aberta e convidativa, onde qualquer pessoa pode expressar quem é e o que ama livremente. Ao compartilhar momentos importantes, conversar sobre hobbies e divulgar segredos, queremos ajudar as pessoas a fazerem conexões mais genuínas e honestas, online e offline, com comunidade de outras pessoas que pensam da mesma forma. Acreditamos que se dermos as pessoas a oportunidade de serem honestas online, construiremos um mundo mais compassivo.

O meu desafio para todos nós é tentar sermos um pouco mais honestos: mais honesto com nós mesmos, com os nossos colegas, os nossos vizinhos, os colegas de trabalho e os amigos. No final, somos os únicos que podem mudar as nossas vidas para melhor. Nós somos os únicos que podem explicar as nossas palavras e ações.




Para fazer o download do hello, acesse: Google Play ou iTunes.


Sobre a Hello Network
A Hello Network Inc. foi fundada pelo conhecido empreendedor social Orkut Buyukkokten (criador da rede orkut.com) e um pequeno grupo de ex-engenheiros do Google. Depois de testemunhar a evolução das redes sociais por dezesseis anos, Orkut se inspirou parareunir pessoas em torno de suas paixões comuns – uma visão que muda a forma de socializar. Com sede em San Francisco (CA) e um escritório em Mountain View (CA), ahello foi lançada em inglês no mês de junho de 2016, e no mês seguinte em português e francês. O download é gratuito na App Store e Google Play e está disponível a partir do iOS 8 e a partir do KitKat para Android.



*Orkut B. é criador do antigo orkut.com e da nova rede social hello






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados