Pesquisa exclusiva de Dove mostra que
mais de 90% das mulheres sofrem pressão para terem os fios de acordo com os
estereótipos de beleza nacionais
Para as
mulheres, o cabelo está diretamente ligado à personalidade. Os fios têm essa
conexão íntima com a autoestima feminina, mas segundo pesquisa da marca
Dove que envolveu mil brasileiras de 16 Estados, com idades entre 18 e 60 anos,
essa ligação vai além da própria cabeça.
Nove em cada dez
mulheres acreditam que são julgadas e rotuladas com base na forma em que usam
seus cabelos e por isso se sentem inseguras e pressionadas a seguir determinado
“padrão visual”. Entre as entrevistadas, 89% afirmam que o julgamento as deixam
ainda mais inseguras, afetando suas relações sociais, opiniões e escolhas.
Em paralelo a isso,
89% delas assumem que também julgam umas às outras de forma dura e 93% acredita
que seria maravilhoso se todas as mulheres pudessem escolher o visual dos
cabelos sem medo ou receio de pré-conceitos.
Entre as
pesquisadas, 70% acreditam que as mulheres que deixam os cabelos brancos sem
tingir são desleixadas. Quase metade das mulheres ouvidas acha que cabelo liso
é mais profissional e que o tom dos fios deve combinar com o tom de pele.
Quando o tema é cabelo longo as mulheres maduras também sofrem com esse
pré-julgamento, segundo 66% das pesquisadas. Quase 90% das ouvidas pela
pesquisa acham que mulheres que tingem o cabelo com cores diferentes (azul,
rosa, verde...) são julgadas e 33% têm certeza que essa escolha é só para as
muito ousadas.
Mais da metade das
mulheres abordadas pelo levantamento de Dove mantém os cabelos de certa maneira
para agradar o parceiro, os colegas de trabalho ou familiares. Quanto o assunto
é um corte ou estilo mais ousado, 78% delas gostariam de experimentar, mas tem
medo. E para 48% o receio é ousar e serem julgadas.
Ter o cabelo danificado
também tem impacto significativo na confiança e alegria das entrevistadas. Das
mulheres que afirmam que seus fios têm danos, 84% se sentem inseguras em
relação à sua aparência geral, interferindo em como se portam em situações
sociais do cotidiano.
Esta pressão e o medo do
julgamento muitas vezes impede a mulher de ter o cabelo da maneira que ela
realmente deseja. Segundo o levantamento elas acreditam que a vida teria
um avanço significativo de qualidade se elas não se sentissem julgadas por seus
cabelos.
Mais alguns dados importantes:
Sobre julgamento:
72% acreditam que as pessoas fazem
julgamentos instantâneos baseados na aparência do cabelo;
88% acham que mulheres que tingem o
cabelo com cores diferentes (azul, rosa) são julgadas;
81% acham que mulheres com raiz aparente
são julgadas;
74% acreditam que mulheres são julgadas
pela cor do cabelo;
70% acreditam que mulheres com cabelo
branco que não tinge são desleixadas;
66% acreditam que mulheres maduras com
cabelos longos são julgadas;
63% acreditam que mulheres que gastam
muito tempo cuidando dos cabelos são julgadas;
Sobre regras que a sociedade/mídia ditam
e atingem as mulheres:
70% concordam que mulheres de cabelos
brancos que não tingem são desleixadas;
51% acham que cabelo curto não é para rostos
redondos;
49% acham que mulheres pequenas não
podem ter cabelo longo;
49% acha; que a cor do cabelo deve
combinar com o tom de pele;
46% acham que cabelo liso é mais
profissional;
33% acham que quanto mais velha, mais
curto o cabelo deve ser;
33% acham que apenas pessoas muito
ousadas podem usar cabelos coloridos;
32% acham que cabelo curto é menos
feminino.
Sobre ter o cabelo danificado:
86% se sentem constrangidas;
84% se sentem inseguras sobre o visual
de forma geral;
84% se sentem infelizes;
79% se sentem menos confiantes em
situações sociais;
79% têm menos vontade de fazer
penteados;
73% têm a confiança afetada;
69% sentem menos confiantes em
relacionamentos;
67% são mais propensas a evitar eventos
sociais.
Campanha incentiva mulheres a terem o
cabelo que desejam
A nova campanha de Dove, Seu Cabelo,
Sua Escolha, reúne o depoimento de mulheres sobre suas escolhas de estilo
de cabelo que confrontam os estereótipos sociais. Desenvolvido pela Havas Helia
e produzido pela Moxie Pictures, o vídeo fala sobre “regras” existentes no
universo de cabelos e celebra a diversidade de escolhas.
Seu Cabelo, Sua Escolha segue a ideologia da marca de questionar
os estereótipos de beleza produzidos pela sociedade e de estimular a autoestima
feminina. A campanha encoraja as mulheres a se sentirem à vontade para fazer o
que quiserem com seus cabelos, seja usando-os de forma natural ou decidindo
mudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário