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segunda-feira, 28 de março de 2016

BRASILEIRAS APONTAM QUE JULGAMENTO E PRESSÃO SOCIAL INTERFEREM NA ESCOLHA DOS PRÓPRIOS CABELOS




Pesquisa exclusiva de Dove mostra que mais de 90% das mulheres sofrem pressão para terem os fios de acordo com os estereótipos de beleza nacionais  



  

             Para as mulheres, o cabelo está diretamente ligado à personalidade. Os fios têm essa conexão íntima com a autoestima feminina, mas segundo pesquisa da marca Dove que envolveu mil brasileiras de 16 Estados, com idades entre 18 e 60 anos, essa ligação vai além da própria cabeça.

 Nove em cada dez mulheres acreditam que são julgadas e rotuladas com base na forma em que usam seus cabelos e por isso se sentem inseguras e pressionadas a seguir determinado “padrão visual”. Entre as entrevistadas, 89% afirmam que o julgamento as deixam ainda mais inseguras, afetando suas relações sociais, opiniões e escolhas.

 Em paralelo a isso, 89% delas assumem que também julgam umas às outras de forma dura e 93% acredita que seria maravilhoso se todas as mulheres pudessem escolher o visual dos cabelos sem medo ou receio de pré-conceitos.

 Entre as pesquisadas, 70% acreditam que as mulheres que deixam os cabelos brancos sem tingir são desleixadas. Quase metade das mulheres ouvidas acha que cabelo liso é mais profissional e que o tom dos fios deve combinar com o tom de pele. Quando o tema é cabelo longo as mulheres maduras também sofrem com esse pré-julgamento, segundo 66% das pesquisadas. Quase 90% das ouvidas pela pesquisa acham que mulheres que tingem o cabelo com cores diferentes (azul, rosa, verde...) são julgadas e 33% têm certeza que essa escolha é só para as muito ousadas.

 Mais da metade das mulheres abordadas pelo levantamento de Dove mantém os cabelos de certa maneira para agradar o parceiro, os colegas de trabalho ou familiares. Quanto o assunto é um corte ou estilo mais ousado, 78% delas gostariam de experimentar, mas tem medo. E para 48% o receio é ousar e serem julgadas.

Ter o cabelo danificado também tem impacto significativo na confiança e alegria das entrevistadas. Das mulheres que afirmam que seus fios têm danos, 84% se sentem inseguras em relação à sua aparência geral, interferindo em como se portam em situações sociais do cotidiano.

 Esta pressão e o medo do julgamento muitas vezes impede a mulher de ter o cabelo da maneira que ela realmente deseja.  Segundo o levantamento elas acreditam que a vida teria um avanço significativo de qualidade se elas não se sentissem julgadas por seus cabelos.

Mais alguns dados importantes:

Sobre julgamento:
72% acreditam que as pessoas fazem julgamentos instantâneos baseados na aparência do cabelo;
88% acham que mulheres que tingem o cabelo com cores diferentes (azul, rosa) são julgadas;
81% acham que mulheres com raiz aparente são julgadas;
74% acreditam que mulheres são julgadas pela cor do cabelo;
70% acreditam que mulheres com cabelo branco que não tinge são desleixadas;
66% acreditam que mulheres maduras com cabelos longos são julgadas;
63% acreditam que mulheres que gastam muito tempo cuidando dos cabelos são julgadas;

Sobre regras que a sociedade/mídia ditam e atingem as mulheres:
70% concordam que mulheres de cabelos brancos que não tingem são desleixadas;
51% acham que cabelo curto não é para rostos redondos;
49% acham que mulheres pequenas não podem ter cabelo longo;
49% acha; que a cor do cabelo deve combinar com o tom de pele;
46% acham que cabelo liso é mais profissional;
33% acham que quanto mais velha, mais curto o cabelo deve ser;
33% acham que apenas pessoas muito ousadas podem usar cabelos coloridos;
32% acham que cabelo curto é menos feminino.

Sobre ter o cabelo danificado:
86% se sentem constrangidas;
84% se sentem inseguras sobre o visual de forma geral;
84% se sentem infelizes;
79% se sentem menos confiantes em situações sociais;
79% têm menos vontade de fazer penteados;
73% têm a confiança afetada;
69% sentem menos confiantes em relacionamentos;
67% são mais propensas a evitar eventos sociais.

Campanha incentiva mulheres a terem o cabelo que desejam
A nova campanha de Dove, Seu Cabelo, Sua Escolha, reúne o depoimento de mulheres sobre suas escolhas de estilo de cabelo que confrontam os estereótipos sociais. Desenvolvido pela Havas Helia e produzido pela Moxie Pictures, o vídeo fala sobre “regras” existentes no universo de cabelos e celebra a diversidade de escolhas.

Seu Cabelo, Sua Escolha segue a ideologia da marca de questionar os estereótipos de beleza produzidos pela sociedade e de estimular a autoestima feminina. A campanha encoraja as mulheres a se sentirem à vontade para fazer o que quiserem com seus cabelos, seja usando-os de forma natural ou decidindo mudar.

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