A expectativa para o Dia das Mães é baixa
Datas comemorativas costumam significar boas vendas,
depois do Natal e do Dia dos Namorados o Dia das Mães é uma data que também é
sinônimo de mercado aquecido, porém este ano a expectativa dos varejistas é
baixa.
Os
varejistas não criam grandes expectativas para a data, com a atual crise
econômica o Dia das Mães promete ser das lembrancinhas, “A instabilidade
econômica e medo desemprego deixam o consumidor com receio de fazer gastos extras”,
explica Rubens Panelli Jr, especialista e consultor de gestão de varejo.
Diante
do quadro o varejo fica de mãos atadas, o pessimismo é generalizado, mesmo as
classes consideradas altas não estão fazendo grandes investimentos
desnecessários. “O cenário não deve ter alterações significativas para o dia
dos namorados também, os casais vão ter que pensar bastante para serem
criativos e ainda gastarem pouco”, afirma Rubens.
Segundo
pesquisa realizada pelo Provar (Programa de Administração do Varejo) em parceria
com a Ibevar (Instituto de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo) o
percentual de consumidores que pretendem comprar bens duráveis é de
46,6%. O cenário para o segundo semestre também não é dos mais
animadores, a tendência é que o mercado fique “parado”, não é aconselhado aos
varejistas fazerem grandes estoques de mercadorias, e nem as super promoções
prometem fazer grandes diferenças nos caixas do comercio.
“O momento é mesmo de
cautela, para compradores e comerciantes, nada de estoques gigantescos nem de
compras por impulso”, enfatiza o especialista.
Rubens
Panelli - atuou
durante 12 anos como Diretor de Marketing e Comercial da C&A Modas Brasil e
Argentina, foi dentre outras empresas CEO do Grupo Empresarial Pasmanik, CEO da
Boutique Daslu, Diretor Comercial da Paramount Textêis. Hoje, Rubens é sócio
diretor da Panelli & Associados, empresa de consultoria de gestão varejo e consumer
products.
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