quarta-feira, 29 de abril de 2015

Sinal vermelho para o varejo




A expectativa para o Dia das Mães é baixa
Datas comemorativas costumam significar boas vendas, depois do Natal e do Dia dos Namorados o Dia das Mães é uma data que também é sinônimo de mercado aquecido, porém este ano a expectativa dos varejistas é baixa.
 Os varejistas não criam grandes expectativas para a data, com a atual crise econômica o Dia das Mães promete ser das lembrancinhas, “A instabilidade econômica e medo desemprego deixam o consumidor com receio de fazer gastos extras”, explica Rubens Panelli Jr, especialista e consultor de gestão de varejo.
 Diante do quadro o varejo fica de mãos atadas, o pessimismo é generalizado, mesmo as classes consideradas altas não estão fazendo grandes investimentos desnecessários. “O cenário não deve ter alterações significativas para o dia dos namorados também, os casais vão ter que pensar bastante para serem criativos e ainda gastarem pouco”, afirma Rubens.
 Segundo pesquisa realizada pelo Provar (Programa de Administração do Varejo) em parceria com a Ibevar (Instituto de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo) o percentual de consumidores que pretendem comprar bens duráveis é de 46,6%.  O cenário para o segundo semestre também não é dos mais animadores, a tendência é que o mercado fique “parado”, não é aconselhado aos varejistas fazerem grandes estoques de mercadorias, e nem as super promoções prometem fazer grandes diferenças nos caixas do comercio.
 “O momento é mesmo de cautela, para compradores e comerciantes, nada de estoques gigantescos nem de compras por impulso”, enfatiza o especialista.

Rubens Panelli - atuou durante 12 anos como Diretor de Marketing e Comercial da C&A Modas Brasil e Argentina, foi dentre outras empresas CEO do Grupo Empresarial Pasmanik, CEO da Boutique Daslu, Diretor Comercial da Paramount Textêis. Hoje, Rubens é sócio diretor da Panelli & Associados, empresa de consultoria de gestão varejo e consumer products.

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