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quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Antecipar o FGTS: quando vale a pena?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito trabalhista inalienável, presente na vida de todos os trabalhadores com carteira assinada. Afinal, ele é um importante fundo de poupança criado com o objetivo de proteger o trabalhador em momentos de demissão sem justa causa, aposentadoria, falecimento do empregador e outras situações previstas em lei.

No entanto, a organização também oferece uma faceta menos conhecida, que pode ser uma ferramenta valiosa para quem precisa de recursos financeiros imediatos: a antecipação do FGTS. Esta modalidade de empréstimo permite ao trabalhador sacar parte do saldo de seu FGTS antes da data de aniversário do benefício, por meio de instituições financeiras licenciadas.

“Para determinar se a antecipação do FGTS é a escolha certa, é crucial avaliar os prós e contras, bem como os cenários em que esta alternativa se mostra vantajosa”, alerta André Oliveira, CEO da rede de franquias de soluções financeiras CredFácil.


Vantagens e desvantagens

  • Acessibilidade: O processo de contratação é simples e ágil, uma vez que o banco utiliza o próprio FGTS como garantia de pagamento.
  • Taxas de juros competitivas: As taxas de juros associadas à antecipação do FGTS geralmente são inferiores às de outras modalidades de empréstimos.
  • Pagamento facilitado: As parcelas do empréstimo são deduzidas diretamente da conta do FGTS, o que torna o controle financeiro mais simples.
  • Perda de rentabilidade: O saldo do FGTS rende aproximadamente 3% ao ano, e antecipar o saque significa abdicar desse ganho.
  • Limitação no saque-rescisão: Se o trabalhador for demitido sem justa causa, ele somente poderá sacar o saldo do FGTS referente às competências anteriores ao empréstimo.


Quando vale a pena?

A antecipação do FGTS pode ser uma solução valiosa para muitos, mas só vale a pena quando bem planejada e em circunstâncias apropriadas. “Para tomar uma decisão financeira consciente, é essencial avaliar sua situação pessoal”, diz Oliveira. Veja algumas situações onde antecipar o FGTS é uma boa alternativa:

  • Quitar dívidas: Quando se está lidando com dívidas de alto custo, como as do cartão de crédito ou cheque especial, a antecipação do FGTS pode ajudar a reduzir o valor das parcelas e economizar em juros, além de melhorar o histórico de crédito.
  • Realizar um sonho: Para alcançar um objetivo, como comprar um carro, uma casa ou fazer uma viagem, a antecipação do FGTS pode ser usada para financiá-lo. No entanto, é crucial garantir que o valor do empréstimo seja suficiente para cobrir as despesas e que se tenha condições de pagar as parcelas.
  • Investir em um projeto: Se você possui conhecimento em investimentos e acredita que pode obter um retorno superior à taxa de juros do empréstimo, a antecipação do FGTS pode ser uma opção para aumentar o patrimônio.

“Entretanto, antes de tomar qualquer decisão sobre a antecipação do FGTS, é vital considerar os seguintes fatores: avaliar a real necessidade imediata do dinheiro e comparar as taxas entre credoras e outras modalidades de crédito”, finaliza André. 



CredFácil
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Transformar a liderança, transforma as organizações

Estamos vivendo uma era de desafios e oportunidades sem precedentes na forma como trabalhamos, sendo a forma como nos relacionamos neste ambiente constantemente repensadas. Isso, instiga um olhar mais atento aos papéis dos líderes, quem desempenha um papel fundamental no sucesso e no crescimento das organizações. No entanto, com os últimos acontecimentos, tornou-se necessário repensar e transformar a forma de liderar, para acompanhar os avanços da sociedade e das empresas. 

Percebi, ao longo da minha jornada, que a gestão tradicional, baseada em hierarquias rígidas, com comandos unilaterais permite pouquíssima margem para a criatividade e a inovação. Esse modelo não atende às necessidades das organizações modernas, que buscam agilidade, flexibilidade e adaptabilidade para enfrentar os desafios do ambiente de negócios atual.

Por isso, as empresas passaram a buscar um gestor transformador, com capacidade de inspirar e motivar os times. Recentemente, tive acesso à pesquisa do site de empregos Indeed, realizada em novembro do ano passado, que mostrou que incentivar e apoiar os funcionários no crescimento pessoal e no do desenvolvimento da carreira é a competência mais desejada em um líder. Em segundo lugar, a preocupação genuína com o bem-estar dos colaboradores. 

E eu acredito fielmente nisso: por meio das fortalezas de membro do time, líderes transformadores envolvem seus colaboradores, ouvem suas ideias, incentivam a participação ativa e reconhecem suas contribuições, fomentando um ambiente de trabalho colaborativo e de a criatividade e inovação, fatores essenciais para o sucesso das organizações em um mundo em constante mudança. 

Promover a autonomia e o empoderamento dos membros dos times, faz com que os líderes passem de supervisores para facilitadores do desenvolvimento profissional e pessoal de seus liderados. Eles oferecem suporte, as ferramentas necessárias e ajudam a desenvolver habilidades, permitindo que os colaboradores assumam responsabilidades e tomem decisões com autonomia. Esse empoderamento cria um senso de propósito e pertencimento, aumentando a motivação e a produtividade. 

Outro aspecto importante é a habilidade de lidar com a diversidade e a inclusão. Na pesquisa da Indeed, citada anteriormente, apoiar e promover ativamente um ambiente de trabalho mais diversificado e inclusivo figura em terceiro lugar nas competências mais desejadas. E as organizações estão cada vez mais reconhecendo a importância da pluralidade em seus times, tanto em termos de gênero, etnia, idade, como também em termos de habilidades e perspectivas. Os líderes transformadores valorizam a diversidade e promovem um ambiente inclusivo, onde todas as vozes são ouvidas e respeitadas. Eles reconhecem que diferentes pontos de vista e experiências enriquecem a tomada de decisões e impulsionam a inovação. 

A liderança que faz a diferença está intimamente ligada à aprendizagem contínua, em manter-se atualizado e encorajar que seus times façam o mesmo. Incentivar a busca por novos conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e a experimentação de novas ideias deve estar presente em toda a organização, criando uma cultura de inovação e adaptação. 

Transformar a liderança não é uma tarefa fácil, requer esforço, comprometimento e uma mudança de mentalidade. É preciso estar disposto a abandonar antigas práticas e crenças, e abrir caminho para um estilo de liderança mais colaborativo e empoderador. 

Fazendo isso, as empresas se tornam mais ágeis e adaptáveis, capazes de lidar com as constantes mudanças do mercado. Aumenta-se a criatividade e a inovação, uma vez que as ideias e perspectivas de todos são valorizadas. A motivação e o engajamento dos colaboradores são elevados, resultando em maior produtividade e satisfação no ambiente de trabalho. 

Ao investir na transformação da liderança, as organizações podem alcançar novos patamares de excelência, inovação e sucesso duradouro. Além disso, a diversidade e a inclusão são promovidas, fortalecendo a imagem da organização, atraindo e retendo talentos diversos.

 

Hugo Nisenbom - CEO da MSD Brasil


Reta final: confira dicas para fazer uma boa redação no Enem e lives gratuitas para reforçar a preparação

Nos dias 25 e 26 de outubro, a Redação Nota 1000, maior plataforma de prática e correção de redações do Brasil, realizará lives abertas ao público no YouTube

 

O mês de outubro é, oficialmente, a reta final para os vestibulares. Nesse período, além de buscar meios para diminuir a ansiedade, é fundamental que o estudante anote dicas valiosas para a prova. Para aqueles que estão focados no Enem, que acontece nos dias 5 e 12 de novembro, escrever uma boa redação fará toda a diferença na média final, podendo, inclusive, ser o que garante o seu ingresso na universidade dos sonhos.

 

Julia Ferreira, coordenadora de redação da Redação Nota 1000, separou algumas dicas para alcançar uma boa nota no texto dissertativo-argumentativo do Enem. Confira:

 

1- Conheça as exigências do exame

“A redação do Enem possui particularidades que precisam ser atendidas para que o estudante possa atingir uma nota alta. Dentre essas especificidades, tem-se a proposta interventiva, a presença adequada e constante de elementos coesivos e a mobilização de ao menos um repertório legitimado externo aos textos motivadores, bem relacionado ao tema e com uso produtivo, isto é, que fundamente a argumentação do estudante”, explica Julia Ferreira.

 

O texto é avaliado por dois corretores diferentes, de modo independente, e a nota final é uma média aritmética dessas pontuações. Na hora de escrever, o candidato deve considerar todas as cinco competências da matriz de correção: 1- domínio da norma culta da língua portuguesa; 2- atendimento ao tema e ao gênero; 3- seleção, organização e desenvolvimento de argumentos; 4- coesão e 5- proposta interventiva.

 

Cada quesito vale de 0 a 200 pontos, totalizando 1000 como nota máxima da redação. Desse modo, não adianta escrever um texto interessante, mas que não esteja alinhado a essa estrutura.

 

2- Preste atenção na gramática

É muito comum que a pontuação do estudante na redação do Enem diminua por desvios pontuais da norma-padrão da língua portuguesa, que poderiam ser evitados com uma revisão atenta. Portanto, fica a dica: esteja atento à ortografia, pontuação e gramática.

 

3- Faça um planejamento textual

Pelo curto tempo de prova, muitos candidatos escrevem o texto sem fazer um planejamento prévio. Na maioria dos casos, isso resulta em lacunas na argumentação e trechos confusos, os quais comprometem a defesa da tese.

 

Lives gratuitas para estudar para a redação do Enem

Além de praticar a escrita por conta própria, na reta final para os vestibulares, é fundamental que o candidato busque dicas de especialistas. Em outubro, a Redação Nota 1000 está organizando duas lives gratuitas no Youtube, para preparar os estudantes para a produção textual do Enem. Confira as datas e o que será abordado em cada uma:

 

Dia 25/10, às 19h: serão apresentados e analisados os cinco últimos temas de redação do Enem e o contexto brasileiro nos anos em que foram aplicados. Além disso, neste mesmo dia, serão explorados possíveis campos temáticos que podem ser tema da redação do Enem deste ano.

 

Dia 26/10, às 19h: serão apresentadas as características de cada uma das Competências da matriz de correção Enem e, por fim, acontecerá uma avaliação de um texto ao vivo, comentando alguns aspectos importantes e indicando como o aluno pode escrever uma boa redação.

 

O espaço, além de trazer dicas valiosas, é interessante para todos aqueles que desejam tirar suas dúvidas com especialistas. Para acessar os conteúdos, basta que o estudante entre no canal do YouTube e assista às lives. Acesse pelo link: https://www.youtube.com/channel/UC7YYYodjoY37egt5-YHnpmA?view_as=subscriber.

 

Redação Nota 1000


Atendimento ágil e resolutivo como chave para fidelizar os clientes na Black Friday

Ao longo dos últimos anos, a Black Friday conquistou seu espaço como um dos eventos mais aguardados para o varejo, marcando o início da temporada de compras de fim de ano com ofertas arrebatadoras. Para as empresas, no entanto, a data também figura como um desafio logístico e operacional significativo, graças ao forte aumento esperado nas vendas. Por isso, é imprescindível se preparar para a Black Friday e oferecer um atendimento resolutivo e eficiente sem sofrer com essa variação brusca na “temperatura” nos negócios.

Tudo isso pode se resumir a um objetivo: respostas rápidas, ou seja, sem gerar pendências ou espera de clientes, acumulando solicitações sem solução após este período. Para muitos consumidores, a experiência de compra durante a Black Friday pode ser marcada por atrasos na entrega e dificuldades no atendimento ao cliente, o que podem impactar a reputação da marca, que por sua vez pode levar meses ou anos para ser resgatada, gerando descontentamento e reclamações tanto públicas quanto tratativas em órgãos de defesa do consumidor.

As empresas que conseguem evitar backlog e oferecer um serviço ágil e de alta qualidade ganham a confiança e a lealdade de seus clientes. Portanto, além de analisar as vendas em anos anteriores, prever estoques e monitorar toda as etapas da operação, dentre outras atividades de planejamento, incluir o atendimento ao cliente na estratégia da Black Friday é crucial para assegurar a continuidade e uniformidade do negócio, contando com uma equipe devidamente treinada e atualizada sobre as promoções, produtos e códigos de consumidor. Entre os pontos que devem ser analisados estão:

  1. Reforço e treinamento da equipe de atendimento
  2. Automatização de respostas para perguntas frequentes
  3. Ampliação dos horários de atendimento durante e após a Black Friday
  4. Desenho de processos especiais para tratamento de assuntos críticos
  5. Plano de contingência em caso de problemas técnicos

Para que as empresas possam enfrentar este período com solidez precisam encontrar parceiros com serviços flexíveis de customer services que possam ser contratados no tamanho e pelo tempo que a demanda exigir. Mais do que resolver problemas, os serviços especializados agregam valor às organizações atuando em diversas frentes, como assistência no processo de faturamento, entrega, trocas e devoluções, assistência técnica, garantia, suporte ao uso, dentre outros.

O cenário ideal é que as companhias estejam prontas com pelo menos uma semana de antecedência, o que inclui treinamento da equipe, garantia de funcionamento dos sistemas e a certeza de que a infraestrutura está preparada para lidar com o significativo aumento previsto no volume de vendas e na demanda do atendimento ao cliente.

A Black Friday é uma oportunidade para as companhias aumentarem suas vendas e conquistarem novos clientes. No entanto, lidar com o pós-vendas é ainda mais importante pois é o momento decisivo para fidelização. Portanto, prepare-se com antecedência, seja ágil e esteja pronto para oferecer o melhor serviço aos seus clientes durante a Black Friday.

 

Mauro Oliveira Costa - Head de Operações na Necxt, empresa do Grupo Stefanini.


O fracasso não preocupa os jovens

Grande parte dos estudantes adota o otimismo no seu dia a dia

 

Com o passar do tempo, a concorrência no mercado de trabalho fica cada vez mais acirrada, novas profissões surgem e a tecnologia revoluciona o mundo laboral. Sendo assim, quem está ingressando nesse campo pode sentir medo do futuro. Com o intuito de entender sobre o tema, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios fez uma pesquisa e perguntou: "você tem medo de fracassar na vida?”. Com dados coletados entre os dias 18 e 29 de setembro de 2023, o levantamento contou com a participação de 19.153 respondentes, de 15 a 29 anos de idade.

 

"Eu não falhei. Apenas descobri dez mil maneiras de não funcionar". Essa frase foi publicada em um artigo de jornal de 1922, chamado "Thomas A. Edison: A Man Who Never Failed". O célebre inventor, nesta entrevista, falou sobre a relevância de aprender com os erros. Para ele, o fracasso é uma parte do processo de inovação e, por isso, é importante não desistir quando algo der errado. Bem, o criador da lâmpada foi imortalizado e, hoje, é difícil achar algum lugar sem influência de suas invenções. Contudo, o produto final aqui, não é o mais relevante, mas sim o caminho percorrido. 

 

Outra frase boa da Internet é: “a coragem só vem antes do medo no dicionário”. Ou seja, o receio é natural e muitas vezes a cobrança interior supera a exterior. “O que acontece se eu errar? Como os outros vão me julgar?”. Com ambição, vontade, desejo de vitória e seguindo em frente após um tropeço, será mais fácil alcançar um objetivo.


 

A maioria não tem medo do fracasso

 

A maior parte dos entrevistados, 31,60% (6.052), luta diariamente para ter sucesso na jornada e isso pode ajudar. “Depende para onde seu esforço está direcionado. O conhecimento sobre todos os aspectos do caminho a ser percorrido lhe dará maior conforto e menos insegurança de trilhá-lo. Só o esforço, sem sabedoria, vai elevar sua expectativa e a frustração será maior caso haja um fracasso, enquanto focar em aprender ao máximo possível no trajeto, um erro será encarado como mais uma oportunidade de adquirir experiência e continuar a missão”, comenta o analista de treinamento e desenvolvimento do Nube, Hugo Domenech.


 

Muitos têm essa característica apenas em assuntos específicos

 

Uma grande parcela, 31,08% (5.952), tem esse sentimento às vezes, mas o otimismo é mais forte. “Isso é normal em alguns momentos, especialmente na hora de desafios ou mudanças abruptas. Contudo, é preciso não se abater. Pensamentos positivos podem ajudar a enfrentar essa situação de forma saudável. Quando isso acontece, somos mais propensos a nos esforçar ao máximo e a superar barreiras. Ademais, é fundamental evitar comparações com os outros. Cada pessoa tem seu próprio tempo e ritmo”, diz o especialista.



Alguns se esforçam para não terem essa vivência

 

É a realidade de 16,85% (3.227) em relação ao tema. No entanto, isso pode atrapalhar. “Esse sentimento impede de correr riscos e tomar decisões. Se o indivíduo está sempre com medo de errar, será mais hesitante e inseguro. Isso interfere em entrevistas de estágio ou emprego, negociações e outros momentos cruciais. O desespero atrapalha a fazer as melhores escolhas”, afirma o analista.


 

Outros sofrem ao se imaginar nessa situação

 

Para 11,87% dos entrevistados (2.273), é ruim ver alguém nessa situação e se colocar naquele lugar. ”Nós, Homo Sapiens, tivemos como diferencial evolutivo a comunicação. Atuar em grupo, dividir experiências e passá-las à frente. Isso funciona a milhares de anos por um motivo. Quando vamos percorrer um caminho, seja um novo trabalho, função ou qualquer atividade da mais simples a mais complicada, pensamos em diversas possibilidades, tentando antever qualquer imprevisto e finalizar a demanda da melhor forma. Se algo não ocorreu como o esperado, foi porque nesse exercício mental, o repertório não era suficiente para prever a adversidade. Escutar quem já vivenciou isso trará exemplos e mostrará como é viável superar os obstáculos”, complementa Domenech.

 

Uma pequena parcela nem cogita essa possibilidade

 

Por fim, 8,61% (1.649) acreditam muito em seu potencial e essa chance nem existe em suas cabeças. “Uma pessoa confiante não encara um desafio igual a alguém tomado pelo medo. Para ela, não é uma questão de ’se terei sucesso’ e sim quando isso ocorrerá. Essa característica ajuda a correr riscos calculados. Crendo em nós mesmos, a probabilidade de bons resultados é maior”, conclui o especialista do Nube. 



Hugo Domenech - analista de treinamento e desenvolvimento do Nube


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Saiba quais os direitos do INSS para pacientes com câncer de mama

  

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De acordo com advogada, para casos de afastamento ou aposentadoria de pacientes não é exigido período mínimo de contribuição


Uma estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) prevê o diagnóstico de 74 mil casos de câncer de mama no Brasil, por ano, até 2025. Para divulgar informações e conscientizar sobre a doença, o mês de outubro marca uma campanha intensa sobre o câncer de mama. É fundamental entender questões relacionadas à saúde, mas você conhece quais são os direitos previdenciários para pacientes com câncer de mama?

De acordo com a advogada Regiane Esturilio, mestre em Direito Econômico e Social e especializada em Direito Tributário, além de associada da AHK Paraná, os direitos de trabalhadores diagnosticados com câncer estão previstos na Constituição Federal, na Lei de Benefícios e no Regulamento da Previdência e Assistência Social.

Para ter acesso a benefícios da previdência social, é preciso que o paciente contribua, mas nestes casos não existe uma carência mínima exigida.

“O segurado não precisa ter recolhido, no mínimo, 12 contribuições ao INSS como em outros casos. Ele pode receber auxílio por incapacidade temporária, quando precisar se afastar do trabalho por mais de 15 dias consecutivos, ou aposentadoria, se diagnosticado com incapacidade permanente. Também é importante lembrar que, em caso de necessidade de assistência permanente para as atividades da vida diária ou se a doença exigir permanência contínua em leito, é possível obter um acréscimo de 25% no valor do benefício. Isso vale para os beneficiários do regime geral da previdência social”, explica Regiane.

Além disso, a especialista também pontua que pacientes com câncer têm direito à isenção do imposto de renda sobre os rendimentos de aposentadoria, reforma e pensão, inclusive complementações.


É preciso acionar o INSS para o tratamento?

De acordo com a advogada Regiane Esturilio, o INSS só deve ser acionado em caso de necessidade de ausência por mais de 15 dias consecutivos do trabalho.

Em períodos superiores, o tempo de afastamento para tratamento e recebimento do benefício por incapacidade temporária vai depender do que for indicado pela perícia médica.

“Nestes casos, o paciente deve solicitar a perícia perante o INSS mediante comprovação da condição de segurado e declaração ou exame médico (com validade de 30 dias) que descreva o seu estado clínico. Muitas vezes, a depender da demora para o agendamento ou do tempo de afastamento concedido pelo INSS, os pacientes podem procurar um advogado e buscar o Poder Judiciário para obter os benefícios pelo tempo necessário”, orienta a advogada.


Direito à liberação do trabalho para exames

O diagnóstico precoce pode aumentar consideravelmente as chances de cura de câncer de mama. Por isso, trabalhadores celetistas têm direito previsto na lei para se ausentar dos trabalhos sem prejuízo salarial para a realização de exames preventivos de câncer de qualquer natureza.

É necessário comprovar a necessidade da realização dos exames, sendo que a liberação, sem prejuízo salarial, alcança até três dias a cada 12 meses de trabalho, conforme o artigo 473 da CLT. 



AHK Paraná – Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Esta é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida pelo Conselheiro de Administração e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas F. H. Hoffrichter.


5 dicas para conseguir um emprego temporário no varejo até dezembro

Especialista da Luandre explica os principais fatores que podem garantir uma vaga de emprego

 

Dados da FeComércio de São Paulo (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) mostram que os setores de Serviços e Comércio abriram mais vagas de empregos formais do que fecharam no intervalo entre janeiro e julho de 2023, na capital paulista

O comércio teve, em julho, o melhor resultado mensal desde novembro do ano passado, puxado pela demanda da força de trabalho em segmentos como de alimentos e medicamentos. E a Confederação Nacional do Comércio tem boas perspectivas para o fim do ano, quando a projeção é que ao menos 110 mil vagas temporárias sejam abertas.

Na reta final de 2023, o varejo está ainda mais aquecido com a proximidade de Black Friday, Natal e Ano Novo. “Percebemos que as empresas começaram a contratar mais cedo, neste ano. Isso acontece pela alta demanda para formar times que trabalharão já a partir de outubro”, explica Débora Herdeiro gerente de Operações da Luandre, uma das maiores consultorias de RH do país.

Para a especialista, esta é uma excelente oportunidade para quem está em busca de uma recolocação no mercado ou primeiro emprego: “selecionamos pessoas com e sem experiência a depender da vaga, podendo ser uma boa chance para quem está procurando o primeiro emprego e até mesmo conseguir uma efetivação ao fim do contrato temporário”.

Débora lista 5 dicas para conquistar um emprego temporário. Confira.

  1. Mostre-se interessado (a)

É muito importante que o candidato se mostre interessado na vaga. Por isso, buscar informações sobre a empresa antes da entrevista é sempre importante. Depois da contratação, se manter proativo é um comportamento que aumenta as chances de efetivação.

  1. Mantenha o currículo atualizado

O currículo é o cartão de visita dos recrutadores. O candidato deve se atentar a informações básicas como número para contato e e-mail. Além disso, é importante se certificar que as experiências que constam no currículo estão atualizadas. E sempre incluir palavras-chave para que o sistema de seleção consiga identificar rapidamente o currículo.

 

  1. Permita-se aprender!

Demostrar que está disposto a saber mais é fundamental na hora da entrevista. Mostrar que não tem experiência, mas que tem vontade de aprender transparece maturidade e boa vontade – aspectos que os recrutadores levam muito em consideração.

  1. Busque vagas nos lugares certos

Cuidado na hora de buscar uma oportunidade. Hoje existem plataformas digitais que permitem que os candidatos façam o cadastro de currículo e se candidatem às vagas disponíveis de forma gratuita, como é o caso da Luandre que está com mais de 8.000 oportunidades a nível Brasil.

  1. Esteja disponível!

Como as contratações para as vagas temporárias são rápidas, é muito importante que o candidato esteja disponível para entrevistas e início imediato.


Luandre Soluções em Recursos Humanos


Hospital de Haifa, em Israel, monta creche de emergência para atender filhos de funcionários

Divulgação: Filhos de funcionários acolhidos
na creche emergencial montada pelo Rambam
Rambam Health Care Campus, situado ao norte do país, criou estrutura para acolher crianças enquanto pais se dedicam aos cuidados com os feridos


Desde o início do conflito entre Israel e Hamas, o Ministério da Educação israelense vem alterando a rotina de estudo das crianças e jovens, incluindo a suspensão de aulas em pontos de maior tensão e escalada da violência que, inclusive, tem intensificado o trabalho dos profissionais de saúde. Com o objetivo de acolher as crianças, atenuar a falta da rotina da escola presencial e garantir conforto aos pais que têm atuado no socorro aos feridos, o Rambam Health Care Campus, hospital referência em traumas situado em Haifa, ao norte de Israel, criou uma creche de emergência, de modo a atender as necessidades dos cerca de seus 6.000 funcionários.

Desde os primeiros dias de conflito, a creche funciona diariamente, recebendo aproximadamente 300 de 3 a 14 anos. O centro é organizado pelos departamentos de Bem-Estar e Recursos Humanos do hospital e conta com a parceria da equipe do jardim de infância do município de Haifa, além de dezenas de voluntários, estudantes de medicina e adolescentes. Assim, os pais trazem seus filhos ao centro e depois os buscam quando o turno termina, em um ambiente livre de estresse.

Para melhor logística, foram organizadas diferentes turmas, de acordo com as faixas etárias. No local, as crianças também participam de atividades lúdicas, culturais e artísticas, incluindo apresentações de magia e de música, além de pintura.

“Recentemente, as crianças aproveitaram o dia de creche para pintar quadros que foram posteriormente enviados aos soldados das forças de defesa israelense que estão estacionados nas fronteiras sul e norte do país, como uma pequena forma de apoiá-los, acolhê-los e agradecê-los”, destaca uma colaboradora do Rambam.

 Divulgação: Crianças pintam para os soldados no front

Acolhimento aos soldados com cães terapêuticos

Aos soldados que chegam feridos no Rambam, para além dos cuidados médicos com equipe multidisciplinar, o hospital também tem dado acolhimento especial, com uso de cães terapêuticos.


Divulgação: Cães visitam soldados feridos
 em tratamento no Rambam

“As visitas são feitas por três filhotes da raça labrador, pertencentes ao Centro de Treinamento de Cães de Serviço, localizado em Kiryat Tiv'on, cidade no distrito de Haifa. Não dá para ficar indiferente ao vê-los e interagir com eles que, por onde passam, trazem alegria e leveza ao ambiente. Isso ajuda bastante nas questões emocionais e na saúde emocional dos pacientes”, diz Eidit Leyva, enfermeira veterana da sala de cirurgia do Rambam, e que também atua como adestradora de cães de serviço no centro de treinamento.

“Nossas equipes, que estão mentalmente exaustas e cheias de tristeza pela situação em Israel, também recebem uma injeção de incentivo com essa visita especial. Os cães de terapia têm muitos benefícios, desde a redução do estresse e da tensão, passando pela liberação de endorfinas e muito mais, de modo que percebemos o efeito instantaneamente", conclui a enfermeira do Rambam

Fim dos sistemas legados: a nova era da gestão financeira

Toda mudança gera desconforto. Afinal, é necessário deixar de lado métodos antigos e implementar um novo conceito de gestão. Por sua vez, é preciso chamar atenção para um outro obstáculo que também acaba prejudicando essa transição: o uso de sistemas legados. Não à toa, segundo o relatório "O Estado da Integração Empresarial 2023", divulgado pela Digibee, 35% dos entrevistados apontaram essa como a maior dor nos processos de integração de sistemas.

São considerados sistemas legados softwares ou ferramentas já ultrapassados, e que não têm capacidade de acompanhar os avanços da tecnologia ou atender as necessidades da empresa. Com isso é realizado a implantação de um novo sistema e, o anterior, é então assim chamado de sistema legado.

Esse aspecto também influencia diretamente a área de finanças. Até porque, administrar operações em dois sistemas, sendo o antigo e o que está em migração, pode trazer incompatibilidades de dados, além do não cumprimento das responsabilidades que permeiam o setor – o que foi apontado por 32% dos entrevistados pela Digibee, como uma grande preocupação.

Uma das razões que faz com que esse cenário ainda faça parte de boa parte das organizações é a forte resistência a mudanças. Afinal, para que mudar se sempre funcionou? Esse tipo de pensamento acaba fortificando as barreiras que impedem a empresa de avançar nos conceitos de inovação.

Deste modo, a área de TI, que possui uma ampla participação em todo esse processo, acaba dedicando muito tempo e atenção para a manutenção dessas ferramentas ultrapassadas quando, na verdade, poderia se dedicar em desenvolver habilidades que possam impulsionar a organização, fortalecendo sua lucratividade.

E, considerando as diversas funções que fazem parte do dia a dia da organização, principalmente, no setor financeiro, a migração para uma ferramenta robusta pode favorecer e muito a rotina dessa área. Isso é, ao ter um sistema embarcado em tecnologia de ponta que ofereça importantes funcionalidades como automatização, importação de informações do sistema legado, controle de fluxo, entre outros ganhos, é possível ter maior segurança nas operações.

Ou seja, o usuário terá plena convicção na emissão de relatórios, tendo margem para se dedicar as funções estratégicas e analíticas, garantindo maior fluidez em todo o processo. Certamente, toda organização almeja tais ganhos apontados, mas esse não é um caminho para ser percorrido sozinho. Nesse aspecto, ter o apoio de uma consultoria especializada nessa abordagem e que ofereça esse tipo de solução, fará toda a diferença desde a implementação, até no treinamento da equipe.

Levando em conta todos os avanços conquistados pela transformação digital, não há mais como se manter preso em métodos que não auxiliem no desempenho da empresa. Ainda de acordo com o estudo da Digibee, quase 100% dos entrevistados do mercado financeiro apontaram que precisam criar, a cada 12 meses, até dez integrações nos principais aplicativos, acarretando ciclos de manutenção desnecessários.

Dessa forma, é crucial que as empresas busquem se adaptar, analisar profundamente os seus gaps e, sobretudo, estarem atentas às novidades do mercado de tecnologia, avaliando aquilo que pode ser implementado para melhorias nos aspectos de gestão. Ao longo deste processo, é fundamental que haja a máxima a participação dos colaboradores, já que são eles que irão operar e utilizar a ferramenta no dia a dia.

Por fim, cabe o alerta: se sua empresa ainda utiliza sistemas legado para consultar informações, busque deixar de usá-los o quanto antes. Até porque, toda mudança pode causar dores e desconfortos, mas permanecer no “erro” pode gerar atrasos irreversíveis. 



Gilberto Bueno - consultor de produtos e serviços do Grupo Skill.



CIEE realiza cadastro de estudantes em estações da Linha 4-Amarela


Ações acontecem dia 20 em Higienópolis-Mackenzie e dia 27 em Vila Sônia-Professora Elisabeth Tenreiro


De olho na inserção no mercado de trabalho, estudantes podem fazer uma parada na Linha 4-Amarela de metrô, mais precisamente na Estação Higienópolis-Mackenzie, onde ocorre, das 11h às 16h desta sexta-feira (20), o cadastramento promovido pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), em parceria com a ViaQuatro, concessionária  responsável pela operação e manutenção da linha. Ainda neste mês, a atividade também será realizada na Estação Vila Sônia-Professora Elisabeth Tenreiro, no dia 27. 

 

Além de poder se inscrever para vagas de trabalho, a ação visa auxiliar estudantes a partir de 14 anos a se informar sobre como se inscrever para processos seletivos de vagas de estágio. A equipe do CIEE também dará orientações sobre elaboração de currículo.  



Serviço

Local: Estação Higienópolis-Mackenzie
Data: sexta-feira, 20 de outubro
Horário: 11h às 16h

Local: Estação Vila Sônia
Data: sexta-feira, 27 de outubro
Horário: 11h às 16h


Saiba como evitar surpresas no divórcio

 Luiz Fernando Gevaerd, especialista na área de Direito da Família, dá algumas orientações essenciais para quem sente que o casamento está caminhando para o fim

 

Um divórcio nunca acontece de uma hora para a outra. Muitos conflitos anteriores entre o casal acabam levando à separação legal. Por isso, quem já sabe que o casamento está terminando deve se precaver para não ter surpresas na partilha de bens ou assim que o processo se inicia.

De acordo com Luiz Fernando Gevaerd, especialista na área de Direito da Família com mais de 40 anos de carreira, mais de 10 mil casos atendidos e diretor do escritório Gevaerd Consultoria Jurídica, é importante fazer um inventário completo dos bens e investimentos do casal antes mesmo da separação. “Regularize as contas bancárias, calcule as despesas da casa, não deixe nada para depois”, sugere.

Ele também explica que objetos valiosos, como jóias ou obras de arte, devem ser fotografados e relacionados para entrarem na partilha de bens, já que, como são de fácil transporte e muitas vezes não há possibilidade de comprovação legal, esses itens costumam desaparecer quando há perspectiva de litígio no casal. “Se você não cuidar desse aspecto poderá ter surpresas desagradáveis como, por exemplo, verificar que o ex-cônjuge vendeu objetos do patrimônio comum antes de iniciada a partilha”, afirma. 

Outro ponto importante a ser definido antes mesmo da separação é relacionado à residência principal dos filhos caso o casal os tenha. “Se você pretende continuar morando com seus filhos, jamais mude de casa sem levá-los consigo. A tendência da Justiça, nesses casos, é manter inalterada a situação das crianças até a decisão final, que pode demorar alguns anos. Ou seja, se a mulher sai de casa e deixa os filhos com o marido, essa situação certamente poderá ser mantida, pelo menos até o julgamento”, ressalta o Dr. Gevaerd. 

O especialista explica que quando a decisão de divórcio é tomada, é bastante natural que um dos parceiros já opte por sair de casa. Nesta hora, a orientação do Dr. Gevaerd é que a pessoa que está saindo deve levar tudo o que é dela. “O impacto de uma decisão de divórcio, por alguma razão que a psicologia pode explicar, às vezes causa na outra parte uma profunda fúria, não sendo incomuns os casos em que a parte que se sente traída ou rejeitada destrói roupas e objetos que são importantes para o outro”, finaliza.

 


Luiz Fernando Gevaerd - Especialista na área de Direito de Família, o advogado Luiz Fernando Gevaerd possui 40 anos de carreira e mais de 10 mil casos atendidos. Gevaerd é graduado em Direito, Economia, Administração de Empresas, Contabilidade e especialização em Mediação de Conflitos. Por sua grande expertise, o profissional é fonte constante das grandes mídias (programas de TV, rádios, revistas, jornais e sites) em assuntos diversos. Um de seus diferenciais é a experiência em outras áreas relacionadas com o Direito de Família: Economia, Contabilidade e Negócios, permitindo-lhe falar sobre as repercussões do divórcio em grandes patrimônios.


Gevaerd Consultoria Jurídica
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A importância das empresas investirem em inovação

Com as milhares de empresas dos mais variados segmentos é praticamente inevitável que surjam coisas parecidas ou até repetidas no mercado. Com tantas pessoas produzindo, é compreensível que às vezes tenham a mesma linha de raciocínio e cheguem a um mesmo produto comum. Porém, o que faz com que seus produtos ou serviços se destaquem? É preciso de algum diferencial, algo que seja inovador.

Em 19 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Inovação, cujo objetivo é incentivar o crescimento da inovação em recursos tecnológicos, científicos e intelectuais, mudando o dia a dia da sociedade. A data reforça a importância das empresas investirem em inovação e, consequentemente, serem capazes de criar soluções inovadoras, para que possam transformar e causar impacto positivo ao seu redor.

Apesar de ainda estarmos longe do ideal, este ano o Brasil subiu cinco posições no Índice Global de Inovação (IGI) na comparação com o ranking de 2022, passando a ocupar o 49º lugar entre 132 países. Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontam que após 12 anos fora do recorte das 50 economias mais bem classificadas no IGI, o Brasil passou a liderar o ranking dos países da América Latina e Caribe em 2023.

Isso já demonstra uma evolução para o nosso país, que precisa caminhar, ainda que o faça  a passos lentos, em algumas direções para conseguir o que quer, ainda que com poucos recursos, muitas vezes concentrados nas mãos de poucos. Ou seja, em alguns casos, não é falta de vontade de investir em inovação, mas sim falta de condições financeiras para tal, mas isso precisa ser melhor planejado.

As empresas que estão surgindo agora já nascem com essa mentalidade, em tese, são pura inovação. O principal desafio reside nas empresas já estabelecidas que precisam mais do que nunca se conscientizar de que devem separar uma parte do orçamento para inovação e assim conseguir fazer e propor coisas diferentes. Afinal, se são saudáveis, dinheiro não faltaria. Desta forma, é possível que ganhem espaço e se diferenciem.

Sejamos sinceros, com o cenário da economia atual e um mercado muito disputado, cada vez se torna mais difícil conseguir se consolidar e se manter no topo, por isso é essencial estar preparado para entregar o novo, mas com a qualidade de sempre.

Neste contexto, penso que falta muita capacidade de gestão e a ferramenta dos OKRs - Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves), pode ajudar os gestores a se planejarem, pois a ferramenta oferece uma visão clara e focada nos objetivos, resultados e estratégias. Tudo isso é fundamental para conseguir enxergar o que é necessário, para fazer um bom trabalho e entregar o impacto desejado, incluindo a inovação.

Tudo precisa coexistir para funcionar. Não vai ser fácil, mas o segredo para conseguir inovar é não ter medo de errar. Você pode criar algo totalmente novo, mas que ainda não possui uma execução correta. Não desista da ideia logo na primeira dificuldade, procure entender o erro e consertar. Se mesmo assim não der certo, é hora de buscar novos horizontes, mas sempre com a mentalidade de que a inovação é o caminho e não um obstáculo.


Pedro Signorelli - um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKRs. Já movimentou com seus projetos mais de R$ 2 bi e é responsável, dentre outros, pelo case da Nextel, maior e mais rápida implementação da ferramenta nas Américas. Mais informações acesse: http://www.gestaopragmatica.com.br/

 

Confira 5 benefícios do sorriso para concretizar vendas e negócios

Sabemos bem que Sorriso atrai sorriso e uma das coisas que mais afugenta clientes é o mau humor e arrogância no atendimento e nas vendas. Você quer vender e lucrar mais? Sorria!

A treinadora e palestrante Mari Possidonio, especialista em Comunicação e Programação Neurolinguística, afirma que o sorriso não só ajuda a vender mais como pode ser determinante para fechar um negócio, já que ele também acaba criando uma experiência de compra agradável e memorável para o cliente e influenciando diretamente seu comportamento de compra.

Por esse motivo, Mari listou abaixo, cinco benefícios do sorriso para as vendas. Veja:

  1. Ativação neural positiva: O sorriso estimula a liberação de neurotransmissores como a dopamina, que está associada a sentimentos de prazer e recompensa. Isso pode criar uma associação positiva com a interação de vendas.
  2. Conexão emocional: O sorriso humano é universal e facilmente reconhecido. Sorrir ajuda a estabelecer uma conexão emocional com o cliente, o que pode aumentar a empatia e a confiança.
  3. Redução do estresse: Um vendedor sorridente pode reduzir o estresse percebido pelo cliente, o que é importante para manter o cérebro do cliente em um estado receptivo.
  4. Persuasão: Um sorriso genuíno pode ser persuasivo, fazendo com que o cliente se sinta mais inclinado a aceitar a proposta de venda.
  5. Memória: As interações positivas, como um vendedor sorridente, tendem a ser lembradas com mais facilidade, o que pode ser benéfico para a marca e as vendas futuras.

 

Mari Possidonio - Treinadora e Palestrante, especialista em Comunicação e Programação Neurolinguística.

 

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