Pesquisar no Blog

domingo, 1 de novembro de 2020

Dez afirmações para elevar a autoestima das donas de casa

Dia 31 de outubro, além do Halloween, é comemorado o Dia da Dona de Casa. Poucas são as pessoas que valorizam quem cuida dos afazeres domésticos, um trabalho dobrado que nunca tem fim. Muitas vezes o desgaste físico e emocional é maior para essas mulheres.

Limpar tudo, esvaziar os armários, passar roupas, fazer compras e, quando se tem, cuidar dos filhos. Tarefas árduas e que na maioria das vezes não são notadas e muito menos valorizadas. Por coisa disso, a autoestima da dona de casa precisa ser trabalhada, para saber que ela importa e que esse trabalho é muito importante para a harmonia do lar e da família.

Abaixo, a escritora e filósofa, Patrícia Cândido, autora do livro Manifesto da Autoestima, da Luz da Serra Editora, traz dez afirmações para elevar a autoestima das donas de casa.

 

10 AFIRMAÇÕES PARA ELEVAR A AUTOESTIMA DA DONA DE CASA:

🖤 Tudo o que eu pego para fazer fica bem-feito, é próspero e transforma o mundo.
🖤 As pessoas se sentem bem por serem minhas amigas, elas dizem que eu as ajudo a prosperar.
🖤 Eu estou sempre bem-arrumada e bem-cuidada.
🖤 Minha postura é sempre leve, confiante e feliz!
🖤 Sou reconhecida como uma pessoa nobre, magnética, que deu certo na vida.
🖤 Tenho força e poder de realização.
🖤 Eu perdoo o meu passado e me aceito para promover as mudanças necessárias para seguir em frente.
🖤 Eu sou um ser incrível em muitos aspectos, eu me admiro.
🖤 Eu me sinto grata e autoconfiante, poderosa e próspera.
🖤 Estou bem, estamos bem, tudo em mim está bem. Eu, meu corpo e minha consciência aceitamos essa luz.
🖤 Eu mereço ser feliz, eu nasci para ser feliz, meu destino é ser feliz.

Ficha Técnica:
Título
: Manifesto da Autoestima
Subtítulo: desprograme toda a insegurança que o mundo te impõe
Autora: Patrícia Cândido
Editora: Luz da Serra Editora
ISBN: 978-65-88484-00-5
Preço: R$ 59,90
Páginas: 296
Formato: 16x23cm
Link de compra: 
Luz da Serra Editora ou Amazon


Sobre a autora: Patrícia Cândido é escritora best-seller internacional, com mais de 16 obras publicadas. Filósofa e pesquisadora na área da espiritualidade há quase 20 anos, é mentora e palestrante internacional, com mais de 120 mil alunos em seus treinamentos. CEO do Grupo Luz da Serra, a autora se orgulha muito de dizer que é cofundadora de uma empresa genuinamente espiritualista. Como conferencista, ministrou mais de 2 mil palestras e workshops presenciais, somando um público superior a 50 mil pessoas. Destaque no Canal Luz da Serra do YouTube, que conta com mais de 1,7 milhão de seguidores, ela aborda assuntos relacionados a bem-estar e espiritualidade que mudam a vida de milhares de pessoas diariamente. Patrícia é Embaixadora Mundial da Fitoenergética. Largamente reconhecida pela imprensa nacional, já colaborou com revistas como Negócios, Exame, Bons Fluidos e Glamour. Além de participar de programas como o Super Poderosas, da Band, e a Revista da Cidade, da TV Gazeta, já teve artigos publicados no Estadão, Catraca Livre e Mundo Positivo.

 

NOVEMBRO AZUL: A CONSCIENTIZAÇÃO COMEÇA POR VOCÊ

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no país, segundo o INCA


Depois de inúmeras ações para comemorar o Outubro Rosa, que chamou a atenção das mulheres para a prevenção do câncer de mama, agora é a vez dos homens se prevenirem. O Novembro Azul foi criado em prol da luta contra o câncer de próstata, para alertar a classe masculina sobre a importância de fazer o exame preventivo. Principalmente porque, no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). De acordo com o Dr. Alexandre Fonseca, médico oncologista da Oncomed BH, “o aumento das taxas de incidência no país pode ser justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida”, afima.

O INCA ainda estimou em 2014 a ocorrência de 68.800 novos casos de câncer de próstata. Porém, mais alarmante ainda é a pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que entrevistou cinco mil homens em 2013, e revelou que 47% dos entrevistados nunca realizaram exames para detectar o câncer de próstata, 44% jamais se consultaram com o urologista e 51% nunca fizeram exames para aferir os níveis de testosterona (hormônio masculino) no sangue.

A importância de realizar o exame aumenta com o passar da idade. O câncer de próstata é o que mais acomete a terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Se não diagnosticado a tempo, alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. “Por isso, um mês dedicado a esclarecer e desmistificar essa doença é muito importante. E incitar os homens a fazerem os exames de prevenção com regularidade”, afirma o Dr. Alexandre Fonseca.

 

Ações da Oncomed BH

A Oncomed BH, clínica especializada na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, referência no estado de Minas Gerais, adere à causa do Novembro Azul e participa com iniciativas de valorização e conscientização da sociedade. Durante todo o mês, sua fachada será iluminada por refletores com a cor azul, chamando a atenção para a campanha. Várias ações internas serão conduzidas: criação do “Espaço Azul”, com o intuito de incentivar a produção de fotos para compartilhamento em redes sociais, a partir do uso da hashtag #selfieazul. A ideia é incentivar a prevenção da doença, reforçando a importância do autoexame e do diagnóstico precoce. Um folheto contendo informações sobre o câncer de próstata será distribuído na clínica, dando foco a importância da superação e informações sobre prevenção e estatísticas da doença.

            O médico oncologista da Oncomed BH, Dr. Alexandre Fonseca, esclarece abaixo algumas dúvidas sobre o câncer de próstata:

 

Dúvidas básicas:

O que é o câncer de próstata?

Dr. Alexandre Fonseca – Oncomed BH: Câncer, também conhecido como neoplasia, é uma doença na qual ocorre um crescimento exacerbado e desordenado de algumas células. No caso do câncer de próstata, essas células são originariamente da próstata, e podem invadir os tecidos e órgãos e espalhar-se para outras partes do corpo, o que denominamos metástases.

 

Como se desenvolve?

Dr. Alexandre Fonseca – Oncomed BH: Habitualmente o câncer de próstata é uma doença indolente, de crescimento lento, acometendo, em geral, homens com idade acima de 50 anos. Embora não seja conhecida sua causa, é sabido que fatores genéticos estão envolvidos, sendo que homens com parentesco de 1° grau de neoplasia de próstata apresentam risco mais elevado de desenvolver a doença.

 

O que o paciente sente?

Dr. Alexandre Fonseca – Oncomed BH: Na fase inicial, os pacientes não apresentam sintomas. Grande parte dos pacientes permanecerá assintomática ou terão sintomas urinários (dificuldade para urinar e aumento da frequência urinária), posteriormente podendo evoluir para quadro de obstrução urinária, dor no reto ou óssea, fraqueza e desânimo.

 

Como se faz o diagnóstico?

Dr. Alexandre Fonseca – Oncomed BH: O diagnóstico de certeza é feito com a biópsia da próstata. Os pacientes que apresentarem no sangue aumento do antígeno prostático específico (PSA em inglês) e/ou alteração no toque retal são candidatos à realização de ultra-sonografia transretal com biópsia da próstata para verificar a presença da doença na próstata.

 

Como se trata?

Dr. Alexandre Fonseca – Oncomed BH: O tratamento do câncer da próstata é multidisciplinar, podendo envolver cirurgia, radioterapia, uso de hormônios ou quimioterapia. A escolha do tratamento ideal é feita dependendo do estágio da doença e das características de cada paciente.

 

Qual é o prognóstico?

Dr. Alexandre Fonseca – Oncomed BH: O prognóstico no câncer de próstata está relacionado com o estágio da doença ao diagnóstico, o tipo de câncer (existem alguns tipos mais agressivos que outros) e o estado geral do paciente.

 

Existe maneira de fazer o diagnóstico precoce do câncer de próstata?

Dr. Alexandre Fonseca – Oncomed BH: Sim. O exame de toque retal associado ao exame de sangue (PSA) a partir dos 50 anos permite o diagnóstico precoce. Em pacientes com fatores de risco para doença, como exemplo o histórico familiar, esses exames devem se iniciar aos 45 anos. 

 

Existe cura para o câncer de próstata?

Dr. Alexandre Fonseca – Oncomed BH: Sim, em vários casos, quando a doença é diagnosticada em fase inicial e o tratamento é adequado.

 

Deve-se operar ou não?

Dr. Alexandre Fonseca – Oncomed BH: Se a neoplasia de próstata é diagnosticada em estágios iniciais, a cirurgia é uma das opções terapêuticas, assim como a radioterapia e a braquiterapia.


Trabalhar como Papai Noel pode ocasionar problemas nas costas

Além de dores e incômodos, o Bom Velhinho que descuidar da ergonomia está sujeito a desenvolver lombalgias e hérnias de disco


Ele faz a alegria da criançada e proporciona em sua figura carismática muitos sorrisos, sonhos e magia. O Papai Noel -  tradicional e querido personagem idolatrada no mundo inteiro e que teve origem como símbolo natalino na Alemanha -  também sofre com problemas e dores nas costas. O Bom Velhinho precisa se cuidar durante a rotina de trabalho que geralmente é de 30 dias seguidos, por pelo menos 6 horas diárias.

Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna, proprietário do ITC Vertebral Ribeirão e ITC Vertebral Curitiba e perito do trabalho, alguns grupos de pessoas que interpretam o personagem podem estar mais sujeitos a danos. ”Como a função exige pegar crianças no colo, posar para fotos, ficar sentado o dia todo e muito mais, os profissionais podem sofrer sobrecargas e desenvolverem desde lombalgias até torções de colunas e hérnias discais. Se forem obesos, o que é bem comum na hora da escolha para a representação do papel, o risco é ainda maior”, frisa.

Uma sugestão é alinhar os exercícios à ocupação. “O mais indicado é que eles pratiquem atividade física (musculação, natação ou pilates) durante o ano todo para aguentarem a maratona. Uma musculatura fortalecida faz a diferença, assim como se levantar por 10 minutos a cada uma hora sentado”, orienta Martins.

O fisioterapeuta defende ainda a prática da ergonomia correta. “É importante ficar atento ao “trono” utilizado durante o trabalho. Uma concepção saudável é que ele possa ficar com a coluna totalmente apoiada e que o material seja bem confortável. Outra dica é sempre dobrar os joelhos e contrair o abdômen ao pegar as crianças”, finaliza Martins.


 Personagem

José Franklin Winstom de Andrade, de 69 anos, incorpora a imagem de Papai Noel há 26 anos. São 6 horas diárias, das 9h às 16h, onde ele entra num mundo de magia e encantamento com as crianças e os adultos.

Winstom conta que se prepara para o período com bastante descanso e uma boa alimentação.  O Bom Velhinho afirma que faz alongamentos e mesmo assim sente dores nas costas. “São 24 dias sem folga e ainda realizo serviços de Papai Noel para algumas famílias. É uma rotina puxada. Acabo tendo muitas dores, mas vale a pena“ comenta.

 



ITC Vertebral (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral)
Avenida Presidente Vargas, 2121 sala 2401
Edifício Times Square
Telefone (16) 3623 3248
Site :
www.itcvertebralribeirao.com.br


90% dos casos de câncer de próstata têm cura na fase inicial, orienta médico oncologista da Unifesp

  O professor da Unifesp, Ramon Andrade de Mello, ressalta a importância do diagnóstico precoce


Considerada uma doença da terceira idade, o câncer de próstata ocorre em 75% dos casos no mundo a partir de 65 anos de idade. "Entretanto, o seu rastreamento deve ser feito a partir dos 45 anos por todos os homens. Para os pacientes negros ou com histórico familiar da doença, os exames precisam ser realizados a partir dos 40 anos de idade", recomenda o médico oncologista Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de oncologia clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), da Uninove e da Escola de Medicina da Universidade do Algarve (Portugal).

Estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) apontam o registro de 65.840 novos casos em 2020, colocando este tumor como o segundo em mortalidade. O aumento do diagnóstico e a melhoria na qualidade dos sistemas de informação no país são fatores que contribuíram para o crescimento nas taxas de incidência no Brasil.

O oncologista explica que o exame que avalia a quantidade do antígeno prostático específico, conhecido como PSA, faz parte de uma primeira avaliação com o especialista: "O toque retal é outro procedimento, ainda muito estigmatizado pelos homens. Mas é preciso lembrar que o exame é rápido e fundamental para o diagnóstico. Ele permite que o médico perceba se há nódulos ou tecidos endurecidos".

Ramon de Mello lembra que dificuldade ou urinar mais vezes durante o dia ou à noite podem ser sintomas dessa doença: "É importante ressaltar que alguns pacientes sequer apresentam qualquer mudança na fase inicial. Por isso, a recomendação de exames periódicos como forma de prevenção".




Ramon Andrade de Mello - Oncologista clínico e professor adjunto de Cancerologia Clínica da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ramon Andrade de Mello tem pós-doutorado em Pesquisa Clínica no Câncer de Pulmão no Royal Marsden NHS Foundation Trust (Inglaterra) e doutorado (PhD) em Oncologia Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal).  O médico tem título de especialista em Oncologia Clínica, Ministério da Saúde de Portugal e Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO). Além disso, Ramon tem título de Fellow of the American College of Physician (EUA) e é membro do Comitê Educacional de Tumores Gastrointestinal (ESMO GI Faculty) da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (European Society for Medical Oncology - ESMO), Membro do Conselho Consultivo (Advisory Board Member) da Escola Europeia de Oncologia (European School of Oncology - ESO) e ex-membro do Comitê Educacional de Tumores do Gastrointestinal Alto (mandato 2016-2019) da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (American Society of Clinical Oncology - ASCO). O oncologista é do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital 9 de Julho, em São Paulo, SP, e do Centro de Diagnóstico da Unimed (CDU), em Bauru (SP).


DIA DO INVENTOR: AS CRIAÇÕES DE HENRY FORD E SEU LEGADO DE INOVAÇÃO

O Dia do Inventor é comemorado nesta quarta-feira, 4 de novembro. E se há alguém que pode receber este título na indústria automobilística, essa pessoa é Henry Ford, fundador da Ford Mortor Company.

Sua herança inventiva percorreu os 112 anos de história da marca, com a criação de carros, tecnologias e tendências revolucionárias – começando pelo lendário Modelo T e a linha de montagem, que mudaram os rumos da mobilidade e da indústria automotiva.

Relembre, então, algumas das mais curiosas inovações da Ford e de seu fundador:

 

Quadriciclo


A primeira criação de Henry Ford foi o quadriciclo, em 1896. Ele era feito com quatro rodas de bicicleta e um motor de 4 cavalos. Tinha como volante uma cana do leme, usada para manobrar o leme de um barco. A caixa de câmbio possuía apenas duas marchas para frente, sem a ré.

 

“Tin Goose”, o avião

Isso mesmo, a Ford já fabricou aviões! Apelidado de “Tin Goose”, o Ford Tri-Motor surgiu em 1925 e foi um dos primeiros aviões usados pelas linhas comerciais americanas. Combinado com a reputação da marca, aplicação de técnicas da linha de montagem e investimento na Ford Airlines, ele ainda ajudou na criação da indústria de aviões comerciais. E, para acelerar ainda mais o desenvolvimento do setor, a Ford ofereceu 35 patentes do avião livres de royalties, incluindo a sua patente para o sistema de rádio navegação.

 

Carro de Soja


Quadriciclo, avião e... carro de Soja! O Soybean Car surgiu em 1941, fruto da experiência em agricultura de Henry Ford e seu amor pelo negócio automotivo. Com a escassez de metal na época, ele criou um carro de plástico feito de soja, linhaça e outros componentes naturais. Para provar a resistência do produto, Henry fez uma demonstração batendo na carroceria com uma marreta. Além disso, o carro era quase 500 kg mais leve que os modelos tradicionais de aço.

 

“Vovô” do GPS


Em 1964, mesmo ano de lançamento do épico Mustang, a Ford mostrou o que seria uma das primeiras versões do atual GPS. Esse sistema de navegação foi apresentado com o carro-conceito Aurora e era um mapa que se ajustava automaticamente de acordo com a localização do automóvel. O GPS de veículo só surgiria quase 30 anos depois.

 

Cinto de segurança inflável



 

Inovação mundial da Ford apresentada em 2011, o cinto funciona como um airbag em caso de colisão, ampliando a área de retenção sobre o tórax do passageiro para evitar lesões e aumentar a segurança.

 



 

FORD BRASIL

http://www.ford.com.br


Instalação elétrica dos enfeites de Natal requer cuidado

 SIL orienta sobre os cuidados essenciais e quais os fios e cabos elétricos mais indicados para garantir a segurança das instalações elétricas natalinas

 

Ao mesmo tempo em que aumenta a oferta de enfeites de Natal e as casas e o comércio ficam mais bonitos e incrementados a cada ano, vão se tornando comuns as notícias de acidentes provocados pelas decorações desta época. Para que a instalação elétrica dos enfeites seja segura, alguns cuidados básicos são essenciais. 

O primeiro passo para se obter uma boa instalação elétrica natalina é com relação à qualidade dos produtos instalados. Tome o cuidado de adquirir artigos de fabricantes confiáveis, cujo nome e endereço de contato constem da embalagem, além de informações, em português, que auxiliem o consumidor na instalação e utilização do produto. 

De acordo com Nelson Volyk, gerente de Engenharia de Produto da SIL, fabricante de fios e cabos elétricos de baixa tensão, “o consumidor deve adquirir somente condutores elétricos que tenham na embalagem o selo de certificação da Marca de Conformidade do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), uma garantia de que o mesmo foi produzido dentro das normas vigentes”. 

Para uma instalação correta e isenta de riscos é necessário também que as emendas dos condutores sejam bem feitas, o que significa que devem ser bem isoladas. “O consumidor deve adquirir fita isolante certificada pelo Inmetro e jamais utilizar fita crepe ou fita adesiva de uso geral para isolação elétrica”, alerta o executivo da SIL.      

Caso seja utilizada extensão elétrica e a conexão seja feita em ambiente externo, todas as tomadas e plugues devem ser isolados com fita isolante, para garantir que não haja penetração de água, seja pelo sereno, chuva ou até mesmo pela lavagem da área externa.

Produtos elétricos do lado externo das construções, obrigatoriamente, devem possuir o dispositivo Diferencial Residual (DR), além do disjuntor. O DR garante que caso ocorra uma fuga de corrente superior a 30 mA, a energia elétrica será desligada com o objetivo de preservar vidas, pois essa fuga de corrente pode significar uma criança recebendo essa descarga elétrica.

Atualmente, muitos produtos à venda para decoração natalina utilizam LED em vez de lâmpada, que é mais seguro, possui maior vida útil e consome menos energia elétrica.

 

O cabo adequado para cada caso

É sabido que energia elétrica e água não convivem em harmonia, portanto é necessário que “não” haja contato entre a água e o cobre dos condutores elétricos. Nestas situações, opte por um cabo que, além de isolado, também possua cobertura, conhecida como capa. Um exemplo é o Cabo Silflex PP, fabricado pela SIL. Já os Cordões Flexíveis Paralelo e Torcido, muito utilizados para ligações elétricas dos enfeites de Natal, são apenas isolados, por isso indicados apenas para ambientes internos.

Para o sistema de som, a SIL oferece o Cabo de Som Bicolor e o Cabo Cristal Polarizado. São produtos específicos para sinal de áudio e não devem ser utilizados para a transmissão de energia elétrica, pois não são submetidos aos mesmos ensaios de segurança e resistência de isolamento dos cabos de energia.

 

 


SIL Fios e Cabos Elétricos

Tels.: (11) 3377.3333 – SAC 0800 55 0008

www.sil.com.br


Utilizar 13° salário para pagar dívidas é erro capital!

Receber o dinheiro do 13° salário e utilizá-lo para pagar dívidas. Esse é o objetivo da maioria da população brasileira e, por trás dessa medida compreensível, está um grande erro, pois, ao sair imediatamente pagando o que se deve, se esquece de um princípio fundamental da educação financeira: planejamento para se atingir objetivos.

Eu sei que essa é a recomendação da maioria das pessoas e que o dinheiro extra é um grande alívio para a população, mas tratá-lo de maneira impulsiva só mostrará que não se aprendeu nada com o endividamento e que, possivelmente, se retornará a este problema em um curto período de tempo.

Então, ao receber o dinheiro, o que se deve fazer? O primeiro passo é fazer um diagnóstico de sua situação financeira. É certo que não dará para fazer isso de forma ampla, que seria anotando por um mês todos os gastos, mas dá para saber qual sua situação financeira. Se realmente for de endividamento, ainda é necessário saber se está sob controle ou se já está descontrolado, ocasionando a inadimplência.

Mas, qual a diferença? Funciona da seguinte forma: inadimplência ocorre depois que o consumidor se compromete com o pagamento de algum valor em uma data, contudo, não consegue realizar dentro do prazo. Em função disso, ocorrem cobranças, tendo até o risco de o consumidor ter seu nome em lista de devedores de alguns órgãos, como Serasa e SPC. Nesse caso, é interessante que, dentro de um planejamento, se utilize o dinheiro extra para esse pagamento.

Mas as ações vão muito além, já que a situação é muito arriscada, podendo refletir em diversos pontos do seu cotidiano, como relação familiar e profissional. Assim, é necessário fazer uma ação de guerra, repensando toda a vida financeira para não agravar cada vez mais a situação.

O inadimplente tem que tomar a ação mais difícil, que é negociar os valores com os credores. É importante ter em mente que as pessoas querem receber esse valor. A partir daí, é a hora de buscar um consenso. Nunca esquecendo que o valor definido terá que caber dentro do orçamento mensal. Fora isso, é necessário readequar o padrão de vida para que, no futuro, o problema não se repita.

Já no grupo dos endividados, também estão os inadimplentes, mas abrange um número muito maior de pessoas. Nele, ainda estão as pessoas que compram um produto e parcelam, quem financia carro ou casa, pega dinheiro emprestado e tem que pagar parcelas desse empréstimo, dentre outros. Em resumo, essas são as pessoas que já se comprometeram com um valor a ser pago.

Se estes compromissos estiverem sob controle, recomendo que o décimo terceiro seja utilizado para sonhos e objetivos de curto, médio e longo prazos, no qual pode estar o de quitar as dívidas. Para quem está endividado, mas não inadimplente, a obrigação é honrar com seus compromissos e, para que isso ocorra, os valores devem estar no orçamento mensal.

Pagando tudo dentro do prazo e, se possível, adiantando o pagamento dos valores e eliminando as dívidas o mais rápido possível, essa pessoa nunca terá problema.

Sendo assim, é fundamental a educação financeira, descobrindo a maneira correta de tratar o dinheiro. Além disso, para quem já está endividado, os seguintes passos são essenciais:

  • Colocar na ponta do lápis todas as dívidas que possuir;
  • Fazer um diagnóstico financeiro, ou seja, saber exatamente quais são os ganhos e gastos mensais;
  • Relacionar, no mínimo, três sonhos: um de curto (até um ano), um de médio (de um a dez anos) e outro de longo (acima de dez anos) prazo, sendo que um deles deve ser o de sair das dívidas;
  • Com os números em mãos, saber quanto poderá poupar por mês para realizar o sonho de sair das dívidas sem que tenha que fazer outra dívida;
  • Aplicar esse dinheiro em um investimento que seja coerente ao tipo de objetivo (prazo) e ao perfil do investidor. É importante consultar um especialista;

Ter em mente que só se deve pagar uma dívida quando se tem condições de fazer isso, ou seja, após se planejar, pois um passo precipitado pode até piorar a situação. Portanto, só se deve procurar um credor, quando já souber quanto terá disponível mensalmente para pagar e, então, poder negociar.





Reinaldo Domingos é educador e terapeuta financeiro, presidente da Abefin e autor do best-seller Terapia Financeira, dos lançamentos Papo Empreendedor e Sabedoria Financeira, entre outras obras.


13º salário: quem tem direito?

O 13º salário, conhecido também como gratificação de natal é um benefício criado em 1962, pela Lei nº 4.090 e devidamente garantido pela Constituição Federal de 1988, em seu art. art.7º, inciso VIII .

De início, a lei dizia que no mês de dezembro de cada ano, o empregado deve receber uma gratificação salarial independente da remuneração da pessoa, equivalente a 1/12 avos da remuneração devida em dezembro, por mês de serviço do ano correspondente. Ou seja, pega-se o valor total da remuneração, divide por 12, equivalente aos meses do ano e multiplica pelo número de meses trabalhados no ano naquela empresa. Quem trabalhou o ano inteiro no mesmo local, recebe o valor total.

Depois de estar em vigor essa lei, outra lei correlata foi validada (Lei nº 4.749/65) diz que o pagamento do 13º salário deve ser pago até o dia 20 de dezembro de cada ano. Ou seja, o empregador não precisa pagar adiantado, mas tem esse prazo para efetuar o pagamento, sendo que se o trabalhador desejar, ele pode receber a primeira parcela por ocasião de suas férias, mas, neste caso, ele deve solicitar por escrito ao empregador até o mês de janeiro do respectivo ano.

E para aperfeiçoar essa relação, ainda em 1965, no dia 3 de novembro, a lei 57.155/1965 diz que os empregadores podem pagar em duas parcelas. A primeira entre os meses de fevereiro e novembro, com a condição que seja metade do valor, até o dia 30/11 e a segunda até o dia 20 de dezembro. Vale ressaltar que o pagamento da gratificação em uma única parcela é ilegal, e caso o empregador decida pagar tudo em dezembro, ele estará sujeito a pagar multa por isso.

O empregador não é obrigado a pagar o adiantamento no mesmo mês a todos os seus empregados. Esse adiantamento será deduzido do valor total. Quando o empregador for admitido ao longo do ano a gratificação será calculada devido ao número de meses trabalhados e o adiantamento nesse caso corresponde a metade de 1/12 avos da remuneração, ou seja, o valor é dividido pela metade.

Fique atento: as horas extras, adicionais noturno e de insalubridade, além das comissões adicionais também entram no cálculo. Mas se o trabalhador tiver mais de quinze faltas não justificadas em um mês de trabalho, ele deixa de ter direito ao 1/12 avos relativos àquele mês.

Mas afinal, quem tem direito?

Todo trabalhador com carteira assinada, sejam eles domésticos, rurais, urbanos ou avulsos. O direito é adquirido a partir de quinze dias de serviço. Os pensionistas e aposentados do INSS também recebem a gratificação.

Por sua vez, se empregado está afastado e começa a receber auxílio-doença, o contrato de trabalho fica suspenso. Nesse período, a empresa não será obrigada a pagar o 13º salário do empregado. No entanto, caso o empregado já tenha trabalhado antes do afastamento, ele faz jus ao recebimento do décimo terceiro proporcional ao tempo que realmente trabalhou durante o ano. De igual forma, quando o empregado está afastado por acidente de trabalho, tem direito ao 13º salário que deve ser pago pela empresa relativo ao período que o empregado trabalhou durante o ano, inclusive nos primeiros 15 dias de afastamento e o restante deve ser pago pelo INSS, sendo que se o empregado passar o ano todo afastado por acidente de trabalho, quem paga o 13º salário integral é o próprio INSS.

 



Fábio Luis Bonifácio da Silva - advogado especialista em direito do trabalho, atuante no escritório Farah, Gomes e Advogados Associados de Florianópolis.

 

Black Friday

A expressão Black Friday (sexta-feira negra) foi usada pela primeira vez em 1869, quando um grupo de investidores nos EUA tentou controlar o mercado do ouro na Bolsa de Valores de Nova York, causando uma queda brutal no preço, uma forte recessão econômica e quebrando instituições financeiras numa sexta-feira.

Também há quem diga que o termo foi criado em 1960, por policiais da Filadélfia, em referência ao trânsito caótico um dia após o feriado de Ação de Graças. Outra teoria diz respeito à saúde financeira das empresas, que aumentavam o seu faturamento neste dia e saiam do vermelho. Em inglês, estar no vermelho (in the red) significa prejuízos e estar no preto (in the black) significa lucros.

Como logo após o feriado do Thanksgiving (Dia de Ação de Graças), as lojas saíam do vermelho pelas fortes vendas, a data passou a ser conhecida como Black Friday. A partir do ano 2000, essa data passou a ser a mais importante do mercado norte-americano em termos de compras, pois foi eleita como a data de início das compras de Natal, onde as lojas oferecem grandes descontos e vendem muito.

No Brasil, apesar de não existir o feriado de Thanksgiving, o mercado se aproveitou da data americana e começou a fazer o Black Friday nesse mesmo dia. Um dos problemas aqui no Brasil é que a data começou a ser conhecida como Black Fraude, pois muitas lojas aumentam os preços e dão descontos fictícios, bem diferente das verdadeiras promoções dos EUA.

Em 2013, uma pesquisa feita pelo Programa de Administração de Varejo, da Fundação Instituto de Administração, mostrou que o número de produtos que ficaram mais caros nesse dia foi muito maior do que os que tiveram algum desconto real.

Outra curiosidade é que a data que deveria ser de somente um dia, acabou virando mais de uma semana e é comum vermos propagandas de lojas anunciando que o Black Friday vai até a próxima semana. Para combater o problema dos falsos descontos pela internet, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico criou um selo de credibilidade e recomenda que comprem somente das lojas que possuem esse selo.

Mais uma curiosidade é que um site americano chamado Black Friday Death Count contabiliza os mortos e feridos nas lojas durante esse dia, onde a loucura toma conta do povo americano em busca dos descontos.

 



Célio Pezza - colunista, escritor e autor de diversos livros, entre eles: As Sete Portas, Ariane, A Palavra Perdida e o seu mais recente A Nova Terra - Recomeço. Saiba mais em www.facebook.com/celio.pezza

 

7 DICAS NÃO CONVENCIONAIS PARA TIRAR O MÁXIMO DA BLACK FRIDAY

A Black Friday já é de fato um fenômeno no varejo brasileiro. Em poucos anos a data ganhou proporções incríveis e já representa uma fatia considerável do faturamento mensal da maioria das lojas virtuais, além de ser sempre o melhor dia de vendas do ano.

Apesar disso, a falta de preparo para a data continua sendo um pecado recorrente de muitos dos sites. Em parte, isso é compreensível. Se trouxéssemos isso para o mundo offline, um exemplo equivalente seria de um restaurante que está acostumado a atender entre 100 e 130 clientes por dia e em apenas um único dia do ano, esse número sobe para 1 mil. Não é fácil ajustar a casa para suportar tantos clientes a mais. Ainda assim, muito pode ser feito para não se perder nesse aumento abrupto da demanda.

1) - Não dá para vender offline: é essencial estar com a infraestrutura preparada para o grande aumento de tráfego esperado durante a Black Friday. Utilizar serviços de terceiros para cacheamento de vídeos e imagens a fim de aliviar a carga no seu próprio servidor, bem como desativar páginas de busca quando possível de modo a minimizar consultas complexas a bancos de dados, pode fazer toda a diferença na hora de manter seu site online. Outras medidas simples e eficazes incluem realizar upgrade nas configurações dos servidores utilizados e preparar redundâncias para serem ativadas assim que necessário. 

2)  - Explore o retargeting: você passou o ano todo buscando novos clientes e buscando fidelizar sua base. Agora é a hora de usar esse público ao máximo. Muitos clientes dizem não disponibilizar um investimento específico para a Black Friday, uma vez que a demanda aumenta naturalmente. Entretanto, fazer uma venda para alguém que esteve indeciso há pouco tempo ou que comprou um produto no seu site, é extremamente provável na Black Friday. Retargeting é, portanto, o que os financistas chamam de “low hanging fruit” ou a oportunidade mais fácil de ser agarrada nessa data. 

3)  - E-mail é rei: sem dúvida apenas com ações de e-mail marketing podem te ajudar muito nessa data. É um dia em que os consumidores estão dispostos e até motivados a revisar toda a sua newsletter para comprar um produto interessante. 

4)  - Já guardou estoque? Um dos erros mais comuns e que vai deixar seus consumidores mais tristes é ter um estoque muito pequeno de produtos. Você pode deixar sua marca de fora da rota dos sites que o cliente terá o hábito de buscar por produtos de seu interesse. 

5)   - Cuidado com o efeito barragem: já é percebido um desaquecimento das vendas no pré-Black Friday. Entretanto, ações nos dias anteriores com motes como “ Preços de Black Friday” ou ações muito forçadas nos dias anteriores, podem gerar decepções com a sua marca e a ajudar a acumular ainda mais o desejo de compra dos consumidores nos dias anteriores à data. 

6)  - Aumente o senso de urgência: propagandas com o número de peças ainda em estoque ou tempo de duração da promoção ajudam a aumentar a urgência do consumidor para comprar naquele instante e parar de continuar a busca pelo produto. 

7)  - Repense o boleto: certamente você perderá vendas por não permitir essa forma de pagamento nesse dia específico. Mas por outro lado, muitas pessoas acabam “reservando” os produtos, mesmo não tendo tanto interesse ou certeza de que irão mesmo comprar. Isso certamente dificultará a sua gestão de estoque no dia.

 



Túlio Kehdi - sócio fundador da Raccoon, uma das maiores agências de marketing de performance do Brasil. Com uma carteira de clientes composta por marcas como Fast Shop, Discovery Channel, Connect Parts, EZTEC, Grupo Samba, Kabum e eFácil, a Raccoon oferece às marcas uma equipe composta por engenheiros, matemáticos e estatísticos que permitiram a Raccoon atingir um aumento de 20% na performance destes clientes em investimentos em marketing online. Com 50 pessoas compondo sua estrutura, a agência tem sua base operacional na cidade de São Carlos e escritório comercial em São Paulo.

 

ClearSale dá dicas para o consumidor fugir das fraudes na Black Friday

Pesquisar o histórico da loja e pagar com cartão de crédito são alguns cuidados que garantem uma compra mais segura

 

Para garantir boas ofertas e não cair em tentativas de fraudes na data mais esperado do varejo é importante ter cautela. A ClearSale, empresa líder em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, alerta sobre os cuidados que devem ser tomados pelos consumidores para evitar golpes e ter mais tranquilidade durante as compras.

“O cartão de crédito é o modo de pagamento mais seguro no ambiente on-line. Ao optar por esse método em vez do boleto ou transferência bancária, o cliente consegue contestar a cobrança junto ao banco caso tenha problema com a compra, o que não é possível com os outros métodos”, alerta Omar Jarouche, diretor de Marketing e Soluções da ClearSale. “É importante ainda que o consumidor faça uma pesquisa sobre os sites menos conhecidos ou suspeitos, verificando se há reclamações ou indícios de não envio dos produtos”, aconselha.

Confira abaixo as dicas para realizar compras seguras e fugir das fraudes na Black Friday:

 

Pesquise a reputação da loja antes de realizar a compra

Verifique o histórico da loja antes de se fazer a compra. A busca é possível tanto no site do Procon, que disponibiliza uma lista das lojas que devem ser evitadas, ou ainda em sites que avaliam as lojas. Caso não existam avaliações da empresa na internet, o recomendado é evitar efetuar a compra e buscar um outro site de confiança.

 

Averigue se o site tem a sigla 'https' no endereço da web

Em sites com a sigla, a comunicação é criptografada, o que aumenta a segurança na transmissão dos dados. É importante também verificar se há um ícone com referência a um cadeado na parte inferior do navegador.

 

Prefira o pagamento por cartão de crédito

Esta é a forma mais segura para pagamentos online. Além da operadora de crédito ter mecanismos para identificar possíveis fraudes, também é um método que permite que o cliente conteste a cobrança e solicite o reembolso do valor, diferente do pagamento por transferência bancária ou boleto.

 

Suspeite se o desconto for muito maior no boleto

É comum que sites falsos tenham preços muito mais baixos para pagamento via boleto, pois nessa forma de pagamento é mais difícil para a vítima pedir o estorno.

 

Procure dados oficiais da empresa como CNPJ, endereço físico e contato

Sites de e-commerce falsos normalmente não disponibilizam essas informações.

 

Instale o Compre&Confie em seus dispositivos

O aplicativo é totalmente gratuito e alerta o usuário caso seu CPF seja usado em uma transação indevida, permitindo que ele impeça a fraude clicando no botão 'não fui eu'.


IDEOLOGIA DE GÊNERO: PSOL PEDIU E O STF VAI DELIBRAR

A intromissão não cessa. No próximo dia 11, depois de três anos da apresentação, chega ao plenário do Supremo a ADI 5668 através da qual o PSOL, que felizmente não tem força política para impor seu querer ao país, busca obter da Corte uma alteração no Plano Nacional de Educação. Se você imagina que seja para melhorar a qualidade do ensino, enganou-se. O PSOL quer incluir no PNE a obrigatoriedade de ser combatido nas escolas o bullying por gênero que atinge indivíduos do grupo LGBT.


A notícia foi usada, nestes últimos dias, com diferentes versões, para produção de fake news identificadas como tal por boatos.org. No entanto, assim como há, de fato, boatos em torno do assunto, há também verdades que não foram ditas.

O PSOL quer, com essa medida, reverter uma decisão do Congresso Nacional e demais parlamentos do país que, de modo quase unânime, decidiram não incluir a temática de gênero em seus planos de Educação. O próprio PSOL o reconhece no texto da ADI quando afirma que “parlamentares contrários aos direitos humanos da população LGBT conseguiram retirar dos planos Nacional, Estaduais e Municipais de Educação menções ao enfrentamento das discriminações por gênero, identidade de gênero e orientação sexual também nas escolas”.

O motivo pelo qual os parlamentos assim decidiram e o STF deveria recusar a pretensão do PSOL é sua efetiva desnecessidade. Os motivos para bullying e discriminação entre crianças e adolescentes são de várias naturezas e motivações. Portanto, está correta a redação dada a essa questão pelo PNE, cujo artigo 2º relaciona, em 10 incisos, as diretrizes do Plano. O inciso III trata da “erradicação de todas as formas de discriminação”. Criar uma abordagem específica para a temática LGBT é discriminar todas as outras formas de bullying. É priorizar uma em detrimento das demais, para atender ao gosto do PSOL. O que deve ser objeto de defesa é o respeito à dignidade humana, independente de qualquer desigualdade natural ou criada. E o que deve ser objeto de combate e erradicação é toda a forma de assédio moral, psicológico, sexual, entre tantas outras de que possa a maldade humana cogitar. A escola deve ser um farol a iluminar crianças, adolescentes e professores com os valores indispensáveis ao bom convívio em sociedade.
                                                         
A temática de gênero é, sim, de natureza ideológica. Desde o início envolveu questões de poder na sociedade a partir da descaracterização do núcleo familiar. Afirma uma ficção como verdade ao dizer que gênero é construção social. É tão ideológica que para ser sustentada e conceber uma realidade descritível precisou criar um vocabulário, inventando palavras não dicionarizadas e alterando todos os pronomes da língua portuguesa que passam a ter ortografia própria para não se identificarem com gênero algum. Daí coisas como “não binário” e “cisgênero”, entre uma infinidade de outras invenções. Ninguém precisa disso para não ser um estúpido preconceituoso e desrespeitoso.

 


Percival Puggina - membro da Academia Rio-Grandense de Letras e Cidadão de Porto Alegre, é arquiteto, empresário, escritor e titular do site Conservadores e Liberais (Puggina.org); colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil pelos maus brasileiros. Membro da ADCE. Integrante do grupo Pensar+.


Posts mais acessados