Pesquisar no Blog

domingo, 1 de novembro de 2020

Instalação elétrica dos enfeites de Natal requer cuidado

 SIL orienta sobre os cuidados essenciais e quais os fios e cabos elétricos mais indicados para garantir a segurança das instalações elétricas natalinas

 

Ao mesmo tempo em que aumenta a oferta de enfeites de Natal e as casas e o comércio ficam mais bonitos e incrementados a cada ano, vão se tornando comuns as notícias de acidentes provocados pelas decorações desta época. Para que a instalação elétrica dos enfeites seja segura, alguns cuidados básicos são essenciais. 

O primeiro passo para se obter uma boa instalação elétrica natalina é com relação à qualidade dos produtos instalados. Tome o cuidado de adquirir artigos de fabricantes confiáveis, cujo nome e endereço de contato constem da embalagem, além de informações, em português, que auxiliem o consumidor na instalação e utilização do produto. 

De acordo com Nelson Volyk, gerente de Engenharia de Produto da SIL, fabricante de fios e cabos elétricos de baixa tensão, “o consumidor deve adquirir somente condutores elétricos que tenham na embalagem o selo de certificação da Marca de Conformidade do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), uma garantia de que o mesmo foi produzido dentro das normas vigentes”. 

Para uma instalação correta e isenta de riscos é necessário também que as emendas dos condutores sejam bem feitas, o que significa que devem ser bem isoladas. “O consumidor deve adquirir fita isolante certificada pelo Inmetro e jamais utilizar fita crepe ou fita adesiva de uso geral para isolação elétrica”, alerta o executivo da SIL.      

Caso seja utilizada extensão elétrica e a conexão seja feita em ambiente externo, todas as tomadas e plugues devem ser isolados com fita isolante, para garantir que não haja penetração de água, seja pelo sereno, chuva ou até mesmo pela lavagem da área externa.

Produtos elétricos do lado externo das construções, obrigatoriamente, devem possuir o dispositivo Diferencial Residual (DR), além do disjuntor. O DR garante que caso ocorra uma fuga de corrente superior a 30 mA, a energia elétrica será desligada com o objetivo de preservar vidas, pois essa fuga de corrente pode significar uma criança recebendo essa descarga elétrica.

Atualmente, muitos produtos à venda para decoração natalina utilizam LED em vez de lâmpada, que é mais seguro, possui maior vida útil e consome menos energia elétrica.

 

O cabo adequado para cada caso

É sabido que energia elétrica e água não convivem em harmonia, portanto é necessário que “não” haja contato entre a água e o cobre dos condutores elétricos. Nestas situações, opte por um cabo que, além de isolado, também possua cobertura, conhecida como capa. Um exemplo é o Cabo Silflex PP, fabricado pela SIL. Já os Cordões Flexíveis Paralelo e Torcido, muito utilizados para ligações elétricas dos enfeites de Natal, são apenas isolados, por isso indicados apenas para ambientes internos.

Para o sistema de som, a SIL oferece o Cabo de Som Bicolor e o Cabo Cristal Polarizado. São produtos específicos para sinal de áudio e não devem ser utilizados para a transmissão de energia elétrica, pois não são submetidos aos mesmos ensaios de segurança e resistência de isolamento dos cabos de energia.

 

 


SIL Fios e Cabos Elétricos

Tels.: (11) 3377.3333 – SAC 0800 55 0008

www.sil.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados