Estamos
todos familiarizados com os 'veículos elétricos de emissão zero' mais famosos como Tesla, BMW i3 e Nissan Leaf. Eles
vendem a imagem de emissão zero e,
geralmente, a ideia de um futuro mais limpo e melhor. No entanto, se você
analisar o processo de criação desses automóveis desde sua fabricação até a
eventual eliminação, quantas emissões ao longo
da vida eles realmente liberam? Há três partes neste processo:
A
Produção: Quantas emissões são lançadas durante a produção do veículo? Isso
inclui todas as emissões dos fornecedores para
a produção, mineração, entrega e empacotamento das peças.
O Uso do Veículo: Quantas toneladas de CO2 são emitidas na queima de combustível comparado com a quantidade emitida na geração de eletricidade para um carro elétrico?
Descarte do Veículo: Quantas emissões são gastas durante o descarte do veículo?
Aqui é uma análise curta para você entender de verdade quão mais limpo é um carro elétrico. Vamos dar uma olhada mais profunda:
Produção
Vamos
começar com um exemplo ilustrativo das instalações de produção de bateria da
Tesla e os processos envolvidos na sua montagem. IVL, o Swedish Environment
Institute, apresentou um
relatório que descreve o potencial impacto do carbono da
produção de baterias. Ele mostra que a produção de baterias dá origem a 150-200
quilos de equivalente de CO2 por quilowatt-hora de bateria produzida. Tesla
Model S, por exemplo, tem uma bateria de 100 kWh, o que significa que quando
alguém compra o carro, ele(a) já está levando para casa uma bateria que criou
uma média de 17,5 toneladas de CO2 em seu processo
de produção.
Segundo
The Guardian, uma revista britânica, um carro de médio porte gasta
17 toneladas de CO2 durante o processo de produção. Esse número é semelhante ao
de um carro elétrico, não incluindo a bateria. Contudo, os carros elétricos
precisam ser leves, o que significa que eles incluem muitos metais de alto
desempenho. Outros, metais raros estão espalhados por todo o carro,
principalmente nos ímãs que estão em tudo, desde os faróis até a eletrônica de
bordo. Então, enquanto um carro tradicional gasta só 17 toneladas de CO2,
um carro elétrico gasta um total de 34,5 - resultado de 17,5 na bateria e mais
17 no resto dos componentes.
Mesmo
assim, um carro elétrico gera mais ou menos 2x mais CO2 do que um carro
tradicional. A bateria dentro dos carros elétricos é muito suja e gera
muita emissão.
O Uso do Veículo
É
verdade que um carro elétrico tem "zero emissões". Mas de onde vem essa eletricidade?
Nos EUA, apenas 30% da eletricidade vem de fontes renováveis como a hidrelétrica, nuclear e solar. Logo, os carros elétricos fazem pouca diferença porque ao invés de queimar combustível no carro, está queimando combustível, gás natural, ou carvão para criar aquela eletricidade. Quando você ponderar o fonte de eletricidade do país, o Union of Concerned Scientists, você chega nos números abaixo:
Nos EUA, apenas 30% da eletricidade vem de fontes renováveis como a hidrelétrica, nuclear e solar. Logo, os carros elétricos fazem pouca diferença porque ao invés de queimar combustível no carro, está queimando combustível, gás natural, ou carvão para criar aquela eletricidade. Quando você ponderar o fonte de eletricidade do país, o Union of Concerned Scientists, você chega nos números abaixo:
Descarte
O
descarte é a reciclagem das peças e também a gestão dos resíduos. As emissões de descarte são tipicamente menos que 1%
das emissões da vida do veículo e são 0,3
toneladas para carros elétricos (assumindo a reciclagem responsável da bateria)
e 0,15 toneladas para um carro tradicional.
Então, será que veículos de "zero emissão" são de verdade "zero emissão"?
No
total, carros elétricos criam menos emissões, mas
eles produzem muito mais na produção e menos no uso. Você também acaba mudando
o problema de petróleo para cobalto e lítio, produtos com processo de mineração
bem sujo, que são os componentes principais nas baterias. No fundo, os
problemas não foram resolvidos. Apenas mudaram o problema de materiais de uso
como combustível para materiais de produção como a bateria.
Ainda com a tecnologia de bateria acelerando, existem carros tradicionais leves
que tem menos emissões de vida que alguns
carros elétricos. Por exemplo, carros de 500Kg como o francês Ligier microcarro
ou o “kei car” do Japão tem as menores emissões de
qualquer carro.
Então, se você quiser de verdade criar menos emissões até a tecnologia de bateria ser aperfeiçoada, a melhor coisa a se fazer é usar um carro com menos peso!
Parker
Treacy - fundador e CEO da Cobli, startup especializada em controle de frotas, telemetria e
roteirização
Fontes:
https://www.cmu.edu/gdi/docs/lca-of-automobile.pdf
https://www.wired.com/2016/03/teslas-electric-cars-might-not-green-think/
https://www.ucsusa.org/clean-vehicles/electric-vehicles/life-cycle-ev-emissions#.Wq_BgBPwY1K
https://www.ucsusa.org/clean-vehicles/electric-vehicles/ev-emissions-tool#.Wq_CgRPwY1I