Corrupção e falta de confiança nos políticos são os principais motivos
Apesar
das eleições figurarem entre os principais assuntos do momento na internet e
serem motivo de discussões acaloradas e até brigas nas redes sociais, a maioria
dos jovens brasileiros não se interessa por política. Foi o que apontou
pesquisa realizada pela rede de escolas de informática Microcamp. De acordo com
a pesquisa, o índice de desinteresse pode chegar a 67% se somados os que se
interessam muito pouco (39%) e os não têm o menor interesse (28%). Isso apesar
de a maioria 57,9% admitir que a política influencia a vida dos cidadãos.
O
levantamento foi feito entre os dias 1º e 06 de setembro, com 1870 alunos acima
de 16 anos (73,48% entre os 16 e 20 anos e 26,52% acima desta idade), de ambos
os sexos, com maior participação do público masculino (51%) em 30 unidades
instaladas em 10 estados do país. Dos entrevistados, 75% têm ensino médio, 13%
ensino superior, 7% ensino fundamental II 5% Colégio Técnico e 2% Ensino
fundamental I.
Para
a maioria (38%) a falta de interesse por política se dá devido à corrupção no
país, enquanto 29% apontou a falta de confiança nos políticos como causa, e 18%
atribuiu à falta de informação. Já 15% acham o tema desinteressante.
"É
preocupante imaginar que 67% dos nossos jovens estão desacreditados no nosso
país por concluírem que estamos dominados pela corrupção e falta de políticos
confiáveis", diz Davi Tuffi, CEO da Microcamp.
De
acordo com a mostra, 95% dos entrevistados acreditam que a política influencia
sua vida - 61% (de alguma forma), 22% (totalmente) e 12% (um pouco).
Apesar
do desinteresse pelo tema, a maioria se mostrou bem informada sobre o processo
eleitoral de 2018: 69% responderam que as eleições ocorrerão em outubro, 55%
disseram saber para quais cargos os eleitores deverão votar, 60% sabem o que é
voto legenda e 75% afirmam que o que define uma eleição são os votos válidos.
Na
hora de escolher um candidato, o mais importante para 67% dos entrevistados são
suas ideias e projetos, enquanto 28% acham o histórico de vida pública, 3% o
partido, e 1% a religião.
A
maioria dos jovens também admitiu votar em um candidato desconhecido, mas com
boas propostas: 51% talvez, e 24% com certeza, contra 24% não. Quanto à
obrigatoriedade do voto, 54% são contra.
Pesquisas e internet
Apesar
de 58% dos entrevistados não confiarem em pesquisas de intenção de voto, 53%
disseram que o que influencia na escolha do candidato são justamente as
pesquisas, seguidas pela propaganda política para 21%. "Por mais
contraditório que seja, as pessoas estão assumindo que deixam de votar no
candidato de sua preferência para apoiar uma segunda opção que esteja na
frente", explica Tuffi.
A
pesquisa endossa a estratégia de muitos candidatos e partidos com pouco tempo
de inserção em campanhas gratuitas em rádio e TV, de investir nas redes sociais
pois para 81% dos pesquisados, elas influenciam os eleitores. Da mesma forma
que os debates na TV são muito importantes para a maioria dos jovens (62%).
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