A palestrante Helda Elaine, escritora do livro “O
Ser Humano 10D”, explica a importância das relações interpessoais no trabalho e
como melhorá-las
A habilidade de se relacionar bem está se
tornando rara e, ao mesmo tempo, muito requerida por empresas no mundo todo. Na
era digital, em que os olhos miram apenas as telas, as pessoas têm se
comunicado predominantemente por mensagens enviadas via aplicativos, rede
sociais e e-mails.
Pensando neste assunto, a comunicadora, escritora
e palestrante Helda Elaine dedicou um capítulo inteiro de seu livro “O Ser
Humano 10D”, lançado em 2018, ao assunto relacionamento interpessoal.
Para Helda Elaine, muitos profissionais demoram a
perceber que não têm habilidade de relacionamento interpessoal, colocando-se em
situações difíceis e até de desemprego.
"As pessoas que não sabem ou não gostam de
se comunicar usam basicamente duas justificativas quando estão desempregadas:
'a culpa é da crise’ ou ‘todo patrão é difícil’. Poucas destas pessoas se dão
conta e admitem que o real motivo de seus problemas não está na crise nem no
chefe e, sim, na dificuldade que têm de se relacionar”, conta Helda.
Segundo ela, a boa notícia é que a habilidade de
se relacionar pode ser treinada. Em muitos casos, dificuldades de
relacionamento estão ligadas a questões da infância que podem ser resgatadas e
ressignificadas.
"Assim como as pessoas herdam
características físicas, herdam ou copiam características comportamentais.
Algumas pessoas podem perceber que estão agindo como os ‘pais de ontem’, que
não tinham o relacionamento interpessoal como prioridade, e podem começar a
agir para trabalhar essa habilidade”, lembra a escritora.
Relacionar-se é importante para conquistar a
confiança das pessoas, para poder ajudá-las, trabalhar em equipe e também para
atingir seus objetivos de vida. Para melhorar a habilidade de se relacionar com
outros indivíduos, é preciso querer aprender e aceitar a ajuda alheia.
“A arte do relacionamento pode ser aprendida
porque temos capacidade cognitiva, emocional e espiritual de sobra para isso. E
não se trata somente de ser inteligente. A questão é querer despertar essas
inteligências em favor do tema relacionamento, que ainda é espinhoso para
muitos”, acrescenta.
A importância do relacionamento no ambiente
corporativo
A pessoa que sabe se relacionar, diferentemente
do que se possa imaginar, não é só aquela que fala e ouve bem ou que utiliza
respeito, cortesia e eficiência quando está tratando de negócios com os clientes.
Esses elementos fazem parte de um pacote básico e obrigatório de
relacionamento.
O colaborador que busca se relacionar bem, gosta
do que faz, tem o perfil de se comprometer com a resolução de problema, tem
ideias aprovadas e quer alcançar metas, mesmo que audaciosas.
Helda destaca que carisma e poder de negociação
são elementos-chave da habilidade de relacionamento. “A vantagem para quem se
torna especialista em relacionamento é que evolui de tal maneira que jamais
recusa ajuda para evoluir ainda mais”, revela a escritora.
No
ambiente profissional, outro detalhe que merece destaque é a expansão do
alcance das relações, já que não estamos tratando apenas com clientes. Em
qualquer empresa, ou projeto, que preveja a necessidade de participação intensa
de pessoas e grupos, o especialista em relacionamento carrega a necessidade de
fazer “algo a mais”, perceber que o relacionamento envolve o meio em que está
inserido, as suas funções, as circunstâncias, as pessoas envolvidas e, é claro,
as próprias atitudes.