O WhatsApp
passou de apenas uma mídia social para uma ferramenta fundamental para as
relações de trabalho. O problema é que nem sempre as pessoas sabem fazer bom
uso desse aplicativo quando o assunto são os negócios. “A relação entre empresa
e cliente precisa ser estritamente profissional, mesmo que ela acontece muitas
vezes via uma mídia social”, explica Ana Tex, especialista em marketing digital.
Se você
pretende adotar o WhatsApp como uma ferramenta de relacionamento com os
seus clientes, Ana tex recomenda que primeiramente você opte por um número de
telefone exclusivo para isso e que apenas pessoas devidamente treinadas tenham
acesso a ela.
Para você
não fazer feito com seus clientes e parceiros e se livrar de muitas saias
justas, Ana Tex listou quatro regras de bom senso no WhatsApp:
1
– NUNCA tenha nudes no celular
O risco de
você enviar um nude sem querer para um parceiro de negócios é muito grande.
Isso pode comprometer sua imagem como profissional além de gerar problemas
pessoais. Por isso, EVITE ao máximo correr esse risco! Caso o seu celular salve
arquivos automaticamente, vá na configuração e coloque para não salvar as
mídias.
2
- NÃO faça grupo com todos os seus clientes
Se você tem
um negócio como uma academia, por exemplo, não crie um grupo para os alunos. O
concorrente pode se infiltrar nesse grupo, ter acesso a todos os seus clientes
e fazer uma ação de Marketing para eles. Outro risco que você corre mantendo
grupos de clientes é a fomentação de comentários negativos. Se você quer usar o
WhatsApp para se comunicar com seus clientes, opte SEMPRE pela lista de
transmissão. Ela é capaz de replicar uma mensagem para vários contatos
individualmente.
3
- NUNCA mande piadinhas e correntes
Não! Você
não vai morrer se deixar de enviar uma corrente para x números de contatos. O
hábito de compartilhar esse tipo de publicação pode te queimar
profissionalmente. Fora as piadas, muitas vezes sem senso algum! Por isso,
saiba separar o tipo de conteúdo que compartilha entre amigos do que é
realmente relevante para a sua empresa.
4
- NÃO mande áudios longos
Seja
sucinto! Principalmente com quem não conhecemos. Às vezes, a pessoa está muito
ocupada e não tem tempo para ouvir um “podcast”. Para não ser cansativo, mande
uma mensagem de texto explicando o motivo do seu áudio ou pedindo autorização
para manda-lo. Se puder, ligue, mas não se alongue. Priorize áudios curtos e
objetivos. E lembre-se, antes de qualquer áudio, faça uma rápida apresentação
em texto, caso seja o primeiro contato. A pessoa a receber o áudio deve saber
do que se trata antes de ouvi-lo.
Ana Tex -
empreendedora, palestrante e consultora em marketing digital, especialista em
novas mídias. Desenvolve cursos e infoprodutos com foco em aumentar a audiência
e o faturamento de empreendedores.