Com mais de 14
milhões de desempregados a categoria Freelancer ganha força entre os
brasileiros
O freelancer, termo inglês para denominar o
profissional autônomo, depende basicamente da quantidade clientes conquistados
e trabalhos desenvolvidos para alavancar sua carreira/projeto. E, para isso, é
essencial que exista uma boa divulgação do trabalho realizado.
“Divulgar o trabalho e ter o nome conhecido, sem
dúvidas, é um dos principais obstáculos no início da carreira. Por isso, é
importante pensar em algumas estratégias para fazer o próprio marketing e
divulgar o que você faz de melhor”, alerta o CEO da Crowd, uma das maiores
plataformas de freelancer do Brasil, Gabriel Carlos Matias.
Como promover à carreira freelancer? Veja abaixo
algumas dicas, que o empresário separou, para tornar o seu trabalho conhecido
entre os clientes.
1 – Qual é o seu nicho de atuação?
Provavelmente, o serviço que você oferece também é
realizado por outros profissionais. Portanto, observe o seu ramo e em qual área
específica você deseja se destacar. Dessa forma, sua concorrência com outros
profissionais diminui e a chance de alcançar clientes aumenta.
É fundamental fazer essa distinção de setores e
habilidades logo de inicio, pois será mais fácil encontrar clientes
interessados nos seus serviços e o projeto será concluído de maneira
satisfatória. É importante conhecer e dominar mais de uma habilidade, mas não
“venda” seu trabalho de forma generalizada.
Quando o freelancer se dedica a um nicho, torna-se
um especialista. Isso agrega valor ao trabalho desenvolvido e notoriedade ao
profissional. Atuando em uma área específica, seu olhar ficará muito mais
apurado e seu trabalho mais relevante.
2 – Desenvolva seu próprio conteúdo
Seja em um blog, canal no YouTube ou rede social, o
profissional que opta por criar o próprio conteúdo promove sua carreira por
meio desta atividade.
A criação de conteúdo própria desenvolvida por
freelancers, além de instruir pessoas interessadas em determinado assunto,
também constrói um novo tipo de portfólio.
Já sabe o seu nicho? Então você já sabe sobre o que
pode produzir. Se você é um programador, pode dar dicas de desenvolvimento de
programas e softwares; um designer pode falar sobre novas técnicas e
ferramentas da área e assim por diante. A variedade de assuntos é infinita.
Use palavras-chave relacionadas à sua área para a
produção do conteúdo; isso ajudará navegadores a identificarem sua página em
possíveis pesquisas. Quem produz conteúdo também é visto como especialista;
faça e veja seu trabalho ganhar mais destaque.
3 – Construa um trabalho consistente
Como freelancers, os projetos desenvolvidos são
para o cliente, mas fazem parte do seu portfólio. Portanto, seu trabalho deve
ter uma constância, para que sua evolução como profissional possa ser notada.
Saiba destacar os pontos fortes de cada trabalho e
como seu talento pode contribuir com a demanda do cliente e chegar ao resultado
final.
4 – Vá além do online
Não basta apenas concentrar toda a sua estratégia
para promover sua carreira no ambiente digital. Uma apresentação feita
pessoalmente ainda possui muito valor. Pense que cada workshop, feira ou
congresso é uma oportunidade de fazer networking pessoalmente com possíveis
clientes.
Se prepare para um pitch, tenha um bom cartão de
visita, e se achar interessante, ande com uma amostra do seu material ou use
uma forma simples de apresentá-lo (num dispositivo móvel, por exemplo).
5 – Seu cartão de visita
Se você ainda não tem um cartão de visita, está na
hora de repensar. Nunca se sabe o momento exato onde acontecerá o networking e
o cartão é o que fecha a oportunidade.
Na área de comunicação e marketing é permitido
pensar em modelos mais criativos, que combinam com seu trabalho.
As informações principais são: logo, nome,
profissão, e-mail, telefone e site ou link para o portfólio. E sempre tenha
cartões com você!
Dica: Fale sobre seus projetos em suas redes
sociais e otimize a divulgação de sua carreira.
6 – Compartilhe seus projetos
Falar sobre seu trabalho no seu campo pessoal
também é uma forma de promover sua carreira freelancer.
Está escrevendo para diferentes sites? Fez um
trabalho fotográfico especial? Compartilhe seus jobs em redes sociais
relevantes.
Use sua página no Facebook, seu perfil no LinkedIn
e até mesmo no Twitter ou Instagram.
Desta forma, quem acompanha suas publicações nas
mídias vai poder identificar seus trabalhos em outros espaços. Em casos em que
o job não é assinado é ainda mais interessante este tipo de divulgação.
7 – Esteja presente em plataformas para freelancer
O profissional freelancer vai muito mais longe
quando conrói um perfil em comunidades voltadas para a atividade. Otimize sua
carreira a promover seu trabalho em comunidades especializadas. A Crowd é a
principal rede conectando freelancers a grandes empresas e agências, dando toda
a estrutura necessária, desde o briefing até a aprovação. Isso permite que o
profissional esteja muito mais focado nos resultados.
Lembre-se: é um trabalho contínuo.
Pensar em formas de promover sua carreira
freelancer é um trabalho ininterrupto. Não deve ser feito apenas no início ou
apenas quando você tem menos projetos.
Preocupe-se em sempre manter
seu portfólio atualizado, compartilhe seu trabalho e mantenha contatos. Seja
visto para que você seja lembrado como uma opção.
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