Pesquisar no Blog

sábado, 25 de junho de 2022

Herpes Ocular: estresse pode favorecer a doença

O problema pode levar à perda visual, segundo a oftalmologista Juliana Laneaux Ribeiro do CBV - Hospital dos Olhos

 

A herpes ocular é uma infecção causada pelo vírus do herpes simples e entre os sintomas estão o olho vermelho e lacrimejante, dor ocular, visão turva e sensação de corpo estranho nos olhos. De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia (AAO), depois do episódio inicial, há 27% de chance de acontecer novamente dentro de um ano e, assim como o herpes labial, pode surgir quando a imunidade está baixa. 

A doença é causada por um vírus muito comum, o mesmo da catapora, e quase todas as pessoas já tiveram contato com ele em alguma fase da vida. Fica latente no organismo e pode reativar, principalmente quando a pessoa passa por episódios traumáticos ou de grande estresse, que causam baixa do sistema imunológico. Lesões na pele, mucosas e nos olhos são sintomas comuns que, de acordo com a médica Juliana Laneaux, podem ser confundidos com a conjuntivite. “Porém, a dor da ceratite herpética geralmente é muito intensa o que faz o paciente procurar assistência médica com urgência”, diz. 

Em geral, as manifestações da doença aparecem apenas em um dos olhos, podendo incidir na pálpebra, como pequenas vesículas que secam e criam crostas; na conjuntiva, com sintomas semelhantes aos da conjuntivite e na córnea. Além disso, quando ocorre no fundo do olho, pode ainda causar necrose da retina, explica Juliana. “Os casos graves costumam ser mais frequentes em pacientes imunocomprometidos, como os portadores de AIDS”, completa. 

O tratamento da doença deve ser realizado de acordo com o aspecto, o local e a extensão das lesões, e grande parte dos pacientes responde bem ao uso de medicamentos antivirais por via oral, colírios ou pomadas. É importante lembrar que o diagnóstico precoce aumenta a eficiência do prognóstico, evitando o agravamento do caso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados