Brasileiros
formam público com maior capacidade de recordação após visualizarem propagandas
no streaming de vídeo, aponta relatório da Rakuten AdvertisingStreaming apresenta grande potencial para publicidade. Crédito da imagem: Freepik
Cada vez mais presente no gosto popular, o streaming de vídeo segue explorando novas formas de entrega de conteúdo e amplia a gama de possibilidades no âmbito da publicidade. Em recente pesquisa realizada no mundo todo, a Rakuten Advertising levantou novos e poderosos insights sobre esse mercado.
Globalmente,
uma média de 60% dos espectadores se recordam corretamente de um anúncio 24
horas depois de vê-lo no formato de TV Conectada (CTV). Dentre os brasileiros,
esse percentual é o maior de todos, já que 81% dizem ser capazes de manter essa
memorização -- à frente dos espectadores da Espanha (70%); Itália (66%),
Alemanha (56%), França (54%), Reino Unido (54%) e EUA (36%).
O
estudo também avaliou o poder de repercussão da mensagem, indo além do seu
reconhecimento. Para 56% dos brasileiros, esse impacto está diretamente ligado
ao mindset do espectador enquanto assiste ao streaming. Ou seja: a publicidade
contextualizada, associada ao conteúdo do streaming, cria um poder de
assimilação no espectador que gera maior entendimento da mensagem.
Ainda que o streaming de vídeo seja um mercado relativamente novo, os dados do estudo apontam que essas plataformas já estão concorrendo à altura com veículos tradicionais, a exemplo da TV, quando o assunto é eficácia da publicidade. Considerando o poder de captação e assimilação do público final, a fórmula de entrega se resume aos três “Rs”: Recordação, Repercussão e Retorno.
No campo da recordação, o famoso recall da transmissão é um modelo de longa data e bem-sucedido para a publicidade de TV tradicional. Isso porque a exposição generalizada leva à conscientização e à recordação.
Os
dados também mostram que as estratégias de transmissão agora devem ser
construídas ao lado do que o mercado chama de "narrowcasting"
(disseminação de informações para um público restrito). Nesse quesito, será
fundamental a capacidade da CTV de ajudar o público a aprimorar a sua
mentalidade enquanto consome conteúdo, o que qualifica a sua repercussão.
A
importância da fixação da mensagem
Já em relação ao último “R” (o retorno), que diz respeito à conversão, a pesquisa conclui que a associação entre o entendimento da mensagem e sua conexão com os produtos está gerando retornos tangíveis ao investimento em publicidade. Os espectadores reagem aos anúncios de acordo com o conteúdo consumido no streaming, sendo direcionados para o botão de compra.
Globalmente, 71% dos entrevistados afirmaram que compram ou compram ocasionalmente o produto ou serviço depois de vê-lo anunciado em serviços de streaming. No Brasil, o número é ainda maior, chegando novamente a 81%.
“Essas descobertas demonstram o motivo pelo qual a
publicidade em plataformas de TV Conectada é parte intrínseca de uma estratégia
de mídia bem-sucedida”, diz Luiz Tanisho, vice-presidente da Rakuten
Advertising no Brasil. “Quando o anúncio do produto prioriza o contexto, ele
repercute mais e gera melhor recall, com maior propensão à compra. Uma
abordagem que só é possível por meio da compreensão do humor do espectador –
algo exclusivo no streaming de vídeo e uma das razões pelas quais ele alcançou
a TV tradicional em relativamente pouco tempo", afirma.
Rakuten Advertising
Rakuten Group, Inc.
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