Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Adeus ano velho, feliz ano novo: psiquiatra dá dicas de organização mental para 2022

Luísa Deves, membro da Doctoralia, fala sobre o mindset do sucesso na virada do Ano Novo

 

Seja usar branco na véspera, brindar com champanhe ou pular sete ondas para trazer sorte, a comemoração do réveillon e a chegada de um novo ano é sempre o momento ideal para começar novos hábitos que visam aumentar a qualidade de vida. Pensando nas tradições de ano novo, a psiquiatra Luísa Deves, membro da Doctoralia, respondeu algumas perguntas sobre mindset, organização mental e criação de novas práticas. 

 

O que é Mindset? 

Dra. Luísa: O Mindset é o modo de configuração de pensamentos que envolvem crenças sobre nossos potenciais, qualidades e dificuldades. Uma pessoa com Mindset Fixo acredita que suas qualidades são imutáveis; que já nascemos com uma “programação” do que podemos alcançar.  

Por outro lado, as pessoas com o chamado Mindset de Crescimento veem nas suas dificuldades não um fracasso, mas sim uma oportunidade de aprendizado. Essas pessoas crêem que podem melhorar através do seu empenho e esforço. 

Portanto, dependendo da sua “programação”, vai fazer sentido -- ou não -- se esforçar para algo e, por decorrência, vai afetar diretamente o modo como você age nos seus desafios.

 

Como desenvolver uma mentalidade de crescimento e sucesso? 

Dra. Luísa: Segundo a pioneira nos estudos de Mindsets, Carol S. Dweck, para desenvolver uma mentalidade de crescimento e sucesso é necessário “mudar o que ocorre no interior de nossas mentes, passando de um monólogo de julgamento a outro orientado para o crescimento”. 

O simples fato de tomar conhecimento do Mindset de Crescimento é capaz de causar uma grande mudança na forma pela qual as pessoas pensam em si mesmas e em suas vidas, diz Carol S. Dweck. 

Essa “pequena” mudança de pensamento e na forma de lidar com a situação rege todo o comportamento posterior. 

Por exemplo, no caso de uma derrota ou de uma decepção amorosa, é melhor entender e aprender os motivos que levaram a ela , sendo uma pessoa com Mindset de Crescimento, do que simplesmente julgar-se como “perdedora” ou “injustiçada” -- uma pessoa com Mindset Fixo.

 

Por que temos dificuldade em criar novos hábitos?

Dra. Luísa: Conforme estudos internacionais, os hábitos estão codificados nas estruturas do nosso cérebro, o que por um lado é vantajoso, mas por outro pode ser prejudicial, já que nosso cérebro não sabe a diferença entre os hábitos ruins e os hábitos bons. 

Caso você tenha um hábito ruim, ele estará sempre presente a espera de uma oportunidade para entrar em modo automático e para ganhar as recompensas certas. Isso explica por que é tão difícil criar hábitos novos, pois, uma vez que adquirimos uma rotina, esses padrões continuam para sempre dentro das nossas cabeças.

No entanto, se aprendermos a criar rotinas novas que sejam preponderantes a esses comportamentos, podemos forçar esses hábitos ruins a ficarem em segundo plano, visto que os hábitos não são inevitáveis, podendo ser ignorados, alterados ou substituídos.

 

Como estabelecer metas que são funcionais? 

Dra. Luísa: Todos nós temos aquele momento das falsas promessas: “amanhã eu faço”. Acontece que o amanhã chega e nada é feito, na maioria das vezes. Em suma, quanto mais “aberto” for o plano, mais fácil de não ser concretizado. 

Para estabelecer metas funcionais, precisamos elaborar um plano nítido com objetividade e clareza: ”O que preciso fazer? Quando especificamente posso me organizar para fazê-lo? Onde? Como?”. Esses são alguns direcionamentos para manter as metas mais realistas. 

Quanto mais detalhado, mais conseguimos enxergar o processo e executá-lo no outro dia. E tudo isso, por consequência, aumenta a possibilidade de sucesso do seu plano. 

 

Como o mindset pode contribuir para a produtividade? 

Dra. Luísa: O Mindset de Crescimento pode ter grande contribuição para a produtividade, pois ajuda as pessoas a compreenderem que quem precisa mudar são elas, e não os outros. 

É necessário entender que não é o mundo que deve reconhecer suas qualidades especiais e tratá-las de acordo, mas sim nós mesmos é quem devemos ir em busca do nosso maior potencial ativamente.

Quando entendemos que não há limite para o nosso potencial, desde que busquemos ele através do esforço e empenho, a produtividade ganha espaço na nossa vida, afastando o Mindset Fixo que impedia o crescimento.  

Trata-se de um círculo virtuoso, pois à medida que a pessoa passa a adotar o Mindset de Crescimento ficará surpresa ao ver como os demais começam a ajudá-la e a apoiá-la. Deixam de ser adversários e com frequência se transformam em seus colaboradores em busca de um objetivo comum.

 

Doctoralia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados