Pesquisar no Blog

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Arquitetura tcheca para desfrutar no final de ano

Diga adeus a 2021 apreciando a arquitetura da República Tcheca, que o convida a viajar pela história e desfrutar de um legado único no mundo.

 

Selecionamos 3 pontos de interesse para os amantes da arquitetura, mas também para os amantes da beleza. Passeie por esses lugares e descubra um pouco do que o espera na República Tcheca em 2022.

 

ZLÍN



A cidade construída com perfeição no estilo de funcionalista é um exemplo único de planejamento urbano e arquitetura moderna do período entre guerras. Tudo é econômico, racional, funcional: as vilas, casas de família e edifícios, bairros operários, casas coletivas, obras públicas, o primeiro arranha-céu tcheco, a numeração original das ruas de acordo com a orientação e dos edifícios de acordo com sua localização. Uma cidade peculiar, muito interessante para visitar.

O responsável pela glória da cidade de Zlín veio da área de calçados: Tomáš Baťa foi um visionário que iniciou o incrível desenvolvimento da cidade e de sua região por ter criado condições de vida e de trabalho incomuns para a época. Suas políticas sociais, salariais e habitacionais eram excepcionais. Inovações sofisticadas contribuíram para a expansão mundial e hoje os calçados Baťa podem ser comprados em todos os continentes, exceto na Antártica. Em 1939, Antonín Baťa trouxe outra joia para a cidade de Zlín: o peculiar edifício 21, prédio administrativo e centro do império familiar. Graças aos seus dezesseis andares e sua altura de 77,5 metros, este edifício se tornou o primeiro arranha-céu da então Tchecoslováquia. O escritório móvel do chefe da empresa, localizado no elevador, é admirado até hoje. Para saber mais sobre a marca Baťa, você deve visitar outro prédio do funcionalismo: o Instituto Baťa 14 | 15 onde hoje funciona um museu com a exposição Princip Baťa.

Até hoje, o mundo também admira o urbanismo peculiar e a arquitetura típica do "estilo Baťa". É o resultado de uma sofisticada padronização, classificação e economia da obra, bem como da simplificação ao máximo do número de elementos construtivos. A combinação do esqueleto de concreto armado com alvenaria de tijolo e janelas com moldura de metal criou um mundo excepcional de arquitetura moderna, econômica e funcional. As pessoas viviam, trabalhavam, faziam compras e se divertiam nesses edifícios excepcionais. Você não vai escapar do funcionalismo em Zlín, mesmo que não use os famosos sapatos Baťa.

 

VILLA TUGENDHAT / BRNO



A Vila Tugendhat testemunhou a origem da habitação moderna e o trágico destino de seus habitantes. A obra do famoso arquiteto alemão Mies Van der Rohe é atualmente considerada uma das quatro casas modernistas mais importantes do mundo. Graças aos seus valores, esta joia da arquitetura foi incluída na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

A Vila Tugendhat no bairro de Černá Pole, em Brno, foi construída sob encomenda para o casamento de Grete e Fritz Tugendhat que vinham de uma importante família do setor têxtil de Brno. O prédio é construído em uma encosta e entre suas grandes qualidades estão as vistas do centro histórico Brno. A casa estava em todos os aspectos contra sua época e com o interior à frente de seu tempo.

O edifício causou grandes emoções assim que foi construído. O interior tem três andares, embora da rua pareça ter apenas um. O andar do meio era uma parte residencial e social. É decorado com cortinas, uma parede de madeira em forma de semicírculo e uma elegante parede de ônix que muda de cor em função do ângulo dos raios solares. No piso superior encontra-se uma antessala, os quartos duplos separados com os respectivos banheiros, duas salas dos jovens e a sala dos professores. No andar seguinte havia uma casa para o gerente e uma garagem para dois carros. O interior está equipado com móveis elegantes e sensatamente projetados pelo próprio arquiteto. Esses móveis ainda continuam sendo fabricados.

 

OSTRAVA



Carvão, ferro e aço mudaram a vida de gerações inteiras. Nenhuma cidade tcheca reflete o desenvolvimento tecnológico e a revolução industrial como Ostrava. A arquitetura industrial com as suas torres mineiras, os seus altos-fornos e a vista da empresa Vítkovické železárny...  É inesquecível e única a experiência de ver a cidade desde o chão, como também sob ele. Falamos da enorme cidade subterrânea, onde milhares de pessoas trabalharam dia após dia, com objetos técnicos excepcionais que foram proclamados Monumentos Culturais Nacionais.

A mineração e a indústria metalúrgica transformaram a cidade de Ostrava e deram-lhe a imagem de coração de aço da república. Depois de desativados, as fábricas, armazéns e torres passaram a proporcionar uma nova vida cultural e social em meio ao ambiente industrial e às obras individuais construídas no estilo do funcionalismo e do realismo socialista. Graças a tudo isso, Ostrava se tornou um ponto turístico muito popular que não tem equivalente na República Tcheca.

O que se destaca na área é como a natureza se mistura com os desenvolvimentos industriais. Um exemplo disso é Landek. A singularidade do Landek consiste na interligação do museu mineiro, um relíquia técnica, com o monte Landek , uma relíquia natural nacional. Viaje pela interessante trilha com sua excepcional seção geológica através de várias camadas de carvão, com mais de 250 milhões de anos. Chegando ao museu, você pode entrar na jaula de mineração e descer até a mina mais antiga da cidade – a mina Michal. Lá, você pode vivenciar o que os mineiros faziam antes de irem para o trabalho. Tudo está preservado como antes, como se os mineiros tivessem acabado de sair da mina.

O Slezskoostravský hrad (Castelo de Ostrava e Silésia) data do século 13 e as atividades de mineração fizeram seu nível descer 16 metros. O castelo oferece exposições sobre a história do castelo e da cidade, o Museu dos Mistérios, grandes aquários, eventos culturais e sociais.

 


Luiz Fernando Destro
destro@czechtourism.com
 

Visite www.destinotchequia.com para mais histórias, dicas, recomendações e surpresas.
 

www.visitczechrepublic.com


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados