Especialista em marketing digital comenta sobre a
expectativa e a realidade de quem quer fazer renda com a internet
As
mídias sociais trouxeram uma verdadeira transformação para o dia a dia das
pessoas no mundo inteiro. De repente, as celebridades não são somente músicos
ou artistas de cinema, são pessoas comuns, que por alguma razão se destacaram
no mundo virtual e angariaram milhões de seguidores.
Em
uma realidade não tão distante, ter somente seguidores não era tão relevante
quanto é hoje. Atualmente, um perfil bem engajado e em crescimento, representa
a possibilidade de ganhar muito dinheiro com um clique. Esse glamour em torno
da vida dos influenciadores digitais, enche os olhos da nova geração. De acordo
com a revista Trip, nos Estados Unidos já existem mais youtubers do que
psicólogos e dentistas.
Porém,
a versatilidade da internet e a dimensão que os ganhos advindos dela
proporcionam escondem uma realidade frustrante para os jovens sonhadores. “O
mercado não pode absorver mais produtores de conteúdo. Há uma vida real
acontecendo. Há pessoas com ansiedade e depressão. Por trás dos bastidores,
longe dos holofotes há seres humanos se fragmentando”, explica a psicóloga Leninha Wagner.
De
acordo com ela, psicólogos e psicanalistas nunca trabalharam tanto. A
quantidade de jovens querendo trabalhar com internet é tão grande, que os
profissionais da saúde mental estão precisando desenvolver técnicas para trazer
os jovens de volta à realidade do trabalho convencional. “Com uma porcentagem
de retorno tão baixa, é difícil acreditar que profissões tão importantes para a
sociedade estão se tornando "extintas" por conta de uma minoria que
faz os jovens acreditarem que é fácil e divertido trabalhar apenas utilizando a
tela de um celular”, opina Jennifer de Paula,
BBA e especialista em Marketing Digital.
Para
ela, o que acontecerá com os sonhadores do mundo digital é o que já aconteceu
com quem sonhava em viver de música. “Hoje em dia os músicos estudam cada vez
mais e estão se tornando profissionais completos. Aprendem diversas línguas,
instrumentos, gestão, composição, entre outras funções necessárias para um
profissional de sucesso”, afirma a especialista em marketing. As métricas de
vaidade podem ser importantes aliadas na avaliação vocacional de quem sonha em
ser influencer.
Jennifer de Paula defende ainda que
deve ser realizado um teste vocacional para identificar as habilidades
particulares de cada pessoa. “Os testes consideram o perfil psicológico, a
personalidade, o histórico acadêmico, as preferências, as habilidades naturais
e os objetivos pessoais do estudante na sua análise”, detalha a psicóloga
Leninha. Para Jennifer de Paula, é importante ter amplo conhecimento em
ferramentas digitais, administração de carreiras, marketing, línguas e qualquer
outro de utilização da internet. “Muito se engana quem acredita não precisar de
muito conhecimento para ser um influencer de sucesso”, ressalta.
Jennifer de Paula - diretora de marketing e gestão da MF
Press Global, uma agência de comunicação internacional. Responsável por gestão
de mídias sociais, carreira, posicionamento de marca, comunicação integrada e
construção de autoridade no mercado de profissionais que somam milhões de
seguidores nas redes sociais. A especialista é referência no que diz respeito
às principais atualizações do mundo digital.
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