Em 2022, cenário se mostra favorável e empresas podem ter em suas equipes inovação e energia para superar adversidades e conquistar ainda mais números positivos
O
ano de 2021 foi marcado por diversos momentos desafiadores e animadores.
Iniciamos o período com resultados preocupantes do primeiro ano de pandemia,
tendo alta nos números de casos e mortes, infelizmente. Entretanto, ainda em
janeiro, surgiu uma esperança: a vacina começou a chegar para os
brasileiros.
Esperança por um futuro melhor
A partir daí, muitos cenários foram se adaptando e o otimismo tomou conta de grande parte da população e das organizações também. A retomada econômica deixou de ser um sonho e passou a ser uma realidade, mostrando nossa capacidade de resiliência como nação.
Neste período de renovação, diversos pedidos e desejos são feitos: sucesso, prosperidade, união, saúde, enfim… No contexto profissional, muitos estudantes à procura de sua primeira oportunidade de atuação no mercado almejam a chance de colocarem em prática o conteúdo aplicado em sala de aula - seja ela física ou virtual.
Por
outro lado, empreendedores de todos os setores desejam times capazes de lidar
com os obstáculos do pós-crise para direcionar a marca rumo a resultados
concretos. Assim, o estágio é a melhor maneira de garantir a conexão dessas
partes, favorecendo não apenas os envolvidos, como também o Brasil.
Vantagens para todos os envolvidos
Só podem ocupar essa posição os matriculados em alguma instituição de ensino médio, técnico, superior ou nos dois anos finais do fundamental pelo EJA - Educação de Jovens e Adultos. Isso é determinado para fortalecer o cunho educativo da modalidade. Como não gera vínculos empregatícios, a admissão é facilitada para as empresas.
Assim, ficam isentos os encargos trabalhistas, como FGTS, INSS, 13º salário, ⅓ sobre férias, além das verbas rescisórias. Do outro lado, o indivíduo recebe uma bolsa-auxílio, auxílio transporte, tem carga reduzida de até seis horas diárias e 30h semanais, seguro contra acidentes pessoais e recesso remunerado.
A relação é de ganha-ganha. Ou seja, a juventude em busca do ingresso no universo corporativo pode adquirir a tão sonhada experiência e dar seus primeiros passos rumo à independência financeira. Já a contratante tem a chance de capacitar esse colaborador para trilhar uma trajetória de sucesso dentro do time.
Acreditar na força do estágio é essencial. Ele oferece para as companhias a inovação e energia para lidar com um contexto ainda incerto para o mundo, mas também dá ao jovem a possibilidade de fazer parte da roda da economia e do desenvolvimento social.
A
mensagem para 2022 é esta: vamos contratar estagiários! Feliz ano novo!
Carlos Henrique Mencaci - presidente da Abres - Associação
Brasileira de Estágios
Nenhum comentário:
Postar um comentário