Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Dermatologista dá 5 dicas para cuidar da pele no verão

Praia, piscina, sol, aquele futebolzinho na areia, tudo aquilo que brasileiro ama. Mas, é imprescindível lembrar dos cuidados com a pele nesse momento. “Só no ano de 2020, foram registrados pelo Inca 176.930 casos de câncer de pele e 2.616 mortes devido à doença”, explica Cristiane Simões, dermatologista da Iron Telemedicina.


Para quem está animado para curtir esse verão, a médica lista abaixo dicas diárias importantes para a proteção da sua pele. Confira abaixo:


Conheça o seu protetor solar

FPS significa Fator de Proteção Solar, ou seja, o número indica quanto tempo os raios UVB do sol levariam para avermelhar a sua pele ao usar um filtro solar específico em comparação com a quantidade de tempo sem filtro solar. Portanto, se usar um produto FPS 15 exatamente como indicado (aplicado generosamente e uniformemente e reaplicado após duas horas ou após suar ou nadar), levaria 15 vezes mais tempo para queimar do que se não estivesse a usar filtro solar. A Fundação do Câncer de Pele aconselha a usar um filtro solar com FPS 15 ou superior todos os dias. Para atividades ao ar livre prolongadas, use um filtro solar resistente à água com um FPS de 30 ou superior.
 

Use roupa como escudo

A roupa pode fornecer uma grande barreira contra os raios ultravioleta (UV) do sol, pois a sua proteção é consistente ao longo do tempo. Quanto mais pele cobrir (gola alta, mangas compridas, calças), melhor. Opte também por um chapéu e óculos de sol com proteção UV para proteger os olhos, ouvidos, rosto e pescoço. “Qualquer roupa deixa a pele exposta, ela não substitui o uso do protetor solar”, alerta a médica.


Ande pela sombra

Quando estiver em espaços exteriores, pense na sombra como o seu refúgio, especialmente entre 10h e 16h, o horário de pico da intensidade do sol. “A sombra não é um escudo perfeito, alguns raios UV ainda podem atingir a sua pele”, complementa a especialista.


Diga não ao bronzeamento artificial

O bronzeamento artificial (mesmo uma vez) aumenta o risco de todos os tipos de câncer de pele, incluindo melanoma. Na verdade, o uso de uma cama de bronzeamento antes dos 35 anos aumenta o risco de melanoma em 75%


Mantenha a hidratação

Beber muita água é fundamental para o corpo, principalmente em altas temperaturas. A água é uma peça chave para a saúde como um todo. “A hidratação da pele pode ser auxiliada por uso de loções e cremes, mas ela acontece, verdadeiramente, de dentro para fora”, finaliza a dermatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados