Levantamento da Abrasce aponta que compras de fim
de ano movimentaram R$ 5,3 bilhões no setor
As vendas no período de Natal (19 a 25 de dezembro)
apresentaram crescimento de 10,7% nos shopping centers de todo o Brasil, em
comparação com o mesmo período de 2020. Os dados têm como base o Índice Cielo
do Varejo Ampliado (ICVA), utilizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) para
acompanhar a evolução das vendas dos shoppings em datas comemorativas,
contemplando desde pequenos lojistas a grandes varejistas. No período, o
comércio nos shoppings movimentou R$ 5,3 bilhões.
O ticket médio registrado neste Natal foi de R$ 189,00 contra R$ 197,00 registrado em 2020. O
varejo de rua, por sua vez, registrou um ticket médio de R$ 102,00 em 2021, apresentando
também uma leve queda em relação a 2020 (R$ 104,00).
Na avaliação do presidente da Abrasce, Glauco
Humai, o cenário pandêmico é semelhante ao de 2020, do ponto de vista do
funcionamento dos shoppings, pois nesse mesmo período do ano passado havia sido
registrada redução do número de novos casos. No entanto, as pressões inflacionárias
crescentes sobre o orçamento familiar e a deterioração do mercado de trabalho,
prejudicaram a confiança dos consumidores, o que limitou a melhora das vendas
no final de 2021.
“Mesmo em condições macroeconômicos adversas, ao
longo do ano, o setor de shoppings centers mostrou uma retomada gradual,
especialmente a partir do 2º semestre, com os avanços da vacinação e
normalização das atividades possibilitando a maior mobilidade das pessoas. Esta
recuperação de um dos setores mais prejudicados pela pandemia, denota a
resiliência e a capacidade dos empreendedores em se reinventar e ultrapassar
barreiras”, destaca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário