Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Ano novo, hábitos novos: comece 2022 abraçando uma causa

Dizem que demora cerca de 21 dias para criar um novo hábito e o início do ano é sempre um excelente momento para repensar o que foi feito e o que ainda precisa ser inserido na rotina para melhorar a qualidade de vida. Mudanças que podem parecer pequenas, mas são totalmente transformadoras, são inserir a solidariedade e a doação como propósitos de vida. 

O que acha de começar 2022 praticando a empatia e abraçando uma causa social? Pensando em ajudar quem deseja ser um agente transformador da sociedade, o Instituto Devolver, organização sem fins lucrativos para apoiar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, lista cinco causas sociais diferentes que precisam da sua ajuda! 


Saúde


De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), quando o trabalho de uma ONG envolve saúde, 40% dos brasileiros tendem a se sensibilizar. Se saúde é uma causa social que gostaria de ajudar, uma maneira muito simples é por meio da doação de sangue, já que os bancos de sangue estão sempre enfrentando baixas devido à pouca adesão. Outra maneira é ajudar projetos, como a Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo (AMEO); o Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI) ou a ONG Acredite, voltada para crianças e adolescentes com doenças reumáticas. 


Fome e pobreza


A fome, a pobreza e a desigualdade social são problemas enfrentados não apenas no Brasil, como no mundo inteiro. Se essa é uma causa social relevante para você, invista em auxiliar projetos sociais, como a ONG Teto, que oferece melhores condições de moradia e habitação para pessoas em situação de pobreza; ou a ONG Banco de Alimentos, que atua desde 1998, auxiliando pessoas em situação de insegurança alimentar.  


Idosos


O levantamento feito pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos mostrou que, apenas no primeiro semestre de 2021, foram registradas mais de 33,6 mil denúncias de violação de direitos dos idosos. Por isso, existem diversos projetos que trabalham para promover novas possibilidades de vida social, educação e atividades para as pessoas com mais de 60 anos. Este é o caso, por exemplo, da Associação para Desenvolvimento, Educação e Recuperação do Excepcional (ADERE), que atende idosos com deficiência intelectual; ou do Instituto Velho Amigo, organização sem fins lucrativos que promove ações e atividades que estimulam a valorização e a participação de idosos em situação de vulnerabilidade social, além de fomentar a cultura de inclusão do idoso.


Animais abandonados


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados. Se esta causa te sensibiliza, existem diversos projetos sociais, como a entidade Ampara Animal, protetora de animais abandonados e vítimas de maus tratos; a ONG Cão Sem Dono, que luta para tirar os animais das ruas e dar-lhes tratamento adequado, integrando-os a novas famílias; ou o Abrigo Vida De Um Anjo, que possui cerca 600 animais, entre cães, gatos, cavalos, patos, bodes, todos vítimas de maus-tratos e abandono. 


Crianças e adolescentes


O Brasil ainda é um país com muitas crianças e adolescentes vivendo abaixo da linha da pobreza, em situações bastante complicadas, sem acesso à saúde, alimentação, lazer, cultura ou educação. Mais de 1,7 milhão de crianças e adolescentes estão em situação de trabalho infantil, de acordo com dados do da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domícilios (PNAD) Contínua, de 2019. O tema preocupa e sensibiliza muitas pessoas e, por isso, é importante auxiliar projetos, como o Instituto Devolver, que arrecada doações, cestas básicas, materiais de higiene e de limpeza e material escolar para apoiar mais de 15 mil crianças e adolescentes e 60 projetos sociais espalhados por todo o Brasil. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados