91% das clínicas entrevistadas ainda
usam o telefone como principal ferramenta de marcação de consultas
De 2020 para cá, muita coisa mudou no
mundo por causa da pandemia e o cenário na área da saúde não foi diferente. A consulta online passou a ser uma alternativa mais prática
e rápida de fornecer orientação médica e atendimento à população visando a
redução do contágio do vírus.
Confirmando a realidade de um modelo de
atendimento híbrido, a pesquisa Panorama das
Clínicas e Hospitais 2022, realizada pela
Doctoralia em parceria com TuoTempo, apontou
que 63% dos centros médicos entrevistados
estão oferecendo atendimento por telemedicina. Já 28% dos centros
médicos afirmaram que nunca testaram a modalidade por possuírem especialidades
que não se adaptam à telemedicina e 9% chegaram a testar, mas decidiram não
continuar.
“A telemedicina trouxe uma mudança na
forma de trabalhar dos médicos, que é a forma como eles dividem a agenda entre
consulta e retorno. Vai ser possível concentrar uma parte do dia para fazer uma
sequência de atendimentos, mas sem perder tempo com as fricções”, comenta Cadu
Lopes, CEO da Doctoralia no Brasil, Chile e Peru.
Digitalização
Mesmo com a digitalização dos
atendimentos, a pesquisa apontou que o telefone segue sendo um canal de
agendamento extremamente relevante, disponibilizado por 91% dos centros médicos
estudados.
Porém, o WhatsApp continua se
destacando e já é um meio de agendamento oferecido por 75% das clínicas
entrevistadas, mostrando o avanço da tecnologia também nas clínicas.
Em relação ao uso de formas digitais
para melhorar a experiência do paciente, o agendamento de consultas é o
principal serviço utilizado pelos médicos, sendo citado por 61% deles.
Expectativas para
2022
A pesquisa identificou que a
humanização do atendimento, colocando o paciente no centro das estratégias, é
um tema altamente discutido no setor da medicina.
Além disso, ferramentas tecnológicas
contribuem com as duas próximas tendências: a automação de tarefas
e o smartphone como peça essencial no acesso à saúde. O envio automático de
lembretes por mensagem, a personalização de campanhas de marketing em massa e a
criação de um aplicativo próprio são exemplos de como unir os dois pontos.
Em sua segunda edição, a pesquisa “Panorama de
Clínicas e Hospitais” foi respondida por 387 representantes do setor ao redor
do Brasil por meio de um questionário entre outubro e novembro deste ano.
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