Nossa pele pode ser considerada o maior órgão do corpo humano, por isso requer uma série de cuidados para mantê-la sempre saudável. Durante o verão, é natural que nosso corpo fique mais exposto aos raios solares e isso pode trazer alguns malefícios para a pele, como as manchas de sol.
Para você curtir o verão sem preocupação, separamos as principais dúvidas que cercam as manchas de sol no rosto e em outras partes do corpo.
Lembre-se sempre de caprichar no protetor solar, mesmo em dias nublados.
Como as manchas de sol surgem?
As manchas são uma defesa natural da pele à exposição solar e aos raios ultravioletas que acabam penetrando a camada mais fina da derme. Aquele bronzeado que conseguimos durante o verão, é considerado uma mancha, mas de forma uniforme, por isso, é necessário proteção, como o uso de filtros solares, sua pele vai agradecer.
Não tenho costume de ir à praia, mas mesmo assim tenho manchas de sol
As manchas de sol podem aparecer até em pessoas que não tem o costume de “curtir” uma praia. No dia-a-dia, é importante proteger a pele dos raios solares, podemos não perceber, mas algumas áreas do nosso corpo são constantemente expostas: como braços, pernas, mãos e rosto.
Qual a melhor maneira de prevenir as
manchas de sol?
Uma das maneiras mais eficazes de prevenção é: evitar a exposição solar em horários com alto índice de raios UV ou seja das 10h até 17h da tarde. Essa dica vale tanto para que está na praia ou para aqueles que estão no trabalho, mesmo dentro de escritórios é possível receber a radiação UV, através de janelas, por exemplo.
Os protetores solares, são sempre indicados, já que conseguem bloquear a ação nociva dos raios solares na derme. Seu uso deve ser tão natural quanto escovar os dentes.
As manchas tem tratamento?
Peeling e aplicações
de raio lasers conseguem tratar as machinhas de sol. Em ambos os procedimentos
estéticos, a camada mais fina da pele é removida para que seja renovada e por
consequência suavize as imperfeições. Aqui na Cia. da Consulta,
temos alguns tratamentos estéticos que conseguem melhorar o aspecto das manchas
solares no rosto, aproveite e conheça.
Mas lembre-se, sempre procure um dermatologista para que o profissional faça a avaliação e indique qual o melhor tratamento para suas manchas de sol.
Felipe
Folco - diretor médico da Cia da Consulta. Médico há mais de vinte anos, pela
Universidade de São Paulo (USP) com especialização em Cuidados Paliativos e MBA
em Gestão de Saúde. Folco atua como gestor na área há mais de quinze anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário