Opinião
Sistemas, games educativos e aplicativos do ensino
remoto permanecem com retorno às aulas presenciais. É o que estamos
constatando. Com a retomada das aulas presenciais nas escolas e universidades
brasileiras, muitos mecanismos adotados durante o ensino remoto - ampliado pela
pandemia - já passam a incorporar o currículo escolar. Como diretor de educação
e tecnologia da Universidade americana - Ambra University - acredito que será
impossível frear o hibridismo da educação a partir de agora.
Instituições de ensino brasileiras estão seguindo a lógica adotada em outros
países e passaram a implementar atividades em modelo híbrido de ensino (junção
de ferramentas do ensino online e presencial) no currículo escolar. Plataformas
digitais, aplicativos e games educacionais que foram incorporados pelas escolas
e universidades com o ensino remoto seguem sendo utilizados mesmo com a volta
das aulas presenciais.
Com mais de 15 anos de experiência e à frente da Ambra University -
universidade totalmente online - acredito que a pandemia forçou o uso da
tecnologia e acelerou transformações nas salas de aula e nas metodologias do
ensino em todo o mundo. O que é irreversível e já trouxe no curto prazo o
perfil mais híbrido à educação mundial. Há mais de 10 anos formamos em
português e online brasileiros interessados em obter o diploma americano remotamente.
Ao longo desse tempo pudemos experimentar diversas ferramentas digitais para
aprimorar o processo metodológico e de aprendizagem. É muito bom observar que
as escolas e universidades presenciais estão perdendo o antigo preconceito e
aderindo às novas tecnologias para melhorar o ensino.
Pesquisa recente com Dirigentes Municipais de Educação em todo Brasil, em mais
de 4.472 municípios do país mostrou que 96% destes municípios (77% do total),
já aplicam recursos do ensino remoto para ajudar na recomposição pedagógica do
ensino durante a Pandemia. O ensino online salvou o ano letivo de 2020 e está
ajudando a salvar o ano letivo de 2021. O ensino via internet foi o responsável
pela não perda do total do ano letivo durante a pandemia.
Recursos como videoaulas gravadas, plataformas online para interação, aulas
online e ao vivo, além de outras ferramentas online estão ajudando as escolas e
universidades brasileiras a manter a qualidade do ensino durante o período de
pandemia quando não podíamos ter aulas presenciais. O ensino via internet é
irreversível, inclusive por que já está se adaptando às salas de aula.
Estamos de fato contemplando o hibridismo da educação mundial e devemos atentar
para esse momento. É preciso investir em internet, em acessibilidade e
treinamentos para garantir que o futuro da educação chegue também para todos os
brasileiros. Não há mais espaço para antigos preconceitos com relação aos
benefícios do ensino remoto na formação de pessoas.
Alfredo Freitas - pós-graduado em 'Project Management'
pela Sheridan College no Canadá, graduado em Engenharia de Controle e Automação
e Mestre em Ciências, Automação e Sistemas, pela Universidade de Brasília. O
renomado profissional tem mais de 15 anos de experiência em Tecnologia e
Educação. É atualmente Diretor de Educação e Tecnologia da Ambra University. A
Universidade americana é credenciada e tem cursos reconhecidos pelo Florida
Department of Education (Departamento de Educação da Flórida) sob o registro
CIE-4001. Além disso, a universidade conta com histórico de revalidação de
diplomas no Brasil.
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