Uma pergunta aos empreendedores da área de Alimentação: vocês pesam os seus produtos na hora que eles são entregues? Caso não, pode ser que você já tenha sofrido prejuízo, recebendo uma quantidade menor do que o comprado.
Essa é uma das
pegadinhas que podem acontecer no mundo de quem trabalha na área da
Alimentação, se não houver uma conferência adequada. São tantos procedimentos
básicos que precisam estar alinhados, que nada melhor do que um curso para
orientar o empreendedor que já tem o negócio ou aquele que quer começar pelo
caminho certo. Dessa forma, vou lançar no dia 26 de outubro o curso Sucesso na
Cozinha, com mentorias, com o objetivo de incentivar e motivar as pessoas a
empreenderem de forma segura na área de alimentos.
Adquiri muita
experiência durante a minha trajetória profissional onde comecei fazendo
coxinha na cozinha e hoje sou consultora. Posso afirmar que existem dois tipos
de empreendedores. Um é aquele que quer empreender, mas sempre tem uma desculpa
(filho pequeno, cozinha é pequena, entre diversos outros motivos). O segundo
tipo é aquele que começa sem base alguma, correndo o risco do insucesso.
Por esse propósito
trabalho com consultoria, ajudando as pessoas a não perderem dinheiro, nem a
esperança.
O primeiro módulo do
curso é o básico abrangendo conceitos de administração, formatação de custos,
segurança de alimentos, redes sociais, cotação e controle de compra e de
recebimento. Mas já posso adiantar os principais erros cometidos pelos
empreendedores e como evitá-los para ter sucesso na cozinha:
- Sociedade –
geralmente a sociedade na área de Alimentação é formada por famílias ou
amigos, em que todo mundo acha que é patrão. Fuja de sociedade, a família de
ambos os lados se envolve. Mas caso precise de um sócio, o casamento
perfeito só acontece se definir as regras no início. Por exemplo, você
cuida da operação e eu do financeiro, e um nunca pode interferir no
serviço do outro;
- Falta de foco - Se
montar uma casa de bolos, dedique-se para fazer o melhor. O foco facilita
na estruturação do projeto. Não queria abraçar o mundo, aposte somente nos
bolos. Pesquise nas redes sociais, como Instagram e Facebook, a opinião
dos moradores daquele bairro sobre quais estabelecimentos faltam no local.
Não entre na modinha de montar o que já está em alta;
- Gastos desnecessários - Na
hora de montar sua cozinha, compre apenas os equipamentos necessários
apenas após a elaboração do cardápio;
- Não se abrir para as redes sociais – Esses
canais são um mundo de oportunidades para divulgar o seu produto. Você
pode apostar em Marketing e Comunicação por meio de reels e fotos, além de
interagir com o público. Portanto aposte nas redes;
- Misturar finanças – Separe
o dinheiro de casa, do negócio. Deixe uma reserva até que o negócio
amadureça e se torne conhecido. Essa reserva vai bancar os compromissos
financeiros fixos e básicos;
- Já começar grande –
Avalie a necessidade de abrir um estabelecimento, que gera muito mais
custo ou a opção de começar em casa com serviços de delivery. Caso abra
uma loja física não deixe de oferecer o serviço de delivery, uma das
modalidades mais utilizadas pelos clientes.
- Não se atentar ao básico de segurança os
alimentos – Siga o manual de segurança dos alimentos. Ele
detalha todas as exigências que os estabelecimentos devem seguir na área
da alimentação, desde aquisição, armazenamento, manipulação, preparo,
transporte e descarte dos alimentos. Um negócio que não cumpre devidamente
esses requisitos corre o risco de levar uma multa ou ser fechado pela
Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Elaine de Araújo - especialista em Segurança
de Alimentos pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), consultora para
novos negócios na área de Alimentos, palestrante da feira Equipotel e trabalhou
como docente do curso de Gastronomia e Hotelaria do SENAC Jundiaí e Prefeituras
de Louveira e Jundiaí. Há 30 anos fundou a consultoria La Belle Cuisine,
empresa especializada na área de alimentos, nutrição, gastronomia, gestão e
eventos, atuando para empresas públicas e privadas em todo território nacional,
personalizando cada atendimento e serviço de acordo com a necessidade de cada
cliente.
www.labellecuisine.com.br ou
@elainearaujol
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