Grupo Croma |
Dados ainda
revelam que produtos de higiene e limpeza são os mais procurados e
comercializados, como o álcool gel e sabonetes
O Instituto de Pesquisa & Data Analiytics Croma
Insights entrevistou 3978 pessoas divididas em quatro ondas no período de 15 de
fevereiro a 03 de abril de 2020, analisando o comportamento do brasileiro na
pandemia Covid-19 Coronavírus. A metodologia usada
foi painel on-line Toluna aplicada em todo o Brasil e
analisada pelo Grupo Croma durante os períodos:
Onda 1 - Segunda quinzena de fevereiro - com 1013
representantes
Onda 2 - Primeira quinzena de março - com 995 representantes
Onda 3 - Segunda quinzena de março - com 965 representantes
Onda 4 - de 27 de março a 03 de abril de 2020 - com 1005 representantes
89% da população está preocupada ou
muito preocupada com o Coronavírus, mantendo o mesmo percentual no começo
da pesquisa. 63% acreditam que a pandemia terá impacto muito negativo na
economia, aumento de 29% comparado
ao começo de março. O home office está sendo usado por mais da metade da
população, que opta neste momento em colaborar com o isolamento social.
As precauções com higiene são evidentes: 72% das pessoas estão higienizando tudo o que entra em suas casas. Ainda no ambiente doméstico, 38% dos entrevistados dispensaram as empregadas domésticas e assumiram as funções da casa, neste período. 32% dos entrevistados aumentaram o consumo de pedidos de comida delivery.
As precauções com higiene são evidentes: 72% das pessoas estão higienizando tudo o que entra em suas casas. Ainda no ambiente doméstico, 38% dos entrevistados dispensaram as empregadas domésticas e assumiram as funções da casa, neste período. 32% dos entrevistados aumentaram o consumo de pedidos de comida delivery.
Quando o assunto é proteção, 82% já compraram algum
item para proteger a sua família ou a si próprio, contra 34% dos
entrevistados no inicio da pandemia. Produtos de limpeza e de higiene
pessoal são os destaques: 45% aumentaram a quantidade comprada de
álcool em gel, 43% álcool, 42% sabonetes, 39% desinfetantes, 36%
detergentes.
A compra de alimentos passou a ter menos frequência
e maior quantidade comprada para 42%, enquanto 51% passaram a comprar
em mercados do bairro. Os prestadores de serviços tiveram uma crescente
considerável nas ultimas semanas: 74% passaram a usar mais streaming
de vídeo (Netflix, Globoplay, Amazon), 48% o internet banking e 43% o
streaming de áudio (Spotify, Deezer, etc). Em contrapartida, 40% estão
usando menos aplicativos de transporte.
Diversas marcas têm sido
reconhecidas positivamente pelo posicionamento frente à pandemia.
Dentre as mais de 300 marcas citadas pelos consumidores, destacam-se AmBev
(17%) e Ypê (11%) por produzir álcool em gel em suas fábricas para
distribuir para hospitais e postos de saúde.
Edmar Bulla - fundador do Grupo Croma, que oferece
design de inovação. Graduado pela ESPM, possui especializações em Neurociência
e Comportamento pela PUCRS e em Marketing Digital por Harvard, além de
formações em Música e Filosofia. Atuou em empresas como Nokia, PepsiCo e WPP,
ocupando posições regionais e globais. Professor e palestrante frequente em
eventos no Brasil e exterior, é apaixonado por conduzir processos de
transformação em grandes empresas.
www.cromasolutions.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário