Viviane Narducci, PHD
e Mestre em Administração de Empresas e especialista em gestão estratégica de
pessoas, indica o caminho para conquistar uma vaga temporária
Com as taxas de desemprego no patamar de 11,8 % e alcançando 12
milhões de brasileiros, segundo a divulgação do IBGE com base nos resultados da
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), é natural que com a
aproximação do final do ano, mais pessoas estejam interessadas nas chamadas
contratações temporárias.
Qual deve ser o comportamento de um candidato para que ele tenha
mais chance? Se contratado, qual deve ser seu comportamento durante o período
temporário para que ele possa ter chance de ser efetivado?
De acordo com Viviane Narducci, especialista em gestão estratégica
de pessoas, PHD e Mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração
Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE –FGV), o candidato
precisa demonstrar interesse, garra e otimismo.
“Em momentos de crise as contratações temporárias, mais do que
nunca, buscam pessoas que façam a diferença e que estejam dispostas a aprender.
Esqueça que a contratação é “temporária”, visto que este status pode se
modificar em qualquer momento. Contratações em épocas natalinas podem, sim, se
transformar em definitivas, mas para isso o comportamento do candidato, durante
o período temporário, será avaliado. Demonstre interesse em conhecer a empresa,
o negócio, mesmo que você tenha sido contratado para trabalhar apenas por dois
meses”, aponta Viviane Narducci.
Por mais que o candidato esteja numa posição delicada e preocupado
com o futuro, jamais deve demonstrar desânimo, mas ao contrário, demonstrar
disposição. “Muitas vezes percebo que o próprio candidato já não é capaz de
reconhecer suas potencialidades”, afirma Viviane Narducci.
Viviane Narducci - PHD e Mestre em Administração de Empresas pela
Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE
–FGV).
É diretora da Narducci Consulting - Consultoria e programas de
capacitação em Gestão Estratégica de Pessoas.
Sua experiência acadêmica inclui a docência, nos cursos de MBA da
Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM/RJ e Fundação Getúlio Vargas –
FGV/RJ. É professora do IDE – Management FGV há 15 anos em todo o país.
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