Mortes no trânsito caem 5% no Estado de São Paulo
Percentual é resultado da
comparação entre março de 2016 e março de 2015; uma das razões para a queda é o
aumento de quase 60% nas blitze da Lei Seca
Percentual é resultado da
comparação entre março de 2016 e março de 2015; uma das razões para a queda é o
aumento de quase 60% nas blitze da Lei Seca
Acidentes de trânsito em
todo o Estado de São Paulo registraram, em março deste ano, 5% menos óbitos que
março de 2015 (506 mortes contra 531 do ano passado), segundo o Sistema de
Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo
(Infosiga-SP).
O número de óbitos por
acidentes de trânsito em todo o Estado, no primeiro trimestre de 2016, também
apresenta índice favorável. De acordo com o Infosiga-SP, de janeiro a março
houve uma diminuição de 8% em relação ao mesmo período do ano passado (1.360
mortes em jan-fev-mar de 2016 contra 1.483 em jan-fev-mar de 2015).
Esses números positivos
corroboram a meta do Governo do Estado, por meio do Movimento Paulista de
Segurança no Trânsito, de reduzir em 50% o total de vítimas fatais no trânsito
no Estado de São Paulo até 2020. Objetivo esse inspirado, aliás, na Década de
Ação Pela Segurança Viária (período de 2011 a 2020), estabelecida pela
Organização das Nações Unidas (ONU), para chamar a atenção sobre a questão da
violência no trânsito. “Ao lançar o Movimento, demos um importante passo para a
redução das chamadas causas externas, uma das principais causas de mortalidade
em São Paulo, no Brasil, no mundo inteiro”, declarou o governador Geraldo
Alckmin.
Ações que contribuíram
para a redução dos números
Dentre as iniciativas do
Governo do Estado que mais contribuíram para os resultados positivos do
Infosiga-SP de março, está o Programa Direção Segura. Na comparação entre o
primeiro trimestre de 2016 e o mesmo período do ano passado, houve um aumento
de quase 60% nas blitze da Lei Seca.
Se em
janeiro/fevereiro/março de 2015 foram submetidos ao teste do etilômetro
(bafômetro) 25.579 condutores, nos três primeiros meses deste ano foram 40.211
motoristas. A quantidade de operações de bloqueios também cresceu cerca de 5%,
nesse mesmo período (de 5.695 em 2015 para 5.967 em 2016).
Outra ação do Governo do
Estado que vem colaborando substancialmente para os resultados conquistados é a
Operação Direção Segura Integrada. Trabalho conjunto entre as equipes do
Detran.SP e das polícias civil, militar e técnico-científica, ela já aplicou
78.589 testes de etilômetro (bafômetro) em todo o Estado desde que foi lançada,
em fevereiro de 2013. Ao todo, 8.173 pessoas foram autuadas por embriaguez ao
volante. Dessas, 1.324 cometeram crime de trânsito pelo teor alcoólico que o
etilômetro (bafômetro) apontou. Além desses programas, os trabalhos rotineiros
da Polícia Militar têm como alvo a embriaguez ao volante.
Campanhas educativas
permanentes e campanhas preventivas em feriados prolongados e eventos com
grande apelo para o consumo de álcool, como o carnaval, rodeios e festivais,
são também fatores determinantes para os bons resultados alcançados.
Aliás, nesta quinta-feira
(21), inicia-se o feriado prolongado de Tiradentes, coincidentemente Dia
Nacional da Paz no Trânsito. E, para garantir a segurança nas ruas, avenidas e
estradas e manter os índices favoráveis, haverá, como sempre, reforço no
efetivo das polícias. “O objetivo é que haja cada vez menos acidentes em São
Paulo e, consequentemente, menos óbitos. Nossos esforços têm caminhado nessa
direção”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.
Sobre o Infosiga-SP
Lançado em 23 de fevereiro
deste ano, o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do
Estado de São Paulo (Infosiga-SP) é um relatório com informações mensais sobre
acidentes e óbitos em consequência de ocorrências no trânsito, em todo o
Estado. A publicação traz dados do mês anterior e os informes dos 645
municípios do Estado de São Paulo ficam disponíveis na internet, no endereço www.infosiga.sp.gov.br. O documento
apresenta tipo de acidente, perfil da vítima (pedestre ou ocupante de veículo),
gênero e faixa etária.
Do total de óbitos por
acidentes de trânsito ocorridos em março de 2016, por exemplo, 64% foram
provocados por colisões e atropelamentos; 76% envolveram pessoas do sexo
masculino, e 24% eram jovens de 18 a 29 anos. Dados do Infosiga-SP deste mês
ainda apontam que a maior parte das vítimas estava em motocicletas (30%).
O Infosiga-SP é baseado na
triagem e tabulação de boletins de ocorrência da Polícia Civil do Estado de São
Paulo, com o objetivo de calcular as estatísticas relativas a óbitos no
trânsito. Para informações sobre acidentes com vítima, são utilizados os dados
recebidos da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal. Ele é, portanto,
uma ferramenta valiosa para mapear os acidentes e óbitos no trânsito e fornecer
subsídios para que o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito possa elaborar
e desenvolver políticas públicas e operações focadas em reduzir pela metade as
vítimas fatais nos acidentes de trânsito, no Estado, até 2020.
Movimento Paulista de
Segurança no Trânsito
O Movimento Paulista de
Segurança no Trânsito foi lançado em agosto de 2015 e é responsável por
construir um conjunto de políticas públicas para reduzir o total de vítimas de
acidentes de trânsito no Estado. Ele é um desdobramento do Decreto nº
61.138/2015, que determinou a elaboração de medidas para diminuir o número de
vítimas no trânsito.
A meta de redução de
óbitos é de 50% em relação ao índice de 2010, ano anterior ao início da Década
de Ação Pela Segurança Viária, da Organização das Nações Unidas (ONU), quando o
Brasil participou como país signatário da convocação para esse esforço mundial.
Naquele ano, eram registrados no Brasil, segundo o DATASUS, 22,5 óbitos por 100
mil habitantes. O objetivo é chegar, em 2020, a 11,25 óbitos por 100 mil
habitantes.
“O Brasil, em 2010, tinha
em torno de 23 mortes por 100 mil habitantes anualmente. A ideia é, no mínimo,
reduzir pela metade essa taxa. Fundamental lembrar que nesse mesmo período o
Estado de São Paulo tinha, comparativamente, menos mortes: 17 por 100 mil. Nós
temos o segundo menor índice do País; só perdemos para a Amazônia”, comentou
Alckmin, referindo-se a São Paulo ter fechado o ano de 2015 com 13,7 óbitos por
100 mil habitantes.
O comitê gestor do
Movimento é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais oito
secretarias: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde,
Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos e
Planejamento e Gestão, por meio do Departamento Estadual de Trânsito
(Detran.SP).
Para que a meta de redução
de 50% no número de vítimas fatais em decorrência de acidentes de trânsito seja
alcançada, o Governo vem intensificando esforços em atividades voltadas a
educação no trânsito, segurança das vias e veículos, além de gestão nas
respostas para acidentes.
Afora o esforço do Governo para baixar o
número de acidentes nas vias do Estado de São Paulo, o Movimento Paulista de
Segurança no Trânsito conta com o envolvimento da sociedade civil. São empresas
engajadas na promoção de um trânsito mais seguro, entre elas Ambev, Abraciclo,
Arteris, Banco Itaú, Optas, Porto Seguro e Ultra. Dentre os apoiadores, a
Ambev, por exemplo, investe em tecnologia e treinamento para garantir a
segurança de seus funcionários, que trabalham em uma frota de mais de 12 mil
veículos, entre motocicletas, carros e caminhões. Já a Porto Seguro lançou a
campanha Gentileza gera Gentileza, para evitar discussões no trânsito e incentivar
a gentileza entre usuários.
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