Professor indica os setores econômicos que estarão em alta em um ano com expectativas para o fim da pandemia
O
comportamento econômico em 2020 sofreu mudanças consideráveis e sentidas em
todo o mundo em decorrência da pandemia da covid-19. Os resultados financeiros
das empresas tiveram impacto negativo, levando muitas delas a tomarem atitudes
drásticas, como desligamento de funcionários, redução de salário/carga horária
de trabalho e até declaração de falência.
Por
outro lado, alguns setores específicos se fortaleceram porque precisaram atender
uma nova demanda que provocou diversas alterações em certas necessidades do
consumidor.
O
próximo ano vai estender o clima de incertezas de 2020. Desta vez, as dúvidas
recaem sobre a população ser efetivamente imunizada e o prazo para confirmar a
sua eficácia das vacinas.
Para
quem deseja fazer novos investimentos, Joni Tadeu Borges, professor do Centro
Universitário Internacional Uninter e autor de quatro livros sobre
Administração e Negócios, indica as cinco áreas mais propícias para os
empreendedores apostarem seu dinheiro.
1. E-commerce
De
acordo com a edição 4 do relatório Webshoppers, o crescimento do comércio
eletrônico foi de 47% no primeiro semestre de 2020. O professor enumera alguns
pontos positivos deste setor: o consumidor continuará comprando pela internet;
o e-commerce está aberto 24h por dia; a possibilidade de consultar produtos,
preços e outras condições de compra em várias plataformas, incluindo as redes
sociais; a redução de custos para o empreendedor, como o aluguel de um espaço físico
como as lojas tradicionais e a contratação de menos colaboradores.
“Para
que isso aconteça, a empresa no meio virtual deve estar preparada, adotar as
novas tecnologias digitais para atender os potenciais consumidores com toda
agilidade e segurança”, recomenda Borges.
2. Tecnologia e Inovação
De
acordo com o especialista, tecnologia e inovação deixaram de ser uma tendência
para fazer parte da realidade das empresas. “No decorrer da pandemia as
empresas se obrigaram buscar novas alternativas para dar continuidade às suas
atividades, muitas delas não estavam preparadas e outras não tinham recursos
para investir em tecnologia e inovações. Em 2021, a procura por serviços que
inovem, facilitem e reduzam os custos para os usuários continuará”, prevê.
Alguns
pontos positivos das startups e empresas consolidadas que investem em TI são
novas alternativas de serviços com melhor qualidade e menor custo; ferramentas
diversas para a automação de tarefas, aumento de produtividade e receita;
produtos e serviços diferenciados dos concorrentes tradicionais do mercado e
dispor de uma comunicação mais amigável e próxima com os clientes.
3. Alimentos
As
empresas do setor alimentício apresentaram excelentes resultados em 2020, segundo
o professor Joni Tadeu Borges. Essa conquista se estende para as indústrias de
alimentos no mercado externo, interno e as dinâmicas do comércio, como as redes
de supermercados, que precisaram oferecer novos canais de venda ao consumidor.
“Com o distanciamento social e o trabalho em home office, as pessoas evitam
percorrer distâncias maiores e procuram restaurantes e mercadinhos mais
próximos de sua residência”, observa.
Muito
presente neste setor, outra aposta do especialista que permanecerá em alta em
2021 é a entrega de produtos via delivery.
4. Saúde
Na
busca por erradicar o coronavírus, Joni afirma que todas as áreas relacionadas
à promoção de saúde ofertarão novas oportunidades. Desde indústrias que
fabricam equipamentos elementares (seringas, algodão, álcool, álcool em gel,
fitas, embalagens, máscaras, luvas) até empresas focadas na conscientização da
população vão estar em alta em 2021.
Para
o pequeno e médio empreendedor, recomenda-se a criação de aplicativos de
prevenção, acompanhamento ou controle de determinada doença. Outra
possibilidade é oferecer serviços de segurança e saúde ocupacional com o
objetivo de reduzir os acidentes de trabalho e oferecer melhor qualidade de
serviço para outras empresas.
5. Logística
Com
o aumento das vendas pela internet no ano de 2020 e a projeção de crescimento
para 2021, a cadeia que envolve o processo logístico será fundamental para
atender a necessidade dos consumidores.
“As
empresas de logística buscaram ferramentas digitais inovadoras para se manter
no mercado. Com a adoção das novas tecnologias, utilização da inteligência
artificial e centralização de dados e automação, o setor ganhou eficiência. Os
empreendimentos que adotaram ou pretendem adotar as novas tecnologias de gestão
e de integração nos processos logísticos, aliados à retomada do crescimento
econômico, terão bom desempenho em 2021”, garante Joni.
Grupo Uninter