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segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Interatividade é a bola da vez: 3 dicas para a estratégia de sua empresa

Fernando Faiad Soni, sócio fundador da Stardust Digital, explica sobre Social Marketing e novas estratégias de venda

 

 

Estamos na década do Social Marketing, rumo a um mercado conduzido por pessoas e não mais por empresas. Pensando nisso, fica o questionamento: como prender a atenção do público? Afinal, em uma sociedade que consome informação o tempo todo e que está cada vez mais organizada dentro de comunidades virtuais, fica ainda mais difícil conquistar a tão desejada lembrança de marca.

 

A resposta para essa pergunta é simples: chame seu público para participar. É isso que conta Fernando Faiad Soni, sócio fundador da agência curitibana de marketing digital Stardust. “Interatividade é a bola da vez”, afirma. “As pessoas estão cada dia mais sedentas por relacionamentos, principalmente após um longo período de pandemia e isolamento social. E elas querem conversar com outras pessoas, não com empresas”, explica.


O Social Marketing, ou Marketing Interativo, é um conjunto de práticas e técnicas que visam incentivar a interação do público com a sua empresa. Ou seja, é uma estratégia extremamente assertiva para aumentar o engajamento e, assim, aproximar o cliente final da sua marca. Segundo Soni, os consumidores desejam interatividade com as empresas desde que elas se humanizem e estejam dispostas a resolver os seus problemas.

“Acabou a era em que a estratégia mais eficiente era aquela que ‘empurra’ o produto para cima do cliente. Agora, precisamos ‘puxar’ o público para um diálogo”, diz. Mas cuidado: não basta só sair distribuindo interatividade para todos os lados. Para gerar engajamento de verdade é preciso conhecer o seu consumidor e personalizar a conversa com ele. “O consumidor moderno tende a preferir empresas que não o trate como apenas um número, mas sim de forma humanizada e personalizada”, complementa Fernando Faiad Soni.

Confira 3 dicas importantes para dar início a uma estratégia de Social Marketing no seu negócio:


 

  1. Entenda o tom de voz da sua marca

O tom de voz da marca é a personalidade que a sua empresa expressa por meio dos canais de comunicação. Por isso, mais do que apenas comunicar, é preciso saber a forma certa de ganhar a atenção do seu público. Como o seu cliente se expressa? Ele é mais paciente ou dinâmico? Precisa de explicações em detalhes ou você pode ir direto ao ponto? Quais são os valores que o guiam?

 

  1. O básico funciona

Ainda não sabe como atrair seu público por meio de lives, podcasts e outros produtos interativos mais complexos? Comece com enquetes e caixas de perguntas no Instagram. “O básico funciona e pode ser um ótimo teste para entender como seu público pensa e o que ele espera de você”, comenta Soni.

 

  1. Para vender mais, pare de vender

Pare de empurrar seus produtos para o público e comece a oferecer conteúdo relevante a eles. “Responda perguntas, mostre os resultados dos seus serviços ou produtos, fale sobre assuntos relacionados e mostre que está disposto a entender e resolver os problemas do seu consumidor”, completa o especialista.


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