Competências como
comunicação, coerência, organização, flexibilidade e empatia são algumas que
devem ser desenvolvidas pelo profissional de vendas
Há muito tempo que especialistas afirmam que a
chave do sucesso para os profissionais de vendas é desenvolver suas habilidades
comportamentais, também conhecidas como soft skills.
Para Éber Feltrim, consultor e CEO da SIS
Consultoria, empresa especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas,
muitas são as habilidades que conquistam os clientes, pois certamente, há
diversos perfis de consumidores. “Precisamos entender que nossas ações refletem
a marca que representamos e que esse relacionamento com o cliente possibilita
acesso a informações valiosas para o negócio sobre o que o comprador procura e
precisa encontrar”, analisa.
De acordo com o especialista em marketing para a
área da saúde, algumas competências melhoram a interação com o consumidor.
Dentre elas, destacam-se:
- Comunicação:
uma boa comunicação, assertiva e objetiva faz com que o cliente sinta segurança
no discurso do profissional. Aqui entra também a capacidade de
argumentação. Respostas diretas, honestas e precisas, que acabem com as
dúvidas do cliente, são importantes para criar vínculos de confiança;
- Marketing pessoal: é trabalhar
questões de marketing pessoal e passar uma imagem idônea. Isso
inclui cuidados com a aparência física e comportamento frente ao
consumidor. Atrasos, por exemplo, dão uma péssima impressão. Deixar
clientes esperando causa um efeito negativo, que reflete na
imagem e na marca da empresa. O modo como o vendedor se apresenta, assim
como sua postura e conduta, consolidam sua identidade profissional;
- Coerência:
uma pessoa que se contradiz o tempo todo gera desconfiança e com
facilidade perde conexões de vendas. Manter uma conversa direta, mostrar
comprometimento e profissionalismo são qualidades que conquistam e
fidelizam clientes;
- Organização:
esta é uma qualidade que demonstra profissionalismo e seriedade. Uma
pessoa organizada não atrasa e nem esquece compromissos, além de ter
informações sempre acessíveis quando necessárias. Empresas e profissionais
que não têm uma vida bem organizada estão ficando de lado no mercado. É de
extrema importância fazer uso de um CRM, que nada mais é do que a gestão
do relacionamento com os seus clientes;
- Flexibilidade:
pessoas flexíveis têm maior habilidade em controlar e contornar
imprevistos;
- Compreensão
das necessidades do cliente: um bom vendedor é intuitivo e observador em
relação às necessidades de seus clientes. Assim, percebe e antecipa a
melhor forma de atendê-los. Para isso, são necessárias habilidades de
relacionamento pessoal e capacidade de entender desejos e vontades, mesmo
aquelas não declaradas. Nem sempre os clientes sabem descrever exatamente
o que querem, mas um profissional capacitado está apto a reconhecer as
necessidades de seus clientes;
- Domínio
de estratégias (suas e da empresa): a ideia principal é colocar o
consumidor no centro dos negócios, oferecendo um atendimento personalizado
que resolva as necessidades específicas. Muitos profissionais são
orientados à prática de vendas, mas apenas os bons têm domínio de
estratégias, que são essenciais para conquistar e fidelizar clientes e
permitem que o profissional antecipe soluções e, assim, garanta que cada
cliente receba a devida atenção.
Na opinião do CEO da SIS Consultoria, o
profissional de vendas precisa gostar do seu trabalho. “Quando isso acontece,
temos um nível de tolerância diferente do que quando não gostamos do que
fazemos ou fazemos sem amor. É importante pensar que você está fazendo o seu
trabalho por você e o que é do outro a gente não controla”, orienta. “Quando
você aprende que é dono do rumo que a sua vida vai levar, acaba não se afetando
pelo que as outras pessoas dizem ou fazem e isso inclui lidar em qualquer tipo
de atendimentos com pessoas grosseiras e mal educadas, por exemplo. Essa
postura indica quem elas são e a forma como as atendermos dirá quem nós somos”,
completa.
Investir no próprio aprimoramento profissional
também é recomendado pelo empresário. Segundo Éber, há inúmeros cursos,
tutoriais, vídeos, artigos e outras ferramentas na internet para desenvolver as
habilidades. Entretanto, ele ressalta que é importante vincular o seu objetivo,
ou o que a pessoa deseja desenvolver com a qualidade/duração do curso.
A própria SIS Consultoria tem cursos para
desenvolvimento de habilidades e competências tanto gratuitos, quanto opções
com preços acessíveis e que valem até certificações. Para saber mais quais são
esses programas, basta acessar o canal da empresa YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC5jHr0CaJhKEvdc5mXWJ7Qw
Tecnologia a serviço do
vendedor
Para quem atua na linha de frente, Éber afirma que
é necessário entender que atender é relacionamento. “O atendimento vai muito
além de só atender os requisitos ou solicitações do cliente. E as redes
sociais, incluindo o WhatsApp, são as principais ferramentas de relacionamento
utilizadas atualmente”, considera.
Segundo o empresário, com essas ferramentas o
profissional de vendas consegue incluir seus clientes no seu dia a dia,
entender um pouco dos seus gostos e até mesmo sentir como o mercado tem
respondido ao seu negócio. “Por isso, vale a pena usar e abusar das ferramentas
que existem nas redes sociais, como por exemplo, as enquetes e ‘caixinhas’ de
perguntas no Instagram”, ensina.
Para Éber, a pandemia de Covid-19 empurrou as
empresas para o digital, pois muitas lojas, fábricas e prestadores de serviço
tiveram que se reinventar e não fecharam suas portas por conta das redes
sociais, que facilitaram muito a venda on-line e sem a necessidade de ter
grandes plataformas para e-commerce. “Basta ter uma rede social
bem gerenciada para fazer algumas vendas e turbinar o seu negócio”, indica.
Dr. Éber Feltrim - especialista em
gestão de negócios para a área da saúde, consultor e CEO da SIS Consultoria
começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um
nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de
negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto,
abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a empresa com
foco em desenvolvimento e gestão de clínicas.
SIS Consultoria
https://www.sisconsultoria.net/
Instagram @sis.consultoria
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