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terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Receita alerta sobre email falso e Serasa Experian recomenda uso de certificado digital


Todo ano é a mesma coisa, diante da obrigação de declarar o Imposto de Renda, criminosos se aproveitam para dar golpes. A Receita Federal está alertando para falsas mensagens de e-mail que em nome da instituição indicam links que remeteriam a suposta irregularidade do contribuinte. Segundo a entidade, ela não envia e-mails nem autoriza outras instituições a agirem em seu nome. Para o diretor de Certificação Digital da Serasa Experian, Maurício Balassiano, essa ação é muito comum nessa época do ano. “Para conhecer a situação junto à Receita, basta entrar no extrato individual de cada um por meio do e-CAC. Se tiver um certificado digital válido isso se torna ainda mais simples, assim como a declaração de rendimentos”
A temporada do IR, diz ele, pode no todo ser um encargo pessoal muito mais suave para os que optarem pelo uso do e-CPF ou Certificado Digital Pessoa Física na hora de fazer a declaração e consultar a Receita. Com o uso do e-CPF o contribuinte pode usar a declaração pré-preenchida, por exemplo, na qual é necessário apenas conferir e eventualmente corrigir algum dado ou informação do Fisco. Na Serasa Experian, vale lembrar, na compra de um Certificado Digital pessoa física o portador ganha por 30 dias o Serasa AntiFraude (https://serasa.certificadodigital.com.br/comprouganhou/), que monitora tudo que acontece com o CPF do cliente no mercado.

É possível ainda fazer o preenchimento online da declaração, o que dispensa a necessidade de baixar o programa e preencher as informações com mais calma, fazendo o envio num momento que o contribuinte considerar oportuno.

No caso do Imposto de Renda, o Certificado Digital funciona como um facilitar para o contribuinte, lembra Balassiano, e traz entre outras vantagens a possibilidade de usar a mesma infraestrutura para assinar outros tipos de documentos e contratos, de qualquer parte do mundo, de forma virtual, como se fosse uma assinatura física e com plena validade jurídica. “O Certificado Digital oferece ainda uma série de benefícios, como acesso à renovação da CNH pela internet e ao sistema de nota fiscal dos Estados”, diz o diretor da Serasa Experian.

Em resumo, é mais fácil e seguro fazer a declaração de Imposto de Renda a partir de um e-CPF, pois ele permite a praticidade de validar o acesso diretamente ao ambiente da Receita Federal, escolher a maneira mais fácil e adequada para preenchimento e envio da declaração, além de facilitar eventuais retificações e acesso às últimas declarações.

A partir do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) da Receita Federal é possível, também, verificar dados, andamento da declaração, consultar fontes pagadoras e completar a declaração da forma mais correta possível. “Um recado importante é não deixar o Imposto de Renda para a última hora. Quanto antes entregar, maiores são as chances de a declaração estar entre as primeiras processadas, o que torna mais rápida a eventual restituição de imposto”, adverte Maurício Balassiano. Neste ano, no final de fevereiro, a Receita começa a liberar o download do programa IRPF 2019 para envio da declaração, no início de março começa o prazo para envio da declaração e o encerramento está marcado para o dia 28 de abril.

Mais informações, acesse: www.certificadodigital.com.br/



Serasa Experian

Mulheres ainda enfrentam desafios no mercado de trabalho



Apesar de ter ganho força entre os gestores, o discurso da diversidade nas empresas ainda não se tornou uma prática no Brasil. De acordo com estudo realizado pelo Instituto Ethos, a porcentagem de mulheres em cargos de presidência continua abaixo dos 7%, tanto em pesquisas nacionais quanto internacionais. Homens brancos ainda são a maioria no comando das organizações.

“Um dos problemas da falta de diversidade dentro das empresas é o chamado viés inconsciente, que são preconceitos que estão presentes no inconsciente das pessoas. Esses vieses são construídos em contextos criados pela família, amigos, professores e sofrem forte influência da cultura. Assim, ao longo da vida, esse poderoso sistema de crenças fica gravado no inconsciente e muitos dos comportamentos que as pessoas têm nas corporações são guiados por aquilo que acreditam ser verdade”, explica Cris Kerr CEO da CKZ Diversidade.

Por serem inconscientes, esses vieses são um dos grandes sabotadores que contribuem para que as mulheres não alcancem os cargos de alta liderança, pois influenciam negativamente a escolha dos líderes no momento da seleção, promoção, sucessão e avaliação de desempenho. “O viés de afinidade, por exemplo, é um dos responsáveis por preferirmos pessoas parecidas conosco e, muitas vezes, rejeitarmos aquelas que são diferentes”, complementa a especialista em diversidade.

Além do impacto do viés inconsciente e da desigualdade de gênero, as mulheres ainda hoje enfrentam outros desafios no mercado de trabalho, como a Síndrome da Impostora, que é um sentimento de não merecimento por suas conquistas e pelo sucesso alcançado. No ambiente corporativo, essa dificuldade é intensificada, pois os padrões exigidos das mulheres são mais altos que o dos homens. Assim, elas têm que se esforçar muito mais para provar sua competência.

O que muitas empresas ainda não sabem é que a diversidade também aumenta o desempenho financeiro do negócio. O Instituto Peterson de Economia Internacional realizou uma pesquisa global com mais de 22 mil companhias de 91 países, e identificou que as empresas que aumentaram a presença de mulheres em 30% nos cargos de alta liderança tiveram um aumento de 15% em sua rentabilidade.

Por isso, é importante criar um ambiente inclusivo que possa atrair e reter as mulheres nos cargos de alta liderança. “Incluir a diversidade na agenda estratégica das organizações é um excelente caminho para incentivar e motivar os colaboradores, aumentar a produtividade da equipe e ainda melhorar a performance financeira”, finaliza Cris.


Qual a melhor forma de fidelizar um cliente?


Com um mercado extremamente competitivo e ofertas atraentes, fica cada vez mais difícil de conquistar um cliente. A melhor forma do vendedor fidelizar os consumidores é demonstrar real vontade em atender genuinamente as necessidades. Assim, os produtos e serviços ofertados passam a representar valor. E as chances de o comprador voltar ao estabelecimento e, até mesmo, de indicá-lo a outras pessoas, são grandes.

As pessoas estão cada vez mais exigentes e, com isso, acabam valorizando um bom atendimento que, se for somado a bons preços e vantagens, o sucesso da venda e do seu retorno na loja é quase que certeiro. Saber identificar o perfil de um cliente é uma outra forma de fidelizá-lo. Confira abaixo os perfis:

·         Promotor – é aquele que gosta do atendimento do vendedor, defende a marca e a indica para novos possíveis clientes, o que acaba multiplicando a força de venda da loja. Para se ter uma ideia, empresas que contam com 80% de clientes promotores estão no caminho certo para excelência;

·         Neutro - é aquele que simplesmente não se importa. Ele experimenta o produto ou serviço, mas não repara na diferença. Não vai falar bem nem vai criticá-lo e pode ser seduzido facilmente pelo concorrente;

·         Detrator – é aquele que fala mal, seja da qualidade do atendimento, do serviço ou do produto. Ele sempre vai dizer que não vale a pena gastar o dinheiro com a loja. Inclusive, há grandes chances de ele criticar nos populares sites de reclamações e nas redes sociais.

Como identificar o consumidor dentro desses três perfis? Utilizando o NPS (Net Promoter Score), que nada mais é do que um método de avaliação da lealdade do cliente, onde é realizado uma pesquisa simples e objetiva, perguntando: “em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de você nos indicar para um amigo seu? ”. Quem responde entre 0 e 6 é um cliente detrator; as respostas entre 7 e 8 sinalizam os neutros; e somente 9 e 10 são as notas que correspondem aos promotores.

As empresas têm que entender que não basta ter somente bons produtos e estar bem localizada. Elas precisam ter profissionais que proporcionem uma experiência diferenciada e, com isso, fazer com que os clientes saiam satisfeitos a ponto de indica-las para amigos e familiares. Muitas vezes, as empresas gastam rios de dinheiro com publicidade, mas esquecem de cuidar dos clientes, que acabam por ter uma visão negativa do negócio.





Carlos Cruz - diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas) - www.ibvendas.com.br


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